Pergunta

ESTOU PRETENDENDO COMPRAR UM CARRO QUE ATENDA NA PARTE DE SEGURANÇA COM FREIOS, BAGAGEIRO MAIOR E ECONOMIA.

NÃO TENHO PRETENSÃO DE MARCAS.

PODERIA ME DAR A DICA.

GRATO,

Jose Leôncio de F. Mundim

Resposta

Prezado José Leôncio,

Precisaríamos de um pouco mais de dicas de sua intenção futura, pois as quantidades existentes em nosso mercado atulamente são inúmeras.

Suas considerações em relação ao capacidade de carga, podem nos ajudar. Em contra partida também diminuem em muito as possiblidades, pois seu carro atual é um dos que possue maior capacidade de carga no mercado. O Siena carraega em seu porta malas 500 litros de bagagem. Em sua categoria só perde para o Renault Clio Sedan (510 litros), mas ganha de longe do novo Fiesta Sedan (400 litros) e Corsa Sedan (390 litros).

Se pensarmos nas perua pequenas (Palio Weekend, Parati, Corsa Station Wagon, etc, etc) esta capacidade seria um pouco elevada, mas com certeza os números de carga referem-se ao compartimento totalmente utilizado, ou seja consideram a utilização até o teto do veículo. Não seria um grande aumento em relação a sua versão atual de veículo.

Existem duas estratégias que poderiam ser a melhor solução:

Considerar a compra deste novo conceito de veículos multiuso (Fiat Doblo, Renault Kangoo ou Citroen Berlingo). São veículos do tipo ame-o ou deixe-o, ou você gosta ou destesta. Tem um mercado bastante específico, e até um relativo sucesso de vendas. Tanto é verdade que a Fiat resolveu investir neste segmento, trazendo o seu produto e esperando uma venda mensal de 600 unidades. Renault e Citroen, vendem juntas o equivalente a 300 unidades mês.

Estas três opções atenderiam bem as suas intenções de conforto e segurança, com um investimento muito próximo da casa dos R$ 30.000,00.

Vejamos algumas considerações destas três opções:

Citroen Berlingo:

Hoje o modelo é ofertado por R$ 27.990,00 com banco de couros, CD player e rodas de liga leve. Por se tratar de uma carro 1.8 com certeza é uma ótima relaçao custo / benefício quando comparado aos carro 1.0 mais completos. Esta promoção é corporativa, ou seja está disponível para todas as revendas da marca na grande São Paulo.

No caso da Renault, a mesma está oferecendo subsídios para outros carros e o Kangoo está fora de qualquer tipo de promoção. Tem seu valor variando entre R$ 26.500,00 (versão RL) e R$ 31.500,00 (versão) ambos com a motorização 1.6 (90CV). Também possue uma versão 1.0 de 59CV (R$ 22.390,00 a 25.150,00) mas com certeza não deve estar apropriada para o peso e propósito do veículo.

No caso da Fiat o Doublò é ainda muito novo e os testes começam a serem executados. Tem preço sugerido de R$ 26.413,00 para a versão 1.3 (80CV) e R$ 31.789,00 para a versão 1.6 (106 CV). Este último motor é o mesmo que equipa a linha de entrada do Brava, mas como o veículo pesa mais 170 Kg e tem outro propósito de utilização seu desempenho chega a decpcionar. Veja os números prévios da motorização 1.6

Velocidade máxima: 160 km/h
Aceleração (0 a 100 km/h): 12,4 seg
Consumo: 10,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

O veículo pode vir com uma ou duas portas laterais. Você também pode escolher 5 ou 7 bancos (3 fileira) e no caso de sete bancos a porta traseitra se abrirá em duas partes. Com cinco bancos esta porta sobe em 90 graus.

Decepcionar não seria a palavra pois todos os três modelos tem relação de potência muito parecida e com certeza apresentam números de desempenho muito próximos. Local de fabricação dos veículos:

Citroen Berlingo: França
Renault Kangoo: Argentina
Fiat Doblò: Brasil

Vamos fazer uma avaliação incial entre Berlingo e Kangoo:

Acabamento:

Como a Berlingo é oferecido numa única versão de acabamento (GLX 1.8) precisamos escolher a versão topo de linha do Kangoo RN 1.6.

