Pergunta

Estou querendo adquirir para minha filha um Renault Clio modelo RN 1.0 16V 2001.

Gostaria de saber se o carro é bom.

Vi que será lançado o modelo 2002, que não a agradou, existem muitas diferenças, além do visual ?

Já tem previsão para o lançamento aqui no Brasil ?

Se o carro não for bom, peço que me indique outro da mesma categoria,

Obrigado,

Viviane Balsemão

Resposta

Prezada Viviane,

Realmente sua escolha para o carro de sua filha é uma das melhores opções do mercado nacional. O Renault Clio RN 1.0 16V faz parte de um dos últimos veículos lançados no Brasil e a cada dia que passa, vem conquistando cada vez mais o gosto do brasileiro.

Com relativo sucesso de vendas, considerando também os outros veículos da marca (principalmente o modelo Scenic) e agora a fabricação nacional de alguns modelos, representa a chegada definitiva do fabricante francês. Esta chegada minimiza aqueles problemas relecionados a serviços de pós-venda (mão de obra cara, falta de treinamento, falta de peças, maior número de revendas autorizadas, etc, etc). Tanto Renault, como Pegeout ou Citroen tem planos bastante agressivos de conquistar parte deste mercado, tradicionalmente dividido entre os quatro maiores fabricantes locais (VW, Fiat, GM e Ford).

Se o carro é bom ???

Primeiramente vamos esclarecer que um fabricante que não faz um ótimo produto e que possua uma excelente relação custo / benefício tende a desaparecer. O carro é mundial e só isto já atesta a qualidade do produto. Quando foi lançado no Brasil, tinha o grande apelo de marketing de ser o único da categoria com duplo air bag. Na verdade como o veículo também é exportado para outros mercados, isto representava premissas para atender estes mercados internacionais. Sorte nossa que passamos a contar com um acessório indispensável nos dias atuais, sem maiores custos adicionais.

A motorização atual possui 70 CV que é bastante para um motor 1.0. A própria VW temendo a chegada do novo Peugeot 206 que utiliza este mesmo motor da Renault, introduziu um novo motor 1.0 na linha Gol, tentando manter sua posição de liderança. Será muito difícel, pois os dois modelos citados acima são bem superiores e só não possuem melhores resultados de vendas, pois a oferta de veículos ainda é pequena por parte dos fabricantes.

A própria VW estará lançando também um carro mundial (projeto PQ24 – definido como Polo) que deverá substituir o Gol. Eles não afirmam, mas não é provavel que vão manter tres modelos de carros muito próximos (Gol, Polo e Golf).

Eis algumas considerações em uma revista especializada sobre o Renault Clio:

A favor: Segurança e Consumo.
Contra: Design (já mudou na Europa) e desempenho.

Veja alguns números do teste:

Tanque de combustível: 50 litros
Porta malas: 255 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 17,05 seg
Retomada de 40 a 80 km/h: 13,52 seg
Frenagem de 100 a 0 km/h: 59,7 metros
Nível de ruído a 100 km/h: 75 dBA
Consumo urbano: 11,60 km/l
Consumo rodoviário: 16,90 km/l
Velocidade máxima: 157 km/h

Observamos que um dos pontos negativos apontados foi a recente reestilização sofrida pelo veículo. Com certeza este é um item que deve ser considerado, entretanto nos dias de hoje, um carro dependendo do mercado onde está posicionado, sofre reestilizações bem mais rápidas. Infelizmente quando o Clio chegou a nosso mercado o mesmo já possuia algum tempo lançado na Europa e agora a concorrência lá fora faz com que o fabricante atualize o seu modelo de entrada.

A própria Ford também está reestilizando o recem lançamento em nosso mercado, o modelo Focus. Nem por isso a Ford irá deixar de vender seus carros. Reestilização é aceitável. O que não faz sentido é quando o carro é substituído. Exemplo: comprar um Brava nos dias de hoje é com certeza um mau negócio, pois o modelo já foi discontinuado na Europa e seu sucessor, Fiat Stillo também foi recentemente apresentado.

Supostamente a mudanças ocorridas ao novo Clio devem atingir somente aspectos de design, até porque a motorização disponível nos veículos atuais é bem recente (a motorização 16 V estreou em março deste ano). Este mesmo motor é emprestado a Peugeot que equipa seu modelo 206 e um volume maior de produção, com certeza significa menores custos associados. Mudar este motor representa mexer com dois fabricantes. Pouco provável…..

Em relação a outras maiores mudanças infelizmente ainda não temos mais detalhes.

Indicar outro veículo da mesma categoria: se a questão da mudança de design representar uma dúvida na hora da compra, com certeza pode esquecer os outros concorrentes do segmento (Palio, Fiesta, Gol), pois são projetos tão velhos que correm o mesmo risco de reestilização ou até desaparecimento (O novo Fiesta também já foi anunciado).

Pensando em outras alternativas só resta o Peugeot 206. Desconheço porque este veículo não foi a sua primeira opção, pois com certeza é uma carro muito superior ao Renault Clio. Não em termos de mecânica, até porque eles utilizam o mesmo motor, mas o design é o grande apelo do veículo. No segmento dos motores 1.6 já era o campeão de vendas e agora no segmento 1.0, com certeza irá deixar a concorrência bastante preocupada.

Segue as mesmas considerações acima, agora para o modelo Peugeot 206:

A favor: preço e design.
Contra: posição baixa de dirigir e franagem.

Veja os números do teste:

Tanque de combustível: 50 litros
Porta malas: 245 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,55 seg
Retomada de 40 a 80 km/h: 13,71 seg
Frenagem de 100 a0 km/h: 66,3 metros
Nível de ruído a 100 km/h: 72 dBA
Consumo urbano: 11,80 km/l
Consumo rodoviário: 16 km/l
Velocidade máxima: 160 km/h

Lembramos que os números acima são apenas referências, em outras publicações ou testes realizados podem apresentar valores um pouco diferentes.

Prezada Viviane,

Realmente a escolha sobre o Clio é correta e somente a questão da reestilização pode levá-la a não comprar o veículo. Conheço várias pessoas que consideram o modelo da Renault como o mais bonito disponível em nosso segmento dos 1.0. A traseira realmente é muito bonita e a frente deixa um pouco a desejar. Talvez o conjunto optico esteja merecendo uma remodelagem e as fotos do novo modelo apresentam mudanças neste item.

A alternativa Peugeot 206 é mais completa, pois o lançamento é mais recente, é campeão de vendas, enquanto estiver vendendo bem e não tiver um concorrente a altura não deve sofrer uma reestilização. Se você gosta do modelo, passa a ser uma importante alternativa. No caso de outras opções (Fiat, Ford, VW etc), qualquer situação seria um retrocesso, quando comparado a estes dois modelos.

A decisão final ainda é sua. As dua opções são excelentes opções e com certeza você estará realizando um ótimo negócio.

Boas compras e desejamos muita sorte neste seu novo veículo.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento