Pergunta

Gostaria de uma indicação sobre veículos que tenham capacidade para transportar bastante bagagem (tenho um filho) e que tenha uma motorização FORTE.

Estou pensando na linha de Sport Utility ou Station Wagon.

O que você me aconselha ??

Toni Rodrigues

Resposta

Inicialmente precisaríamos saber quais as suas intenções de gastos, pois muito da consultoria poderia der direcionada dentro deste cenário.

Com a chegada dos importados temos várias opções de mercado e neste sentido podemos escrever folhas e mais folhas de textos. Considerando que você já é um usuário Mitsubishi, vejamos as opções de importados, Sport Utilities e Station Wagons disponíveis em nosso no mercado:

Alfa Romeo:

Possui uma Station Wagon que talvez atenda as suas expectativas de carga. É um carro para cinco passageiros, mas a melhor situação é encontrada quando se viajam apenas quatro. Atulamente é ofertada com um motor 2.0, 4 cilindros, 16V e que desenvolve exatos 153 CV. A relação peso / potência é muito interessante. O modelo é ofertado no mercado na casa dos R$ 80.000,00.

Existe a intençao da Fiat de trazer o modelo com motorização de 6 cilindros.

Audi:

A4 Avant: o modelo sedan sofreu recente reestilização e a linha Avant ainda não está sendo ofertada com esta nova cara. Se esta fosse a opção, o prudente seria uma espera pelo novo modelo.

A6 Avant: A linha A6 oferece várias motorizações, para todos os orçamentos possíveis. O A6 Sedan é considerado um dos carros mais bonitos em sua categoria e os mesmos elogios podem ser atribuídos a sua Station Wagon.

Vejamos os motores / preços

A6 Avant 2.4: motor 2.4 V6 (165CV) R$ 137.000,00
A6 Avant 2.8: motor 2.8 V6 (193CV) R$ 152.000,00
A6 Avant 4.2: motor 4.2 V8 (300 CV) R$ 203.000,00
A6 Allroad Turbo: motor 2.7 V6 Turbo (250CV) R$ 190.000,00
S6 Avant: motor 4.2 V8 (340CV) R$ 240.000,00

A série S (Sport) representa a série esportiva do fabricante Audi. É evidente que a escolha por qualquer um dos modelos acima representa um alto investimento e talvez não muito justificado.

BMW:

Este fabricante também sempre disponobilizou suas Statiuon Wagons para as conhecidas série 3 e série 5. Infelizmente foram modelos que sempre venderam em poucas quantidades e com as recentes reestilizaçoes sofridas pelos modelos (série 3 principalmente) o importador tem focado muito sua estratégia nos sedans.Quando começaram a aparecer as primeiras Station Wagons Série 5, o mercado já sofria da desvalorização cambial. Isto representou um reduzido número de unidades vendidas.

Existe uma alternativa de Sport Utility do fabricante que é o recém lançado modelo BMW X5. Como este é o segmento que mais cresce nos EUA e este mercado é o que mais absorve carros no mundo, todos os fabricantes acabam ofertando modelos para este.

Aqui no Brasil temos duas opções

BMW X5 com motor 3.0 (V6 – 231CV) R$ 195.000,00
BMW X5 com motor 4.4 (V8 – 286CV) R$ 238.000,00

GM:

A Blazer pode ser uma opção que atenda as suas expectativas. Possue uma excelente motorização de 6 cilindros (192 CV) e um custo de aproximadamente R$ 70.000,00. Este preço refere-se a versão executiva, que é uma cópia meio tupiniquim do Jeep Cherokee Limited, com grafismos dourados e outros acessórios topo de linha (bancos de couros com ajustes elétricos, CD player, etc,etc).

Chrysler:

O modelo Grand Caravan é ofertado com duas motorizações de 6 cilindros (3.3 de 160CV e 3.8 de 182CV). Apesar de parecer bastante potência, o peso do veículo é muito alto. Ainda assim como o mesmo é considerado um carro família a relação peso / potência é atendida plenamente. Tanto é verdade que o importador deixou de trazer o modelo com motorização de 4 cilindros. Esta motorização não atendia as expectativas dos motoristas.

LE 3.3 R$ 107.000,00
LX 3.8 R$ 117.000,00

Ford:

Ford Explorer: Por anos foi nos EUA o Sport Utility mais vendido. Enquanto a Ford vendia cerca de 400.000 unidades / ano o concorrente mais próximo (Jeep Cherokee) vendia 250.000 unidades / ano. Posterior as acidentes relacionados a pneus e suspeitas de erros nos projetos, as vendas caíram em todos os mercados. Aqui no Brasil a Ford começou a subsidiar a venda dos veículos. No Brasil o modelo foi inicialmente importado com uma motorização de 6 cilindros (164CV) mas na sequência o fabricante resolveu trazer uma versão de 8 cilindros (218CV) numa configuração topo de linha (Limited Edition).

Chegou a ser ofertada no mercado por R$ 95.000,00 que representava uma excelente relação custo / benefício. Não acredito que os concessionários ainda tenham este veículo disponível (0KM). Se sim vale a pena uma olhada. Uma vez substituído os supostos pneus com problemas o carro estará livre de riscos maiores.

Honda:

A Honda possui um Sport Utility CR-V. O modelo nunca decolou em vendas, tem um motor 2.0 de 4 cilindros de 147Cv e já sofreu reestilização nos mercados externos. Nos dias de hoje a compra deve ser evitada.

Hyundai:

Recentemente lançou o modelo Santa Fé, que nos EUA já teve uma boa aceitação. No ano de 2001 (EUA) chegou a ocupar a sexta posição em testes comparativos, competindo com importantes e consagrados modelos de sua categoria. No Brasil é ofertado com uma motorização V6 2.7 de 179 CV. O preço sugerido gira e torno de R$ 106.000,00. Nos parece uma boa opção mas com certeza não possue o status e o charme de outros modelos de sua categoria. Infelizmente os carros asiáticos nunca decolaram em nossos mercados.

Land Rover:

Sou meio suspeito para falar da marca, pois sou um apaixonado pelos modelos. A linha Discovery pode ser uma boa opção e é ofertada com motorização turbo diesel (137CV / R$ 107.000,00) ou uma versão a gasolina V8, um pouco mais requintada (184Cv / R$ 140.000,00).

Se você pensar em um carro de Status uma das melhores opções seria o Range Rover. Por anos foi eleito o Rolls Royce das terras e ainda até hoje é utilizado pela família real britânica. No Brasil a versão disponível é a 4.6 HSE (V8 de 225CV) e custa algo próximo dos R$ 225.000,00. A família Range Rover foi lançada em 1970 e o modelo aqui ofertado pertence à geração II (New Range Rover) do veículo. Posterior a 31 anos de projeto a geração III foi anunciada recentemente e está sendo apresentada no salão de Detroit. Isto representa bem a tradição e o conservadorismo dos carros britânicos, apesar da marca pertencer atualmete ao fabricante Ford.

Se você tiver oportunidade de comecer um desses veículos (linha Discovery ou Range Rover) saberá do que estou me referindo.

Mercedes Benz:

O fabricante alemão oferece sua Station Wagons em várias categorias de suas linhas (série C320, série E320 e série E430). São diversas opções motorizações, modelos e preços. Se sua intenção fou um desses modelos podemos fazer um melhor detalhamento destas opções.

Também na estratégia dos Sport Utilities a Mercedes lançou em 97 seu produto. Ofertado inicialmente com motorização de 6 cilindros (218CV) o modelo ML 320 custa o equivalente a US$ 85,000.00. Na sequência o fabricante passou a oferecer o modelo com 8 cilindros ML 430 (272CV) e custa aproximadamente R$ US$ 101,000.00.

Ambos os modelos sofreram recente reestilização no mercado europeu e neste sentido não seria prudente adquirir um desses modelos agora. A questão do preço também é um dificultador, pois ambos os modelos são muito caros.

Mitsubishi:

Você sendo proprietário de um modelo já deve conhecer a qualidade do produto. O fabricante usa como argumento para o modelo o seguinte slogan:

Mitisubishi Pajero: the car, the legend……

Realmente o produto é de reconhecimento mundial, sendo ofertado com sucesso em vários mercados. Aqui no Brasil existem opções para todos os bolsos, gostos, motorizações e modelos.

O mais caro é a Pajero Full motor 3.2 turbo diesel de 165 CV que custa R$ 140.000,00 e a mais barata é representada,,,,,,,,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento