Pergunta

Estou decidido a me desfazer desse veiculo (Lada Niva),

A hora é boa?

Paulo Davi B. de Jesus

Resposta

Prezado Paulo,

Com certeza em quando tratamos de carros que já tiveram um certo sucesso de vendas e o cenário para o fabricante e/ou importador atual é pior do que o passado em relação ao futuro, a venda deve ser feita o mais rápido possível. Porque: é evidente que seu veículo não terá uma valorização de preço e sim um maior desvalorização daqui para a frente. Se considerarmos a história da Lada no Brasil chegamos a conclusão que parte do relativo sucesso inicial foi em função do ágio cobrados pelos veículos na época, quando os primeiros Ladas começaram a chegar. A liberação das importações 90/91 também representa a chegada dos carros russos.

Na época com o preço de um Gol, comprava-se dois carros Lada modelo Laika. É evidente que os carros eram mutio ruins e se muitos modelos de nossa indústria local não resistiram a chegadas dos importados, o que vamos dizer dos carros Russos.

O seu modelo de carro é o único que teve uma certa sobrevida, pois era um boa opção no mercado dos 4 x 4. Na época este mercado era somente atendido pelos velhos Jeeps e alguns modelos de 4×4 muito caros para os padrões de mercado (Engesa, Toyota Bandeirantes, Jeep Javali – CBT, etc,).

Tanto é verdade que o importador deixou de trazer os modelos de veículos (Laika, Laika Station Wagon, Samara) e manteve a importação do Niva. Infelizmente o números de revendas autorizadas diminuim, o público passou a não mais acreditar nos carros russos, as vendas diminuiram, começaram os problemas de falta de peças, altos custos de manutenção, etc, etc. Era o começo do fim……

Com a desvalorização do real frente ao dolar todo e qualquer importador teve problemas de competitividade. Este momento fez que novos planos da Lada fossem deixados de lado frente a possibilidade de importação ou mesmo fabricação / montagem de algum modelo.

Seu carro tem um certo mercado junto a comunidade que curte um 4×4, mas também desperta um certo receio nos compradores, frente as dificuldades e custos operacionais de se manter o veículo. As peças são importadas (cotadas em dolar), difíceis de serem achadas e são poucas as revendas e lojas que possuem mão de obra especializada na manutenção deste modelo de veículo.

Se pensar em tempo, quanto mais rápido for vendido o veículo, com certeza será melhor para o seu bolso. Uma boa estratégia de comercialização seria o anúncio do mesmo nestas revistas especializadas (4 x 4 & Cia, é um exemplo). Existem várias opções de revistas especializadas, disponíveis em qualquer banca de revistas. O anúncio neste tipo de publicação tem como público certo o possível comprador para o seu tipo de veículo.

Vou anexar uma outra consultoria realizada sobre o Jeep Niva, que dá mais algumas informações sobre o seu veículo.

Um forte abraço, boas vendas e quando for comprar um novo veículo, não deixe de nos consultar.

Nos desculpe pela demora na resposta, mas nos últimos dias a coisa estava meio complicada……

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Bom dia,

Eu estou sabendo que a Lada, sob concessão da GM está montando uma fábrica no ES, e que será fabricado aqui um novo modelo do Niva, o que, segundo meu mecânico iria valorizar o carro, vcs não sabem algo a respeito?

Conheci o site por acaso e achei ótimo o serviço prestado, não imaginava que receberia tanta atenção.

Parabéns, e no que depender de mim, a propaganda será feita.

Abraços,

Paulo Davi