Pergunta

Quero comprar um fiat coupê, quando comecou sua venda no brasil e se ja esta fora de linha?

Quero saber preço, consumo, potencia, cores e onde encontrar ??

Wellington Marcos Dias

Resposta

Prezado Wellington,

Você deu muita sorte na sua pergunta, pois como você, pretendente a este modelo, já fiu um proprietário de um Fiat Coupe e cheguei a estudar muito sobre o veículo.

Poderei acrescentar em seus questionamentos:

Inícios da vendas no Brasil:

O grande momento das imprtações no Brasil coincidem com o ano de 1995. Nesta data as taxas de importação (II) para os veículos chegaram ao patamar de 20% e o dólar valia algo em torno de R$ 1,00 = US$ 0,82. Os grandes importadores, as fabricantes locais importaram muitos carros nos anos 95/96.

Os únicos Fiat Coupes trazidos pela Fiat foram de ano 95 modelo 96. Possuiam a mesma motorização do Tipo 16 V, aquele importando da Italia, com 142 CV. Em função de um processo de tropicalização os carros da Fiat (Coupe) tiveram sua potências diminuída para 137 CV. Esta diminuição era justificada pela baixa qualidade de nossa gasolina.

Infelizmente esta situação de 20% para o imposto de importação (II) permaneceu por muito pouco tempo, pois o País sofria com problemas relacionados à balança comercial e o governo mudou os impostos para a casa dos 70%.

Com o aumento destes impostos, aumento do dolar e um elevado número de carros trazidos pela Fiat, fez com que o fabricante repensasse na estratégia comercial do veículo. O carro era comercializado com preço sugerido a prtir de US$ 40,000 e chegava aos US$ 50,000 dependendo do número de opcionais.

O modelo mais simples já dispunha de todos acessórios esperados em um veículo desta categoria. Como acessórios existiam carros com air bag motorista, air bag motorista + bancos de couro e finalmente o modelo mais completo com air bag motorista + bancos de couros + teto solar elétrico, ou seja quatro tipos de veículos disponíveis em nosso mercado.

A Fiat vendeu estes veículos a partir de 96 e em 97 fez uma grande queima de estoque comercializando estes veículos 95/96 (zero Km) com preços altamente competitivos. Na época paguei pelo meu veículo algo perto dos R$ 32.000,00, que em dólar representava perto dos US$ 25,000. Era uma pechincha…….

Está fora de linha:

Não a Fiat na Itália continua vendendo o veículo e possui uma versão Turbo com exatos 220 CV. É o carro Fiat mais rápido fabricado em escala de produção. É evidente que não consideramos aqui as marcas pertencentes ao Grupo Fiat (Ferrari, Alfa, Lancia, etc,).

No Brasil a importação deixou de ser realizada, pois em 97 a moeda americana já possuía cotações desfavoráveis, o imposto de importação representava os 70% e o modelo importado já possuia uma nova motorizaçao não disponível no mercado local. Trazer um carro importado significa pesados investimentos em peças de reposição, treinamento, logística, canais de distribuição, etc,etc. Trazer um carro que vende pouco, estes custos ficam muito mais elevados. Infelizmente a Fiat só importou os carros em 95/96 e ficamos sem as opções de compras nos anos seguintes.

Consumo:

Dirigindo de de maneira civilizada o carro chegava a fazer algo dos 12 km/l na estrada e perto dos 9,5 km/l no trânsito urbano. Era um 2.0 com 137CV. Acelerava de 0 a 100km/h em 8,8 segundos e chegava a máxima de 215 km/h.

Apesar de levar a assinatura do Studio de Pininfarina, só o interior do carro foi projeto deste Studio. O responsável pelo belo design externo foi o centro de desenvolvimento da Fiat. O carro ainda é considerado maravilhoso por muitos e ainda faz muito sucesso por onde passa.

Cores disponíveis no mercado local:

Azul, amarelo, vermelho, preto, verde e prata. O prata era muito difícil de ser encontrado e só vi uma vez. O grande sucesso de vendas foi o amarelo, pois além do apelo da cor, combinava muito com o estilo e agressividade do modelo.

Preço:

O meu carro comprei por R$ 32.000,00 e vendi (decorridos 12 meses) com 5.000 kms apenas por R$ 26.000,00. Hoje o carro é ofertado por algo próximo dos R$ 22.000,00, mais existem ofertas com valores mais baixos do que isto. Já cheguei a ver cotações de R$ 16.000,00, mas vai depender do estado geral do veículo, bem como o código do mesmo. Se tiver air bag motorista + couro + teto solar, que é o modelo mais completo, deve valer um pouco mais do que os outros modelos.

Onde encontrar:

Esta pergunta é difícil de ser respondida, pois você deverá procurar nos classificados de sua região. Se você mora em na cidade de São Paulo, com certeza será mais fácil. Se você mora na região de Belo Horizonte, mais fácil ainda, pois o fabricante disponibilizou o modelo à gerência da montadora e o veículo era facilmente visto e comercializado nesta região.

Esteja atento que o veículo pretendido é um modelo importado com reduzido número de unidades vendidas. Isto representa elevados custos nos serviços de pós vendas (manutenções preventivas e corretivas) e uma certa dificuldade operacional na obtenção de determinados itens. Uma vez precisei de uma palheta de limpador de para brisa, um item considerado como consumível, existia disponível, mas esperei por mais de duas semanas até que a revenda recebesse o mesmo. Não lembro os custos associados, mas com certeza o valor cobrado foi muito acima de um similar no mercado local.

Se você precisar de mais informações terei o maior prazer em fornecê-las, não só para o modelo Fiat Coupe, mas também para outros veículos disponíveis em nosso mercado.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo a amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento