Pergunta

Olá, gostaria de saber qual a diferença de um motor 2 tempos para um de 4.

Obrigado pela atenção,

Um abraço!

Glauco Brasil

Resposta

Preado Glauco,

Aqui vão algums considerações em relação a sua pergunta. O texto abaixo foi retirado de uma revista especializada (Revista Quatro Rodas – Maio 2001), pois nossa especialidade é muito mais voltada para os aspectos de mercado e não de mecânica.

“ O Motor de dois tempos recebe este nome porque necessita apenas de dois estágios do pistão para cumprir as quatro operações: admissão da mistura ar-combustível, compressão, combustão e escape.

O pistão sobe e desce e completa o ciclo, que equivale a uma volta na arvore de manivelas, o virabrequim. Já no motor de quatro tempos, o pistão tem que subir e descerduas vezes para recomeçar o ciclo.

De concepção muito mais simples a maioria dos motores de dois tempo, não usa válvulas e sim janelas. Com isso há menos peças móveis – como o comando de válvulas e a manutenção é mais fácil.

Outra grande diferença entre os dois motores é a forma de lubrificação. No de dois tempos o óleo é misturado a gasolina o que exige uma atenção especial, pois se a proporção do óleo estiver errada, pode causar sérios danos motor.

Uma quantidade menor de óleo, pode causar um travamento do mesmo e óleo em excesso pode encharcar as velas impedindo que ocorra a faísca.

Já no de quatro tempos a lubrificação é independente – o óleo fica no fundo do carter.

Hoje os motores de dois tempos são encontardos somente em algumas motocicletas. Apesar de mais leves e terem um manutenção mais fácil, dificilmente passariam pelos testes de emissão de poluentes.

Quem não se lembra dos velhos DKVs que utilizavem este tipo de motorização. Era fumaça o tempo todo. Basta observar as motocicletas de dois tempos ou mesmo qualquer kart de competição.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários. Esperamos que da próxima vez possamos conntribuir de maneira mais personalizada.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento