Pergunta

No ano que vem pretendo trocar meu carro por um mais confortável e com melhor motor.

O carro nao será zero, tenho dúvidas entre um VW Golf, GM Vectra ou o VW Gol III 16v.

Também tenho interesse em adquirir uma Ford Ranger.

Qual a melhor opção ?

Valério Odorizzi Jr

Resposta

Prezado Valerio Jr,

Vamos tentar responder aos seus questionamentos:

Vejamos as suas opções de escolha para o futuro veículo:

VW Golf:

Com certeza uma das melhores escolha do mercado atual. O mesmo já está na sua quarta geração foi lançado ha mais de 25 anos na Europa para substituir o nosso velho e conhecido Fusca e por diversos anos é o carro mais vendido na Europa em sua categoria. No Brasil nossa produção (40%) é exportada para o mercado americano e só isto é um passaporte atestando a qualidade deste produto. Grande parte do sucesso da VW naquele País é em função do GOLF, JETTA (nosso Bora), PASSAT e o charmoso NEW BEETLE.

O americano tem muito respeito a acredita muita na qualidades dos carros “Made in Germany”. Este é um forte argumento de marketing utilizado pela montadora naquele País. Na verdade o forte argumento são os apelos do carro alemão, e a VW acaba pegando carona nos top (Mercedes, BMW e Audi). A própria Audi é uma Empresa da Holding VW.

Você só irá precisar considerar a motorização a ser escolhida. É evidente que a versão turbo é a de melhor agrado, pois são 150 CV a sua disposição, mas tem como ponto negativo o custo associado. Entre o 2.0 (116 CV) e o 1.6 (101), talvez a versão de entrada seja a melhor relação custo / benefício. Esteja atento a questão do seguro. Tradicionalmente o VW tem apólices de seguros com custos relativos mais altos quando comparados com veículos da mesma categoria (você deve saber disto, pois possue um Gol) mas no caso do Golf as vezes pode causar algum espanto. Este assunto já foi inclusive matéria de capa da revista Quatro Rodas.

GM Vectra:

Mais uma vez outra boa opção no mercado. Basta ver o número desses veículos rodando por nossas ruas. Entretanto acreditamos que o modelo já caresse de uma reestilização mais profunda e a última ocorrida dá a impressão que o carro ficou mais feio quando foi lançado. Não aquele modelo anterior que foi comercializado por apenas uns 18 meses, mas este modelo mais novo.

Hoje o recem lançamento da Honda (Civic) já mantem uma posição de liderança frente ao Vectra (posição de junho 2001). O logo GM também atesta a tradição e confiabilidade dos produtos da marca, mas quando comparado com o produto acima, nossa preferência recai sobre o carro da montadora alemã.

VW Gol Geração III 16V:

Este sim é um ponto de interrogação. A VW possui um carro campeão de vendas, mas não possui um carro mundial. Com certeza com a diminuição das margens, o aumento dos lucros são obtidos com maiores índices de produção e com certeza a VW deverá tomar alguma atitude com este modelo. Recentemente já foi anunciado o substituto da Gol (Projeto PQ 024) agora batizado de Polo. O carro já foi lançado no exterior e também deverá ser fabricado na unidade de São Bernardo do Campo. Incialmente especulou-se que este novo veículo seria o substituto natural do Gol. Agora o fabricante anuncia que vai manter ambas as linhas (Gol, Polo e Golf) atendendo todas as necessidades de mercado.

Tudo indica que o Gol que deverá permanecer em linha são aqueles modelos de entrada, até para concorrer com outras marcas. Isto já ocorre com a Fiat, que mantem a linha Uno, mesmo com a chegada do seu suposto substituto (Palio). Enquanto as vendas continuam em alta não existem motivos para parar uma linha de produção, pois neste caso maiores são os lucros destes projetos (Exemplos: Fiat Uno, VW Kombi, VW Santana, etc, etc.)

Um outro ponto a ser considerado é que a família Golf ainda possue a Station Wagon (Parati) e a caminhote (Saveiro). Tirar o Gol de produção significa também acabar com estes dois produtos e ainda não existem estes segmentos na nova linha Polo. Pode ser que a perua seja atendido pela versão Golf Station Wagon, que deverá ser anunciada em breve. A picape é uma coisa bem mais regionalizada e com certeza a VW pode deixar de fabricar este veículo, temporariamente frente aos seus interesse corporativos.

Se você considerou o Gol, poderia também considerar o Peugeot 206. Ambos (Peugeot / Gol) são da mesma categoria e em nossa opinião o Campeão no segmento dos pequenos….

Das três opções acima., sem dúvida a melhor é o campeão de vendas o Golf.

Ford Ranger:

Mudou radical. Se você gosta de uma caminhonete com certeza é uma das melhores opções do mercado. É pena que aquele modelo importado inicialmente (made in USA) não esteja mais disponível, pois era muito melhor que o produto atual (made in Argentina). As primeiras Ranger eram consideradas quase que carros de passeio, dispondo de todo o conforto possível. Dentro do mercado de caminhonetes é a melhor opção disponível em função é claro do término da produção do modelo Dakota.

Infelizmente este modelo deixou de ser produzido em função dos baixos volumes de vendas. A nova motorização a gasolina pode ser uma boa opção, tanto no motor 4 cilindros, como no motor de seis cilindros. Esteja atento também para a questão do seguros, pois geralmete este tipo de veículo possui uma apólice com maiores custos associados.

Uma vez escolhido o seu veículo podemos apresentar outros detalhes sobre o mesmo.

Por enquanto já dá para você começar sua avaliação, até porque a troca ainda vai demorar um pouco.

Prezado Valério,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento