Pergunta

Nelson,

Já que estou conhecendo o site vou aproveitar para fazer uma pergunta.

Minha esposa quer trocar seu carro (tipo) por um Renault Twingo.

Qual sua visão ?

Vale a pena comprar esta miniatura ?

[ ]´s

Luis Otávio M. Rosa

Resposta

Prezado Luis Otávio,

Vejamos as considerações sobre o Renault Twingo:

Sempre gostei do veículo, principalmente da proposta do mesmo. Quando foi lançado na Europa a Renault fez muito dinheiro, pois o Projeto era bastante inovador, com grandes diferenças de design, cores muito vivas, detalhes de acabamento com cores muito fortes, bancos coloridos, um carro com apelo jovem, destinado ao tráfego das grandes metrópoles, ou seja, receita de sucesso nas cidades da Europa.

Uma solução que sempre me chamou atenção, foi a possibilidade de você recuar o banco traseiro quando não está carregando cargas. Muito fácil de ser implantada e muito objetiva, pois 95% do tempo as pessoas não carregam nada na mala traseira, mas com certeza precisam de mais espaço no banco traseiro. Na minha opinião uma solução muito bem pensada.

O carro já teve o seu momento de sucesso até porque com as altas taxas de juros, o preço do veículo ficou um pouco inviável. Como o modelo é importado seu custo chega a ser maior quando comparado ao “seu irmão” Renault Clio e que neste caso não é aceitavel. Dentro das categorias destes veículos, o Twingo deveria custar menos que o Renault Clio, mas não ocorre pois o modelo é importado.

É a mesma situação vivida pela Audi, que não traz o modelo Audi A2, pois custaria mais do que o modelo Audi A3, fabricado localmente.

A Renault deve estar pensando em baratear o modelo Twingo e hoje já adotou o motor 1.0 16V brasileiro. Este mesmo motor é utilizado no Clio e acredite, a Renault empresta este motor a Peugeot que adotou no modelo 206. Na verdade a justificativa de fabricação local de motores só começa a compesar, quando o mesmo é produzido em grandes volumes, daí a decisão de utilizá-lo em vários modelos.

Com o novo motor 1.0 16V (70CV) o Twingo passa a custar R$ 23.990,00 na versão Pack e R$ 27.990,00 na versão Initiale. Com certeza são valores sugeridos e o fabricante deve estar concedendo algum desconto, pois a relação custo / benefício é muito desfavorável.

Antes do aumento do dolar, podia-se comprar um modelo bem completo, com motorização 1.0 8V (59CV) por algo próximo dos R$ 19.000,00. Era um bom negócio, pois o carro era bem completo, incluindo o duplo air bag de fábrica. Neste momento infelizmente o fabricante, não disponibilizava um item necessário nos dias de hoje – direção hidráulica. No cenário acima ela é de série na versão Initiale e opcional na versão Pack.

As rodas de pequena dimensão também representam um desgaste maior para o sistemas de suspensão, devido a má qualidade de nossas ruas e estradas.

Pelo preço pedido o Renault Clio é muito mais negócio, é made in Brazil, carro de uma categoria acima e além disso é oferecido pelo fabricante com excelente condições de pagamentos (bonus + juros de 0,99% a/mês). Para finaciamento de automóveis é uma boa opção.

Pense também que você está adquirindo um modelo importado e neste sentido os serviços de pós venda também tem seus valores acrescidos. As peças são cotadas em dolar e com certeza a mão de obra nas revendas autorizadas tem seus valores baseados em serviços para carros importados.

Seria também prudente uma cotação de seguro junto ao seu corretor, pois as seguradoras estão evitando as apólices para carros importados e quando o fazem consideram sobrepreços se comparados a carros nacionais de mesmo valor.

Prezado Luis,

Eu sempre gostei do veículo pretendido e confesso a você que já fui “prospect” a um desses. Infelizmente com o aumento do dolar o mercado dos pequenos foi o que mais foi atingido, pois as margens eram menores e com certeza os importadores não tem muitos artifícios para criar situações de compra. A Renault tem praticado financiamentos com juros de 0,99% ao mês, que em se tratando de financiamento de automóveis é um bom negócio. Só não sei se a linha Twingo faz parte desta promoção, pois o modelo é importadado.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson, Muito bom. Excelente.

Gostei do comparativo com Renault Clio. Você tem razão, o Renault Clio faz muito mais sentido.

O duro vai ser convencer a digníssima desta opção. Ela adora aquela b….elezinha.

[ ]´s

Luis Otavio Marques Rosa,
Gerente Web Strategies