Pergunta

Bom dia,

Eu fiquei sabendo do site pela Roberta e pelo Eduardo, que falaram muito bem da equipe de vocês, então resolvi tentar:

Eu recentemente adquiri um Niva/Lada 1991 e gostaria de saber se conhece alguma oficina no ABC (com exceção da Bomer) que trabalhe com esse tipo de carro e se seria de confiança levar em uma oficina comum (onde já costumava levar meu antigo carro)?

E quanto a peças, eu encontrei na internet um lista de peças que podem substituir as originais, você acha confiável?

Um amigo me disse que o escapamento pode ser “montado” para substituir o original que é realmente caro, isso pode afetar a potência/consumo/durabilidade do motor?

Ele não tem chassis, é constituído por algo que se não me engano é um “berço tubular”, e o “mecânico” da autorizada me disse que está muito mal, já o meu mecânico disse que está bom, não novo mas bom, e tenho medo de dar atenção à autorizada (que quis consertar meu carro todo com exceção do que eu havia pedido). Existe algum teste ou algo especial que eu mesmo possa olhar para saber o estado?

E se fosse consertar, como funciona? Tenho que substituir os 3 tubos ou soldar? É confiável fazer em uma oficina que não é especializada mas é de confiança? E pedir para fazer reforçado pode acarretar em algo indesejável? E sabe algo sobre o preço desse tipo de serviço?

E quanto a tração 4×4, um rapaz de quem quase comprei o carro há algum tempo atrás, me disse que posso tirar o cardan enquanto não estiver usando para reduzir o consumo, mas pelo pouco que conheço, acho que isso pode acabar forçando a estrutura do veículo já que ele foi projetado para andar tracionado (não sei se a palavra é essa, pois ele não está realmente tracionado, mas esse cardan distribui a tração entre as rodas – e acho) “full-time”. O que acha? Existe algo do tipo que possa ser feito para reduzir o consumo?

É vendido no mercado um kit para adaptação do motor VW AP 1.6, 1.8 ou 2.0, que impacto acha que essa alteração pode trazer ao consumo? E quanto à tração 4×4, ainda poderia ser utilizada? E quanto à estrutura, isso poderia causar algum mal?

Grato desde já pela ajuda,

Ricardo Franceli da Silva

Resposta

Prezado Ricardo,

Vamos tentar te ajudar em alguns pontos, apesar de que nossa proposta principal está muito mais focado em aspectos relacionados à compra e venda de veículos, mercado, tendências, especificações, comparativos etc,etc..

Inicialmente gostaria de informar que se você tivesse perguntado sobre nossa opinião em relação à compra de um veículo Lada, seriamos bastante contrários, principalmente em relação aos aspectos relacionados a atividades de pós-venda.

A história da Lada no Brasil, data de 1991, quando as importações foram liberadas e o relativo sucesso da época foi devido à falta de carros no mercado, e os poucos disponíveis eram negociados com ágios de até 90%. Somente como exemplo um Gol chegava a custar mais de R$ 10.000,00 e você conseguia comprar um Lada modelo Laika por algo próximo dos US$ 6,500.00. Isto dava menos do que R$ 6.000,00.

Um segmento que teve um relativo sucesso foi dos Jipes Niva, até porque as únicas opções disponíveis para o mercado dos Off Roads, eram os velhoe Jeeps Ford e Willys ou os caríssimos Toyota Bandeirantes. Existia também na época um tal de Javali (fabricado pela CBT – Cia Brasileira de Tratores) com uma motorização diesel de baixa potência e os raros Jeeps da Engesa. Estes Engesas eram verdadeiros off roads. A versão civil destes veículos era derivada de uma versão militar destinada as Forças Armadas.

A chegadas dos primeiros Nivas, foi a grande alegria dos admiradores do segmento off roads, pois em se tratando de um carro com tais características, era considerado uma execelente opção.

Infelizmente a operação da Lada Brasil não conseguiu sobreviver à modernidade dos tempos, pois seus produtos (Linha Laika e Linha Samara) eram muito ruins quando comparados, até aos nossos veículos, imagine com a chegada dos importados. Chega de histórias e vamos tentar as respostas:

Concessionária Bomer:

Realmente esta é uma das últimas autorizadas da marca disponíveis no mercado. Se você verificar nas revistas especializadas do mercado 4 x 4, a Bomer até chegou a ofertar kits especiais para a linha Niva e se alguém nos perguntasse sobre um lugar especializado Lada, recomendaríamos esta concessionária. Não pela qualidade dos serviços, mas sim por ser uma das poucas opções disponíveis no mercado. Muitos dos eventos 4 x 4 também foram patrocinados por esta revenda pois com certeza é uma estratégia de continuidade de seus negócios.

Levar o carro em um mecânico particular:

Estando o carro fora do período da garantia não vemos nenhum tipo de problema. A questão é o nível de conhecimento do seu mecânico para os produtos da linha Lada, bem como a disponibilidade das peças necessárias aos itens de manutenção. Informamos ainda que os carros Lada, são automóveis de uma geração bem antiga, ou seja, não possuem qualquer tipo de dificuldade (eletrônica embargada) na manutenção e reparos.

Substituir peças originais por não originais:

Este é o tipo de situação altamente contestada por qualquer tipo de fabricante. Até em sua residência, devemos considerar a utilização das peças originais, pois no processo de manufatura, foram estes itens homologados junto aos fornecedores, garantindo os índices de satisfação, confiabilidade e perfeito funcionamento de qualquer produto. É evidente que se existe alguma lista “pirata” é porque existe uma procura pelos componentes e as concessionárias não conseguem atender a demanda ou os preços praticados inviabilizam a aquisição. Todos estes fatores são as razões do chamado mercado paralelo. Em alguns itens que não comprometam a segurança do veículo, você até pode usar algum substituto (ex. filtro de ar), mas outros itens relacionados a partes mecânicas, recomendamos a utilização dos produtos originais (ex, pastilhas de freio, discos de embreagem, parte mecânica, etc,etc).

Escapamento não original:

Este é um item que você não precisa se preocupar muito. É comum as pessoas trocarem este sistema por escapamentos esportivos e considerando os carros antigos isto não chega a comprometer o veículo. Não haverá mudanças relacionadas ao consumo, potência, ou durabilidade do motor. Nos carros atuais, onde existem os sistemas de controle de emissão de gases, com catalizadores a utilização de peças originais se faz necessária. Nos carros com injeção eletrônica as saídas da câmara de combustão também são analisadas representando um melhor índice de funcionamento.

Chassis Comprometido:

Seu veículo pode ter sido utilizado em atividades de trilhas e é muito comum que este tipo de ocorrência tenha acontecido. Apesar de apelo off road, com certeza estes carros tem a capacidade de vencer obstáculos com maior facilidade, mas se utilizado em trilhas de maior dificuldade pode comprometer a estrutura do mesmo. Para qualquer tipo de veículo existe mecanismos capazes de alinhar quadros ou estruturas de veículos, após acidentes, batidas ou outros acontecimentos desta natureza. Procure saber como a autorizada chegou a esta conclusão. Existe algum dispositivo na concessionária capaz de diagnosticar estas diferenças mecânicas. Tente uma dessas lojas especializadas em alinhamento de direção e balanceamento. Com certeza a aparelhagem atualmente disponível neste tipo de estabelecimento é capaz de medir se existe alguma diferença entre as rodas dianteiras e traseiras. Se exitir é um mau sinal.

Em revistas especializadas ( 4 x 4 , Cia e Companhia, etc,etc) existem anúncios de oficinas especializadas no alinhamento de chassis para Jipes ou outros utilitários. Com certeza uma segunda opinião é valida e deve ser considerada.

Mudar a tração:

Os Nivas foram projetados para utilizar a chamada tração “4 x 4 Full Time”. Diferente de outros utilitários que utilizam a tração 4 x 2 e somente em condições adversas podem utilizar-se dos recursos 4 x 4. Desligar um dos diferenciais significa transferir toda a mecânida de arrasto do veículo para um único diferencial. Este diferencial foi projetado para tracionar somente 50% do peso e com certeza num curto espaço de tempo, comprometerá o mesmo.

Reduzir o consumo:

O alto consumo deste tipo de veículo está muito relacionado à concepção do mesmo. A tração integral com certeza é um dos maiores motivos, pois em ruas asfaltadas, rodando a 80 Km/h você irá sentir a dificuldade do veículo em manter esta situação. Se considerarmos a origem do veículo, o mesmo foi fabricado para ser vendido na Rússia, onde saindo dos grandes centros urbanos a maioria das estradas não são pavimentadas. Em condições de estradas não asfaltadas o consumo do veículo deve estar dentro dos padrões.

Muitos dos carros modernos tem recursos de tração 4 x 4 integral, mas a razão principal diz respeito à dirigibilidade destes veículos, bem como ao mercado a que se destinam. Nos países onde existem a incidência de neve o artifício da tração integral é um diferencial na venda dos modelos.

Motor VW séria AP:

Com certeza este é um dos melhores motores já produzidos (potência / custo / benefício) na nossa industria nacional. Infelizmente o mesmo não foi concebido para utilização em regime 4 x 4. Será necessária uma outra adaptação do motor ao sistema de tração, câmbio, etc, etc. Que é possível, é, até porque os Jipes Troller, versão gasolina, utiliza-se da motorização VW AP 2000. Entretanto o próprio fabricante Cearense já evoluiu com um novo Troller utilizando motorização diesel, muito mais adequada (maior torque) para as condições da prática do off road.

Prezado Ricardo,

Desconhecemos a sua idéia pela compra do veículo, mas com certeza se você é um admirador das atividade do fora da estrada, infelizmente sua escolha foi em um veículo onde os chamados serviços de pós-venda inviabilizam qualquer orçamento familiar.

Talvez o investimento no veículo não tenha sido muito elevado, mais parte da justificativa dos preços praticados nestes veículos, foi apresentada nas linhas an,,,,,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson,

Parabéns pelo site e pela profundidade das respostas apresentadas. Vejo que o site está atingindo os objetivos propostos e desejo muito sucesso à vocês.

Garanto que minha parte será feita que é a difusão do site.

Boa sorte,

Até logo,

Ricardo Franceli