Pergunta

Qual o veiculo que menos desvaloriza no mercado Brasileiro?

O sistema de pintura do gol é por eletroforeze?Moro em região praiana e noto que os veiculos da Fiat resistem mais á maresia.

Qual a diferença no tratamento de pintura entre eles?

Na sua opinião.

Qual veiculo tem maior poder de revenda no mercado brasileiro?

Benedito Pedro da Silva

Resposta

Prezado Benedito,

Suas perguntas em relação a desvalorização são bem difíceis de serem respondidas, pois precisamos entender o mercado e este muda a todo momento. Tradicionalmente os veículos da Marca VW sempre foram considerados os campeões em valores de revenda (menor desvalorização) e os carros da Fiat eram os que apresentavam maiores desvalorizações.

Vejamos as participação nos mercados dos quatro grandes fabricantes, pois isto com certeza de alguma maneira acaba traduzindo em valor de revenda. Lembre-se que um carro de grande sucesso com certeza será também de baixa desvalorização, pois sua cotação, ainda que usado, será um número mais elevado. A procura por um determinado modelo, seja novo ou usado, influenciará em sua desvalorização:

O vaivem das 4 maiores montadoras no Brasil:

Vejamos os extremos de partcipação de mercado desde os anos de 1980:

Volkswagen:

Melhor momento: 1980 – 48%
Pior momento: 1999 – 29,2%

GM:

Melhor momento: 1989 – 30,3%
Pior momento: 1995 – 20,9%

Ford:

Melhor momento: 1984 – 21,1%
Pior momento: 2000 – 7,4%

Fiat:

Melhor momento: 1994 – 31%
Pior momento: 1983: 10,6%

Com certeza pelos núemros acima, observamos um aumneto de partcipação do Fabricante Italiano (Fiat) pegando uma parte do mercado da VW e outra do mercado da Ford.

Além da questão do fabricante, precisamos também considerar os modelos de carros vendidos. Quando um veículo está sob suspeita de retirada de produção ou reestilização (ex. Santana, Escort, Fiesta, Brava, etc,etc), com certeza a desvalorização será bem mais acentuada do que um veículo recem lançado (Ex. Peugeot 206). É evidente que esta desvalorizaçao pode ser menos sentida, pois estes veículos “suspeitos” são normalmente comercializados com certo subsídios dos fabricantes.

Veja o exmeplo do VW Santana. A relação de custo / benefício é a melhor possível, pois com algo próximo dos R$ 28.000,00, você consegue adquirir um execelente carro, completo e motorização 2.0. Enquanto estiver vendendo a VW não vai retirar de mercado. Quando isto acontecer, com certeza irá representar uma desvalorização maior, mas o investimento na hora de adquirir o veículo, também foi muito menor.

No caso Ford, por exemplo a grande saída será p projeto Ford Amazon, pois o fabricante estará lançando carros mundiais, carros bem modernos, com reduzidos custos operacionais. Segundo o próprio fabricante é tudo ou nada para a retomada do mercado. Um excelente portifólio de produtos, acrescido de um processo produtivo altamente competitivo é o que a Ford precisa neste novo cenário.

A Fiat, já colhe os frutos de seus sucessos. Investiu pesadamente no segmentos dos populares e conseguiu uma grande fatia deste importante mercado e no outros segmentos sempre teve produtos a alturas dos consumidores. Carros mundiais, excelentes produtos, melhorias constantes nas operações de pós vendas (serviços de manutenção), foram os itens trabalhados pela Fiat. Em alguns meses deste ano chegou a brigar com a VW pela primeira posição em volumes de vendas. São 25 anos de serviços prestados.

Todas estas histórias nos ajudam a entender o mercado e considerar quais veículos ou quais fabricantes de veículos que possuem maior ou menor desvalorização.

Veja o exemplo dos importados:

Com a alta do dolar, baixos volumes de vendas, custos de manutenção bem elevados, dificuldade na obtenção das peças, reduzido número de revendas autorizadas, desreipeito ao consumidor, etc,etc. Tudo isto são motivos que acabam desvalorizando os modelos, os fabricantes e as vezes representando o término das operações locais. Quantos fabricantes já chegaram e também já se foram. Com certeza daqui em diante só sobreviverão aqueles que tiverem um execelente produto (custo / benefício) e estejam, muito focados na prestação de serviços, tentando fidelizar seus Clientes. A fidelização da marca será um dos maiores objetivos dos fabricantes, tentando no mímimo manter seus percentuais de mercado e no futuro tentar obter os Clientes descontentes de outras marcas.

Em relação a pintura desconhecemos os processos de fabricação e neste sentido não podemos dar nossa opinião. O que existe é que alguns modelos nacionais são fabricados em regime de carros mundiais e neste sentido o fabricante local está sujeito a maior concorrência do mercado internacional. A Linha Palio da Fiat é exportada para a Europa e com certeza os níveis de garantia daquele Continente são maiores, representando um melhor processo fabril local.

Outro exemplo são os nossos Golfs. 40% de nossa produção é exportada ao mercado americano e é evidente que nosso produto deve passar por rigoroso processode controle de qualidade, para atender as premissas daquele que sem dívida é o maior mercado mundial de automóveis. A própria VW reformulou toda a fábrica de São Bernardo do Campo para abrigar a produção do novo carro (projeto PQ024 – agora definido com Polo).

A fábrica da GM em Gravataí é uma das mais modernas do mundo e a nova unidade da Ford na Bahia também é considerado um complexo industrial modelo. Neste novo conceito de fabricação, os fornecedrores passam a fazer parte da linha de montagem diminuindo estoques e com certeza o processo produtivo passa a ser realizado por quem tem melhor competência naquela parte do mesmo. Ex. Pintura dos veículos: fornecedores de tintas são eles os responsáveis também pelas pinturas dos veículos…..

Esta diferença de vida útil dos veículos na orla marítima, também deverá ser verificada pelos fabricantes, pois com certeza será um importante fator de decisão na hora da escolha de seu próximo veículo.

O Gol sempre foi o campeão em termos de valor de revenda. Entretanto com a chegada da concorrência, seus custos de seguros bem elevados frente as modelos similares de mercado, possibilidade de ser substituído pelo recem anunciado produto VW (POLO), fazem com que este campeão sofra um maior desgaste. Não existem milagres. Ainda é um bom carro em valor de revenda, mas já sofre com rumores.

Prezado Benedito,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,

Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

NELSON: PARABENS PELO PROJETO.

NÃO ESPERAVA TANTA RIQUEZA DE DETALHES.

FIQUEI SURPRESO.

ESTA ERA UMA LACUNA A SER PREENCHIDA NUM ASSUNTO QUE POUCAS PESSOAS DOMINAM.

FIQUEI SABENDO DO SITE ATRAVES DO CADÊ (BUSCA).

MUITO OBRIGADO,

BENEDITO PEDRO DA SILVA