Pergunta

Tenho interesse em comprar um Suzuki Vitara ou Samurai (com capota). Seria do ano 95 ou 96. Não precisa ser 4×4 e com câmbio automático.

Dúvidas:

– Estes jipes costumam dar muito problema? (mecânica, elétrico…)
– A manutenção é cara?
– IPVA e Seguro são caros? É um carro visado para roubo e assalto?
– Qual o consumo?
– Sem direção hidráulica, é uma direção “pesada”?
– Existem outras opções de jipes do mesmo estilo?

Aguardo resposta,

Vanessa Briniak

Resposta

Prezada Vanessa,

Vamos tentar responder seus questionamentos:

Inicialmente vamos aos valores de mercado relacionados aos veículos mencionados:

Suzuki Samurai 4 x 4 (Metal Top) JX 1.3 / 2 portas:

ano 94 – R$ 13.106,00
ano 95 – R$ 14.246,00
ano 96 – R$ 16.760,00
ano 97 – R$ 17.642,00
ano 98 – R$ 19.176,00

Suzuki Vitara 4 x 4 (Metal Top)JLX 1.6 / 2 portas:

ano 94 – R$ 17.453,00
ano 95 – R$ 19.392,00
ano 96 – R$ 21.547,00
ano 97 – R$ 23.421,00
ano 98 – R$ 26.023,00

Os valores acima foram tirado de tabelas de revistas especializadas. Normalmente uma tabela é o resultado de uma consolidação dos preços praticados no mercado, e para os modelos de carros acima, como a oferta é menor poder haver algumas divergências.

Se você pudesse escolher com certeza a opção Vitara é bem superior em relação ao Samurai. São dois Jipes distintos, com motorização diferentes, sendo o Vitara um utilitário muito mais parecido com um automóvel, quando comparado ao Samurai. Um outro ponto a favor do Vitara é que é um veículo que continua sendo importado (um pouco reestilizado). O Samurai foi substituído pelo Jimmy.

A GM também traz o Tracker, que é uma carro idêntica ao Vitara, pois são carros fabricados em regime de cooperação.

Você mencionou que não precisa ser 4 x 4. Pela posição tudo indica que você não pretende fazer algumas trilhas, mas infelizmente as duas opções mencionadas possuem as duas opções de tração (4 x 2 e 4 x 4). Com certeza você estará pagando por este diferencial, que não irá utilizar.

Os Jipes costumam dar muitos problemas ??? Normalmente estes tipos de veículos são concebidos para suportar condições mais adversas do que os carros normais. São feitos para rodar em estradas de terras, onde as qualidades e resistências dos veículos são mais consideradas. Normalmente os usuários dos carros Suzuki não reclamam da qualidade de seus veículos até porque os carros japoneses são considerados muito bons em resistência e durabilidade.

É evidente que você pretende comprar um utilitário USADO e só este precedente já merece toda atenção possível. Procure um veículo que você conheça a procedência e evite (é difícel) a todo custo comprar um carro que já tenha feito trilhas. Apesar do carro ter sido fabricado para este fim, um carro utilizado somente em condições normais de uso estará em melhores condições de conservação.

A manutenção é cara ???

Todo e qualquer carro importado tem os serviços de pós venda com preços mais levados quando comparados aos carros nacionais. Primeiros as peças só são encontradas nas revendas autorizadas e só isto já é um motivo para o sobre preço, estas são cotadas em dólares americanos, a mão de obra dessas autorizadas também tem valores maiores, ou seja, com certeza a manutenção ou serviços de pós venda dos carros importados, em geral são mais caros, quando comparados aos veículos nacionais. Pode existir alguma dificuldade (demora) na obtenção de algumas peças, considerando ainda que o veículo pretendido já está fora de linha. A versão atual do Jipe Vitara é um pouco diferente da pretendida.

IPVA:

O IPVA independe do tipo de veículo. Tudo é cobrado na base de 4% do valor venal do veículo. Normalmente as tabelas utilizadas pelo Governo para a determinação deste 4% é muito próximo dos valores praticados no mercado.

Seguro:

Com certeza a apólice deste tipo de veículo era barata, pois não era um veículo muito visado a roubos e assaltos. Infelizmente as seguradoras tem orçado maiores custos para as apólices relacionadas a carros importados. Existem algumas delas que já nem mais estão trabalhando com este tipo de veículo, fazendo com que a concorrência diminua e quem acaba saindo perdendo é o futuro comprador. Vale a pena uma cotação com seu agente atual, pois as vezes um custo de uma apólice pode inviabilizar o negócio. Qualquer coisa próxima dos 10% estará de bom tamanho. Mas do que isto já será inviável.

Consumo:

Estes carros possuem motorização 1.3 e 1.6 e com certeza utilizando em condições normais de uso podem chegar a rodar uns 10 Km/l de combustível dentro da cidade.

Não estou 100% certo mas acredito que ambos os modelos possuem direção hidrálica de série. Com certeza é um item que deve ser considerado na hora da escolha. Se existir a opção sem direção hidráulica, esqueça você precisará do recurso. Parte deste recurso é que faz o veículo parecer com um carro normal de passeio.

Outras opções de Jipes:

Infelizmente neste estilo de Jipe mais compacto são poucas as opções existentes, e as outras opções começaram a chegar depois, ou seja representam maior investimento na hora da aquisição:

Jeep Wrangler:

Este é campeão, possue um motor de seis cilindros (174 CV), duplo air bag, ar condicionado, capota rígida e de lona e é um dos carros mais vendidos nos EUA. So isto já representa uma passaporte para o mesmo. Valor de mercado +/- R$ 35.000,00 (ano 97).

Jeep Troller:

É uma imitação do Wrangler modelo 1997. É um “made in Brazil” feito no Ceará. Os primeiros sairam com mecânica VW AP 2000. Não é uma boa opção. Toyota RAV 4: Foi um dos últimos modelos importados pela marca. Recentemente sofreu uma reestilização a acabou ficando ainda mais bonito. É uam opção muito cara. GM Tracker: A GM resolveu trazer a mesma linha Vitara importada pela Suzuki. Os carros são os mesmos, mas tem o diferencial dos postos de venda da marca (490 em todo o Brasil). São poucos os modelos de usados, pois foram importados recentemente. Land Rover Defender 90: Realmente este é um Jipe com características de Jipe.

Você pode ir a qualquer lugar, com excelente motorização diesel e uma robustez não encontradada em nenhum outro veículo similar. Sua carroceria é de alumínio represenatndo ainda mais uma durabilidade do produto. Atualmente o carro é produzido (montado em SBC) em regime de SKD. Comecou a ser importado em 92 e se achar algum em bom estado pode comparr que é um excelente veículo. Com certeza um teste drive é recomendado, pis diferente do Vitara este é um Jipe. Os mais antigos giram na casa dos R$ 30.000,00. Pelo afto da motorização diesel, possuem um seguro um pouco elevado.

Honda CRV:

Recentemente a Honda resolveu trazer o mdelo. Nunca chegou a decolar, pois tratava-se de um modelo meio desatualizado importado quando o dolar já beirava a casa dos R$ 2,00. Não compensa financeiramente.

Prezada Vanessa,

Se você pretende comprar um Jipe para não fazer trilahs, com certeza a melhor opção é um Suzuki Vitara. O carro é excelente e atenderá suas expectativas. Depois de possuir um carro deste tipo, você não irá querer retornar para os carros normais. Os jipes dão uma melhor sensação de segurança, tão necessária nestes dias de hoje. Os outros motoristas também respeitam mais estes tipos de veículos.

Cara Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Agradeço as informações. Com certeza me ajudarão na decisão.

Tomei conhecimento do serviço através da Roberta e Eduardo.

Grata pela consulta,

VB