Ambos os modelos abusam de materiais plásticos no interior o que contibui com a versatilidade do modelo. Ambos os modelos tem interior bem alegre e o destaque maior é para a padronagem dos bancos da Berlingo. As cores dos bancos (duas) combinam com as cores externas do veículo.

De fora percebe-se nitidamente que o Kangoo é um projeto um pouco mais moderno. O Berlingo mostra uma certa sobriedade, quando comparado aos outros dois modelos. Espaço é o que não falta nestes veículos. O Berlingo leva mais vantagem pois é mais comprido e largo em relação ao Kangoo.O porta malas do Berlingo carrega 664 litros contra 600 do Kangoo. Com os bancas traseiros rebatidos a relação é de 2.800 litros contra 2.600 litros.

Ambos os modelos sossuem a mesma potência de 90 CV, mas o modelo francês leva vantagem no torque (15,3 kgfm a 2.600 rpm contra 13,5 kgfm a 2.500 rpm. Na prática esta diferença tende a diminuir pois o Berlingo é 135 kg mais pesado que o Kangoo.

Os dois modelos apresentam condução agradável de dirigibilidade, com posição elevada de dirigir, ampla área envidraçada e direção bem leve e precisa.

Os modelos apresentam um bom nível de equipamentos e o destaque é a segurança da Renault que oferece par de air bags frontais como ítem de série. Neste fabricante o comando do rádio é colocado no volante garantindo uma condução mais atenta. O Air bag duplo no Berlingo é oferecido como opcional.

O Citroen tem o teto solar como opcional de acionamento elétrico. O mesmo permite uma grande abertura no teto do veículo. Apesar de representar um pouco de barulho, pode contibuir para um aspecto mais jovem e moderno do veículo. O Kangoo não dispoe deste acessório. Ar condicionado, direção hidrúalica, travas e vidros elétricos, são de série em ambos os modelos.

Se o modelo da Fiat não tivesse disponível a escolha entre Berlingo e Kangoo, seria decidida no gosto do consumidor. Ambos os veículos são muito parecidos e tudo indica que a Citroen tem feito melhores promoções pois vinha perdendo espaço para o concorrente. Neste caso quando colocamos a mão no bolso a vantagem financeira começa a mandar e o Citroen começa a levar vantagem.

Ainda não tivi oportunidade de ver um Fiat de perto (que vergonha), mas com certeza o modelo vais pegar. Gostei muito do que vi nas revistas e artigos e o modelo Europeu, fabricado na Turquia é vendido com grande sucesso naquele continente.

A decisão é bem difícil. O Doblò, parece a melhor opção, mas financeiramente perde de longe para o Citroen. Além disso quando completo de acessórios, esta relação será ainda pior.

Berlingo é importado da França e com a aumento do dolar, chegada dos concorrentes (Renault / Fiat) com certeza representará menor volume de vendas. Isto pode representar um alerta, pois quando os volumes não atingem os números esperados incialmente, os riscos de interromperem as importações são elevados.

Renault Kangoo. Este vende melhor que o Citroen, até porque a Renault não tem praticado campanhas promocionais para alavancar a venda dos veículos. Pode ser uma boa opção, se gostar mais, em relação ao Doblò.

Acredito que se as vendas do Doblò não decolarem de início, existe uma tendência da Fiat readequar seus preços ou praticar promoções com financiamentos e condições de pagamento.

Sua segunda estratégia seria a compra das chamadas minivans ou monovolumes as quais temos Picasso, Scénic e Zafira. São três excelentes opções e o que mais vai levar a uma decisão seria uma identidade maior com um modelo ou outro. Já prestei muita consultoria neste tipo de questionamento e tenho colegas que optaram nos três modelos e ambos estão muito satisfeitos com as escolhas.

Estarei anexando uma planilha que mostra em detalhes as três opções de monovolumes. É uma maneira fácil de contribuir em sua decisão. Esteja atento que esta segunda estratégia já representa um maior investimento, mas com certeza a categoria dos veículos apresentados já é bem superior.

Esta seria uma linha de raciocínio pensando no seu futuro veículo, bem como as considerações por você lançadas (bagageiro, segurança, economia, etc,etc). Todas as opções acima atendem muito bem esta, etc, etc, etc,,,,,,,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento