Pergunta

Estou querendo trocar meu corsa por um carro mais potente.

Estou na dúvida entre um GM Vectra e uma GM Blazer ano 1998.

Como vocês avaliam o desempenho, o consumo e a mecânica (custo e eficiência) destes modelos?

A posterior revenda destes veículos é fácil?

Alexandre Pimentel N. de Lima

Resposta

Prezado Alexandre,

Com certeza suas duas opções de escolhas são excelentes ficando apenas a ressalva que são dois modelos bastantes distintos um do outro.

Em termos de desempenho será uma melhora em relação ao seu veículo atual, não só no fator de motorização, mas tammbém em relação ao futuro carro. Maior carro, melhor dirigibilidade, melhor nível de acabamento, mais acessórios disponíveis, etc,etc. Considerando que ambos os veículos pretendidos são do ano de 98, temos a acrescentar:

GM Vectra:

Neste anos existia um motor 2.2 com 123 CV. É um motor 16V e como todo motor de 16V tem sua maior faixa de torque disponível a partir de uma rotação, bem acima daquela utilizada em trânsito urbano. Você pode achá-lo um pouco lento, mas com certeza será uma melhora em relação ao seu veículo atual. É sucesso de vendas e só em 2001 perdeu a primeira posição em sua categoria, para o recem remodelado Honda Civic. Quando um modelo vende bem no mercado de novos, o mesmo raciocínio é válido para o mercado de usados. É uma excelente opção de compra.

Com este motor você deve rodar uns 9 km/l em perímetro urbano e algo próximo dos 12 km/l em estradas. Tudo irá depender de sua maneira de conduzir o veículo.

GM Blazer:

Com certeza esta também é uma excelente opção. É o segmento que mais cresce na indústria automobilística os chamados SUV (Sport Utility Vehicle). Nos EUA em 2000 até novembro o número de SUV comercializados tinha superado o de carros de passeios. Com as promoções de final de ano os veículos de passeio passaram as SUVs. No Brasil a GM é bastante favorecida pois é o único fabricante local que possue um modelo SUV.

Se você quiser uma outra opção terá que partir para um carro importado (Cherokee, Pajero, Nissan Pathfider, Land Rover Discovery, Mercedes ML, etc,etc). Tanto é verdade, que é o modelo de veículo que os fabricantes mais lançam no mercado mundial.

Em 1998 a GM tinha três versões de motorização na Blazer:

Blazer S ou DLX 2.2 MPFI (113 CV)

Com certeza o motor é fraco para o tamanho e propósito do veículo. Carregado com cinco passgeiros e malas seu desempenho será abaixo da expectativa. Em termos de economia o motor deve fazer um 8 km/l na cidade e algo próximo dos 11 km/l em estrada.

Blazer S ou DLX 2.5 Turbo Diesel (95CV)

A motorização diesel sempre representou uma economia de combustível, pois o mesmo é subsidiado pelo governo. Entretando um motor a diesel nunca teve o desempenho igual ao motor a gasolina e com certeza você iria sentir, principalmente em acelerações. Tanto é verdade que atualmente a GM já oferece em sua linha S10 a qual consta a Blazer uma motorização turbo diesel de 132CV. É um motor de concepção mais moderna, chegando muito próximo dos motores a gasolina. Esteja atento para as apólices de seguros para este tipo de carro. As seguradoras constumam cobrar mais por carros a diesel.

Blazer DLX 4.3 (180 CV) 4 x 2 ou 4 x 4.

Com certeza é a melhor motorização disponível até porque o motor é um importado da família Vortec. Neste sentido para domar os 180 CV, mas o peso do veículo o consumo é bastante alto. Na cidade deve fazer algo próximo dos 6 km/l e na estrada a média pode chegar a 9 km/l. Se o problema é consumo, pense bem em adquirir o veículo. Se o problema é dirigibilidade, desempenho, relaçao peso / potência, com certeza a opção V6 é a melhor disponível. Compare com os importados e verá que todos possuem motorização V6 e em alguns modelos até o V8 está disponível.

Suas duas opções são excelentes. Ambos são carros nacionais, fabricados pela GM, com grandes volumes de vendas no mercado local. Comprar um carro usado significa muito mais o estado geral do mesmo, do que o modelo X ou Y. Sua decisão vai depender muito mais das ofertas disponíveis e opções de compra que você tem. Um Vectra 98 em muito bom estado será melhor opção frente a Blazer. Uma Blazer semi nova, poderá ser melhor opção frente ao mesmo Vectra.

Pense no seguro de ambos os modelos, considere estes custos associados, que também pode ser um diferencial na hora da decisão. Existe uma tendência que o custo do seguro da Blazer (em termos proporcionais ao valor do veículo) seja um pouco mais caro.

Uma vez escolhido o modelo podemos continuar com sua consultoria, avaliando inclusive o preço de mercado do carro pretendido.

A decisão final ainda é sua. Vai depender muito mais do propósito de sua utilização. Ambos os veículos são especificados para cinco passageiros, mas a Blazer com certeza é um carro mais família, dirigido a atividades de final de semana. O Vectra já é um Sedan, que será bem utilizado nos dias de semana, mas também atenderá seus programas e viagens de finais de semana.

Posterior venda:

Se imaginarmos o volume de vendas (0 KM) da Blazer X Vectra, o modelo Sedan é muito mais comercializado. Este mesmo raciocínio é aplicado para o mercado de usados e neste sentido muito mais pessoas serão possíveis compradores ao seu Vectra do que sua Blazer. Podemos considerar também que quando a pessoa procura um sedan usado, outras opções também estão disponíveis (Civic, Marea, Corolla, etc, etc), e no caso da SUV nacional, a Blazer é a única opção. Os dois veículos são de fácil comercialização. Não representam os chamados “micos” do mercado nacional.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezados senhores,

Fiquei extremamente satisfeito com a consultoria por vocês realizada.

Superou minhas expectativas, influenciando minha decisão na troca do meu carro usado.

Devido ao bom atendimento prestado, vocês certamente terão minha indicação pessoal aos parentes e amigos.

Tomei conhecimento do site através do programa de busca do “Cadê”, em pesquisa sobre automóveis.

Desejo a vocês sucesso no empreendimento.

Um abraço,
Alexandre