Pergunta

Caro Nelson o que você acha da troca dos pneus e rodas da marea de 15 para 17, sei que o carro ficara mais duro mas tenho duvidas se haverá necessidade de algum trabalho por dentro dos paralamas ou outro problema que desconheço,

Obrigado…….

Sergio Assan

Resposta

Prezado Sérgio,

Com certeza a sua intenção pode ser classificada como “suicídio”. Nos perdoe pela colocação…..

Primeiro que substituir as rodas originais dos veículos por outras rodas (medidas diferentes) com certeza pode trazer problemas ao seu veículo. Lembre-se que todo o trabalho de homologação de um veículo (exaustivos testes de rodagens) são feitos em condições específicas e estas tornam-se as especificações finais dos veículos.

Com certeza a Fiat utilizou uma roda aro 15, durante estes testes e uma mudança para rodas aros 17, pode lhe trazer sérios problemas. Por exemplo a suspensão de seu veículo irá sofrer bem mais. Será que não seria necessário uma recalibragem (trocas) dos amortecedores ou reforços na suspensão.

Um outro ponto bastante importante:

Seu veículo possue atual possui garantia de dois anos. É logico que esta garantia só é honrada pela concessionária / fabricante se as condições originais do veículo não forem alteradas. Qualquer problema que aparecer no seu veículo, onde uma reclamação for necessária, haverá alegação da revenda, mesmo que não tenha nenhuma relação técnica, que as condições originais do veículo foram alteradas.

Todos sabemos que uma roda de maior aro, com a utilização de pneus com perfil mais baixo representa um visual mais bonito ao seu veículo. Infelizmente este tipo de procedimento pode acabar trazendo algum problema ao veículo e neste caso temos que reconhecer, que o procedimento utilizado pelo fabricante, é o correto.

Saber se precisa algum tipo de ajuste nos paralamas de seu veículo dependerá de algum teste, até porque existem rodas com aro de medida 17, mas com larguras (talas) diferentes. O tipo de pneu utilizado também irá influenciar nesta necessidade de ajuste ou raspagens.

Lembre-se que a linha Fiat Marea também não possui outros modelos que utilizam diferentes medidas nos aros. As vezes alguns carros já vem de fábrica com diferentes tipos de rodas e uma verificação nos itens diferentes em ambos os modelos, nos permite uma melhor segurança na hora de decidir sobre a utilização de outra roda.

Uma coisa que também é bastante questionada nos dias de hoje é utilizar-se de rodas especiais em carros que possuem rodas de liga originais de fábrica. Quando nossos carros saíam das revendas com aquelas rodas de aço, a compra deste tipo de acessório era uma item quase que obrigatório. Hoje em dia os carros (normalmente os modelos mais completos) já possuem suas rodas de ligas originais de fábrica. O carro acaba criando uma certa identidade com aquele tipo de roda e a troca pode as vezes representar uma má decisão.

Já vi algums Mareas ou Bravas com rodas italianas. Realmente ficam muito bonitos, mas este tipo de procedimento não cai no gosto de todos.

Não esqueça também que você mora em São Paulo. Uma roda aro 17, deve calçar um pneu de perfil muito baixo. Qualquer buraco maior nas ruas de São Paulo (o que não é difícil) será suficiente para danificar sua roda.

Prezado Sérgio,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento