Pergunta

Me roubaram meu carro e estou em dúvida entre GM Astra 16V, Fiat Brava HGT e VW Parati Turbo, gostaria de saber qual posso comprar sem me preocupar

Obrigado,

Gustavo Bello

Resposta

Prezado Gustavo,

Realmente suas dúvidas são facilmente explicadas até porque seu carro anterior era um dos melhores veículos da indústria nacional não só em termos de motorização (motor 2.0 / 5 cil / 182 CV) mas pela excelente qualidade dos veículos que a Fiat tem fabricado no últimos tempos. Esta situação pode ser traduzida no ganho de mercado, referente a veículos novos que a Fiat passou a ocupar, batendo em alguns meses a própria VW. A Linha Marea é considerada um dos carros chefes do portifolio Fiat, sendo produzida e vendida em diversos mercados.

Pelas suas opções apresentadas, nitidamente notamos que você está um pouco mais modesto em sua futura aquisição. Se considerarmos um veículo próximo ao que você possuia, recomendaríamos um outro Marea Turbo, ou um Audi A3 Turbo (150 CV ou 180 CV) e porque não um Golf GTI (150 CV turbo). Audi A3 e Golf GTI usam a mesma mecânica de 150 CV e a versão Audi A3 de 180 CV, também é o mesmo motor de 1.8 litros, acrescido de mais algumas melhorias.

Como você já foi proprietário de um veículo com motorização Turbo, deve conhecer muito bem a questão dos custos associados a carros com apelo de esportividade. Vamos a seu questionamento:

VW Parati Turbo (4 cil / 1.0 / 112 CV)
Aceleração: 0 a 100km/h em 9s8

Existiram questionamentos da midia em relação a durabilidade dos motores 1.0 quando da aplicação de turbo compressores. A própria VW aumentou ainda mais a potência de seu Gol 1.0 para 76 CV, quando da chegada do Peugeot 206 1.0 (70 CV). Acredito que esta dúvida já esteja superada. A decisão de lançar motores 1.0 com turbo alimentação, faz parte de uma estratágia da VW de manter sua posição de vendas no mercado.

Se considerarmos a idade do veículo, a família BX (Gol, Parati, Saveiro e o instinto Voyage) vem sendo comercializada por muitos anos e agora a VW vive o dilema da necessidade de um carro mundial. Com a redução das margens os fabricantes voltam a melhorar seus resultados com a fabricação de veículos maiores volumes e este objetivo só é conseguido com a manufatura dos chamados carros mundiais. Infelizmente a família VW BX é somente produzida localmente e deverá ser substituída num curto espaço e tempo.

A VW não confirma, até porque o modelo de entrada da linha Gol, deve continuar sendo produzido para atender aquela faixa de carros com menor valor. Veja o exemplo Fiat. A linha Palio veio para substituir a linha UNO e ambos carros continuam sendo fabricados, pois o volume de Unos vendidos são suficientes para depreciar os custos de produção. Este veículo possue apelo de carro mais barato, no mercado nacional.

A midia especializada já apresentou o futuro substituto da linha Gol, carro que ainda é tartado pelo codinome de Projeto PQ24 e neste sentido é evidente que a Parati, mais cedo ou mais tarde, também deve ser substituída.

Apesar de ser um carro com motor Turbo, tenha em mente que na hora da revenda você estará vendendo um carro 1.0. Com certeza as versões Parati 1.6 ou 1.8 tem desempenho muito parecido, valor de seguro um pouco mais reduzido e melhor opção na hora da revenda.

Pense bem na decisão.

Fiat Brava HGT (4 cil / 1.6 16 V / 132CV)
Aceleração: 0 a 100 km/h em 9s5

Este é a primeiro carro da Fiat com o chamado coletor de admissão variável. Tradicionalmente os motores de 16 V, possuem sua melhor faixa de torque em regimes de alta rotação. Este artifício traduz em um melhor desempenho já em baixos regimes de rotação, traduzindo em uma melhor condução no perímetro urbano.

A questão da substituição do Gol, também se repete neste modelo. O carro é mundial e a Fiat já aunciou seu substituto na Europa – Fiat Stilo. Informações do fabricante local apontam que o novo modelo só estará rodando em território nacional em 2003, mas isto pode ocorrer quem sabe para os carros modelo 2003. A Fiat já lançou carros no meio do ano, considerados como modelos do ano posterior. Neste sentido podemos ter um veículo Stilo rodando, já no meio do ano que vem.

A Brava HGT é um ótimo veículo, muito parecido com o antigo Marea que você possuia, pois trata-se de carros da mesma família. Existem algumas boas ofertas para o modelo de entrada da linha Brava (linha SX), nitidamente um subsídio da fábrica para manter a venda do modelo, posterior ao anúncio de seu substituto. Se você encontrar uma boa oferta de um HGT (algo próximo dos R$ 33.000,00) com certeza estará adquirindo uma excelente relação custo / benefício. Esteja atento para questão do Air bag. Ainda é considerado como opcional e com certeza ao nível do carro exige tal acessório, não só em termos de segurança aos usuários, mas também como diferencial numa venda futura.

Excluindo a questão da substituição do modelo na Itália, em nossa modesta opinião é a melhor opção.

GM Astra 16V (2.0 / 4 cil / 128 CV)
Aceleração: 0 a 100 km/h em 9s3

As mudanças que irão ocorrer nos modelos acima, não são apenas alteraçoes visuais, mas sim mudanças de modelos. Tradicionalmente os veículos GM são versões antigas de carros Opel, lançados há anos no mercado europeu. Felizmente com a linha Astra isto não ocorre. Pela quantidade de veículos rodando pelas nossas ruas concluímos que trata-se de um veículo de sucesso, talvez muito apoiado na tradição e fidelização dos Clientes com a marca GM. O interior é um pouco modesto em termos de design e realça a quantidade de materias plásticos utilizados, contrariando um pouco a tradição do ótimo acabamento dos veículos GM.

Se o carro cai no seu gosto pode ser uma boa opção. Existe uma versão Sport, que possue um motor de menor potência (112CV) mas pode representar maior apelo esportivo (rodas especiais, aerofolio traseiro, saias laterais, painel de instrumentos com grafismo diferente, cores exclusivas, etc,etc). Considere também a questão dos air bags. Qualquer carro nacional deveria possuir com este item, tratado como padrão.

Prezado Gustavo,

A decisão é toda sua.

Colocamos alguns considerações que devem contribuir em sua decisão final. Não podemos nem devemos ser tendeciosos, pois parte do sucesso de nosso trabalho é a total independência operacional.

A recomendação do Brava já ultrapassa um pouco nossas considerações, entetanto quando comparamos as tres opções isoladamente, não considerando os aspectos de estratégia futura dos fabricantes, chegamos a esta conclusão.

Boa sorte e boas compras. A término do processo gostaríamos de sua informação de qual carro foi adquirido.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Sr. Nelson,

Obrigado pela resposta, estou surpreso da consultoria que requisitei, de muito boa qualidade e precisão com dados atualizados, fiquei sabendo pelo próprio cadê.

Ainda continuo em dúvidas, pois já tive também um Golf GTI 00, mas o seguro é muito caro em torno de R$10.000,00 em relação ao meu perfil 22 anos.

Não tenho o costume de ficar muito tempo c/ os carros em torno de 5 meses, ou porque me roubam ou eu vendo, então troco de carro constantemente, por esse motivo quero pegar um carro mais “simples”, e não me arrepender na hora da venda, ou porque já saiu de linha ou porque já desvalorizou demasiadamente.

Gosto de carros top de linha e esportivos com todos os opcionais possíveis, isso atrapalha na hora da venda?

Gostaria também de uma indicação de veículos onde posso comprar com segurança e preço bom

Obrigado,

Gustavo Bello