Pergunta

Prezado Nelson,

Gostaria de ouvir sua opinião para a seguinte questão: qual a melhor opção (preço x benefício) de modelo de carro nacional 1.6, você recomendaria entre os existentes atualmente no mercado (VW Gol, Peugeot 206, VW Golf, Fiat Palio, etc)?

Um abraço,

Lunardelli

Resposta

Prezado Lunardelli,

Esta é uma pergunta que chega com muita frequência e vamos tentar apresentar algumas considerações, incluindo também alguns modelos de carros com motorização 1.8, visto sua referência ao Golf. Como o Golf foi refereciado sua faixa de preço ( +/- R$ 31.000,00) viabiliza estas outras alternativas.

Peugeot 206 1.6 16V (110 CV):

Anteriormente a introdução deste nova motorização, já era o campeão de vendas no mercado dos 1.6, batendo inclusive o “ex campeão” GOL. Usava um motor também 1.6, mas com 8V que desenvolvia 90 CV. Com o novo “coração” o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10s5 e consegue uma velocidade máxima de 189 km/h. Tem air bag duplo de série e é vendido em treis modelos de acabamento (Soleil, R$ 25.490,00, Passion, R$ 29.250,00 e Rallye, R$ 29.750,00). Esta última versão só está disponível em duas portas, pois além de ser a mais completa é considerado o esportivo da família 206. Este esportivo também representará uma apólice de seguro com maior custo. O consumo médio é de 15,6 Km/l.

O carro é mundial, recentemente reestilizado ou substituído (o modelo 205 deu lugar ao modelo 206), e é uma das excelentes opções do mercado. A Peugeot também anunciou a versão 1.0 (70 CV) e também será um sucesso no chamado segmento dos populares. A própria VW temendo a concorrência deste veículo, aumentou a potência de seu Gol em 9 CV (motor atual 76 CV).

Renault Clio 1.6 16V (110 CV):

Se consideramos o Peugeot, não podemos esquecer do seu “quase irmão” Clio 1.6. Utilizam a mesma motorização e também é uma boa opção. Apesar da recente reestilização sofrida o modelo europeu já passou por uma nova reestilização que pode ser trazida em breve. Em termos de opcionias é um dos mais completos em sua categoria. Não são todas as pessoas que apreciam seu design, mas já existem vários carros rodando pelas nossas ruas, que já mostra um certo sucesso. Vale a pena considerar.

VW Golf 1.6 8V (101 CV):

Com certeza este é o campeão do mercado. Já estamos na quarta geração do veículo, que foi lançado na Europa há vinte cinco anos atrás para substituir nosso velho e conhecido Fusca. Por diversos anos seguidos é o carro do ano na Europa em sua categoria. É também um carro mundial e 40% dos veículos produzidos na fábrica de São José dos Pinhais são exportados para os EUA. Só isto já representa um atestado de sua qualidade. No ano de 2000 foi o veículo mais vendido no mundo com uma produção anual de 950.000 unidades. Próximo disso está a linha Focus.

A versão 1.6 (modelo 2002 – 101 CV) já dispõe de uma nova motorização (EA – 111) que além de ser fabricado localmente, também equipa o Gol 1.0 Turbo e o Gol Plus de 16V.

Além do novo motor a VW introduziu a chamado acelerador eletrônico, onde comandos elétricos são enviados para a centralina (coração do sistema eletrônico dos veículos), garantindo uma melhor mistura de ar / gasolina. Na prática isto representa a ausência daqueles chamados “soquinhos”.

A relação de torque também foi modificada reduzindo a faixa de giro (maior torque em baixas rotações).

Na semana passada existiam umas boas ofertas no mercado para alguns modelos da linha 2001, pois já estão começando a chegar os novos modelos 2002 (Vide Toriba – fone: 3990-4050). Não tenho nada a ver com esta revenda, mas vi um interessante anúncio nos Classificados.

Um ponto que deve ser considerado se a escolha for por um Golf é a questão do seguro. A apólice para este veículo é bem cara e inclusive já foi capa de matéria da Revista Quatro Rodas. Também não existe milagre. Como o carro é um caso de sucesso é a grande quantidade de veículos rodando nas rua e consequentemente são maiores as exposições de roubos e colisões.

Focus (1.8 – 115 CV / 2.0 130 CV):

O modelo Hatch começa a aparecer com maior intensidade. É também um carro mundial da Ford. Se considerar opções de motorização, escolha a versão 2.0. Também é uma boa escolha. Recentemente a fábrica tem praticada alguns subsídios para a linha Focus.

Astra 1.8 (110 CV) ou 2.0 (112 CV):

São duas boas opções. Acredito que sua opção esteja voltada para a versão hatch. Pelo número elevado de veículos rodando pelas ruas com certeza já é receita de sucesso. Tem a vantagem da grande gama de admiradores dos carros da GM. O painel é um pouco pobre e com um inteior um pouco desatualizado em termos de design e o pessoal reclama um pouco da quantidade de materiais plásticos utilizados neste veículo.

Fiat Brava 1.6 (106 CV):

Seria uma excelente opção se a Fiat não tivesse anunciado seu sucessor na Itália (Fiat Stilo). A Fiat jura que o novo modelo só estará aqui disponível nos meados de 2003, mas já foram vistos alguns modelos do Stilo (com carrocerias modificadas) rodando nos arredores de Betim. O motor deixa um pouco a desejar, mas a versão 2002 foi um pouco melhorada, principalmente considerando uma dirigibilidade em baixas rotações. Recentemente a Fiat também tem anunciado ótimas ofertas (subsidiadas) para a versão de entrada deste veículo (próximo de R$ 28.000,00 quando o valor normal do mesmo gira em torno de R$ 31.000,00).

VW Gol 1.6:

Este é o pior momento da VW, pois terá que substituir seu carro campeão de vendas por um carro mundial. Com a redução dos lucros os fabricantes buscam volumes de priodução e este objetivo só é alcançado com carros mundiais. Já existem protótipos do substituto da família Gol chamado de Projeto PQ 24. Tudo indica que o novo carro será baseado em um veículo do fabricante Skoda, empresa Européia fabricante de veículos pertencente a Holding VW. Neste sentido toda a família BX também deverá sofrer alterações (Saveiro e Parati). As apólices de seguros para este carro, também costumam representar maiores custos, quando comparados a outras opções.

Citroen Xsara 1.6 (110 CV):

Posterior a recente reestilização sofreu também alterações mecânicas.

Anteriormente utilizãva motor 1.8 de 112 CV. Agora está com novo motor 1.6. Se você gosta do veículo pode ser uma boa alternativa. O marketing do fabricante atesta que representa uma das melhores opções na relação custo / benefício do mercado. Com dinheiro na mão, dá para fazer um bom negócio nas concessionárias da marca.

Também é um carro mundial. Apesar de ser importado pode ser considerado em suas opções.

Renault Megane:

Ainda não pegou no mercado, mesmo depois da recente reestilização. Não compraria.

Linha Fiat Palio:

Possui agora uma nova motorização 1.3 Fire. É um motor muito moderno ( 16 V / 80 CV). A Fiat recentemente comemorou não só seus 25 anos de Brasil, mas a disputa do primeiro lugar em veículos vendidos com a VW. Parte deste sucesso é representado pela qualidade de seus veículos e uma estratégia certa no lançamento de seus produtos. A linha Palio fabricada em Betim, também é exportada para alguns apíses da Europa, atestando a qualidade dos veículos.

A recente reestilização sofrida pala família Palio, mostra uma estratégia da Fiat em tentar uma sobrevida na família antes de uma mais profunda mudança. Também pode ser uma boa opção.

Mercedes Benz Classe A:

Se a pergunta é sobre carros “made in Brazil” e motorização 1.6, não poderíamos deixar de lado o Classe A. Possui duas motorizações (1.6 – 102 CV e 1.9 – 125 CV). As vendas não foram o que o fabricante esperava, mas talvez o preço alto espante os possíveis compradores. O mais barato 1.6 tem preço sugerido a partir de R$ 36.223,00. Possue uma série de acessórios que seus concorrentes não possuem, mas ainda não justifica o elevado preço. O nível de satisfação dos usuários é um dos melhores do mercado, comprovando a tradição de um Mercedes Benz. Por algumas vezes a fábrica andou fazendo campanhas promocionais de venda com juros subsidiados. Eu particularmente gosto muito do carro.

Prezado Lunardelli,

Se você estiver, etc etc, etc,,,,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson,

Muito obrigado pela colher de chá.

Sinceramente, não esperava uma resposta com tantos detalhes.

Parabéns pelo trabalho.

Um abraço.

Lunardelli