Pergunta

Gostaria de saber se é possível eu colocar o meu VW Gol com tração 4×4.

Para falar a verdade eu não sei porque as Indústrias Brasileiras não fabricam carros populares 4×4. Tenho certeza que bateriam o record em vendas.

Inclusive, já escreví para FIAT dando esta idéia, para lançarem o UNO LAMY TT “Todo Terreno”. Nem resposta recebí. Será que uma simples tração iria onerar tanto assim o veículo?

Com populares 4×4, teríamos condições de comprar pois, os carros que temos tracionados são muito caros; S-10, Blazer, Ranger, Hilux etc…

Conto com a colaboração de vcs e muito obrigado.

Augusto Lamy de M. Filho

Resposta

Prezado Augusto,

Com certeza a instalção de tração 4 x 4 em seu Gol é possível, mas em alguns casos as alterações e custos envolvidos são tão elevados que dificilmente justificam as mudanças. Lembramos ainda que o Gol, ainda que possuísse uma tração 4 x 4 precisariam ainda outros componentes para um veículo todo terreno. Suspenção, reforço estrutural, freios, pneus, etc, etc. Alterar um carro que foi concebido para andar no On Road, para uma versão Off Road, seria muito difícil e oneroso.

Vejamos as suas outras considerações:

Com certeza o que justifica um lançamento de um veículo no mercado local é o destino do mesmo. O modelo Fiat disponível na Europa é disponobilizado pelo fabricante, pois naquele continente existem as estações do ano onde a neve está presente. Este com certeza é o grande argumento e justificativa para os fabricantes ofertarem veículos de passeios com tração 4 x 4. Vejas os exemplos dos primeiros 4 x 4 Sport Utilities fabricados (Land Rovers, Toyotas, Nissans, Mitsubishi, etc,etc) . Foram produzidos visando aqueles mercados onde as condições de estradas eram inviáveis (continente africano e países tais como Austrália, com grandes dimensões territoriais e péssimas condições das estradas de rodagem).

Os fabricantes fazem inúmeras contas de seus negócios e com certeza não teriam condições de depreciar os investimentos necessários na colacação de uma tração 4 x 4 em nossos carros de passeios. Não justifica, pois no geral nossas estradas são pavimentadas, não existem estações de neves no Brasil, ou seja a utilização da tração seria mínima. Veja os exemplos dos carros (picapes) com tração. Com certeza você conhece várias pessoas que possuem este tipo de veículo, pagaram por este acessório e jamais fizeram uso deste acessório.

O mercado de carros é muito mais competitivo e qualquer acessório a mais instalado, sem justificativas, invialbiliza o mesmo. Só como exemplo a nossa GM Zafira foi lançada no Japão sem a opção 4 x 4. Não teve o sucesso esperado pois o japonês precisa de um carro com tração integral permanente. Naquele País chega a cair muita neve. A GM deve utilizar um sistema emprestado da Subaru, pois a mesma é acionista do fabricante Japonês.

Um outro exemplo são os carros da Subaru. Todos possuem tração 4 x 4 integral. Nunca vimos o fabricante utilizando este argumento como apelo de vendas aqui no Brasil. Se não temos neve, a tração 4 x 4 não é justificada. Com certeza o carro só não é mais bem vendido, pois em seu preço existem os custos associados ao sistema. Nitidamente o carro é fabricado visando outros mercados (Europeu, Americano, ou Asiático). Fabricar um versão específica para o Brasil de um Subaru 4 x 2, só justificaria de os volumes de vendas fossem bem elevados. Este cenários não existe.

Com certeza os custos de um carro 4 x 4 são bem mais elevados que um mesmo veículo 4 x 2. Câmbio, diferencial, suspensão, acoplamentos etc, são alguns exemplos de partes que merecem alterações.

Uma S10 a turbo diesel com tração 4 x 4 frente ao mesmo veículo com tração 4 x 2 chega a custar R$ 6.000,00 a mais do que a versão mais simples. Estes R$ 6.000,00 jamais consegueriam ser depreciados em um mercado de carros de passeio, onde a faixa de preços beira a casa dos R$ 25.000,00.

Infelizmente o mercado é desta maneira e temos até que entender a posição dos fabricantes. Os produtos são lançados e direcionados aos mercados e clientes e nosso potencial de admiradores de veículos 4 x 4 são um pouca minoria atendidos pelas versões mais caras.

Atualmete 80% de nossos carros novos vendidos são comercializados com motorização 1.0. O que justifica este cenário: com certeza a intenção do comprador de pretender gastar o menos possível com a aquisição do veículo, ou até a condição financeira da grande população brasileira. Os fabricantes consideram estes cenários e lançam produtos para este.

A Chrysler (Dodge) acreditou no mercado de picapes, e infelizmente fechou sua fábrica no Paraná devido ao baixo volume de vendas. Outros fabricantes focaram sua estratégia em carros populares, ou pequenos (Renault / Peugeot) e estão fazendo bons resultados em nossos mercados. É difícel, mas devemos entender. Com certeza se existissem clientes, justificativas, potencias mercados para os veículos 4 x 4 de passeios, os fabricantes já teriam pensado nesta alternativa e já estariam colhendo os frutos desta oportunidade. Não é o caso do Brasil e com certeza você irá concordar com nossas considerações……..

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento