Pergunta

Gostaria de saber quais marcas de veículos oferecem, no Brasil, modelos com transmissão automática.

Valéria Reis de C. Rocha

Resposta

Prezada Valéria,

Vejamos se conseguimos responder as suas perguntas. A princípio vamos considerar somente os modelos nacionais, até porque os modelos importados são quase todos oferecidos com este acessório. Nos EUA o maior mercado mundial de automóveis, carros com câmbio manual, somente aqueles considerados como esportivos. Vamos por fabricantes e por modelos:

Audi:

O fabricante possui vários modelos com câmbio automático, mas seu representante local (Audi A3) só é ofertado com câmbio manual. Existe uma versão do modelo que você troca de marcha na direção, igual aos carros de F1.

Chevrolet:

O fabricante disponibiliza o acessório no Astra, Vectra e Blazer.

Fiat:

O fabricante tinha uma versão do Palio que você trocava as marchas sem pisar na engreagem. Na verdade na tinha embreagem. Como o sucesso do veículo foi muito pouco a Fiat deixou de oferecer este modelo ou está entregando somente sob encomenda.

A linha Marea passou a ser oferecida com câmbio automático. É a primeira vez que o fabricante italiano oferece este recurso em seus vinte e cinco anos de Brasil.

Mercedes Benz:

O Classe A, carro da marca fabricado localmente é oferecido com câmbio semi automático (troca de marcha, sem engreagem) e também possue uma versão automática.

Ford:

A Ford só oferece este recurso na linha Mondeo, que na verdade é importada da Bélgica.

Honda:

O produto “made in Brazil” (Civic) é ofertado com as duas opções de câmbio.

Os outros modelos importados (Accord e CR-V) também possuem este recurso.

VW:

O fabricante já chegou a oferecer a linha Santana com este recurso. Estava presente no modelo topo de linha da família, mas como o mesmo já foi descontinuado, acreditamos não estar mais disponível em nenhum modelo. A linha Golf, com motorização 2.0 pode ser encontrada na versão automática.

São poucos os modelos nacionais que possuem este recurso. Com a chegada do conceito de carros mundiais e o mercado comprando e aceitando mais este recurso é possível que a industria passe a ofertar este acessório.

Infelizmente 80% dos nossos carros vendidos (0 km) são de motorização 1.0. Os fabricantes procuram fazer os carros mais baratos possíveis, pois este é o grande argumento de vendas, nos dias de hoje. Um câmbio automático pode represenatr perto de R$ 5.000,00 (adicional) no preço do veículo. Para o mercado dos populares isto representaria algo próximo dos 30% do valor médio dos veículos.

As informações acima foram decorrentes de uma rápida passada pelas informações dos fabricantes. Pode haver algum erro, mas se você tiver pensando em um modelo específico, podemos fazer uma pesquisa mais focada. Se incluir os importados, neste caso o leque de opções cresce bastante.

Por enquanto já dá uma idéia geral dos poucas opçôes…….

Prezada Valéria,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

 

Agradecimento

Muito obrigada.

Respondendo à pesquisa:

1) a consultoria foi ótima, atendeu plenamente ao que eu queria saber.
2) tomei conhecimento do site por intermédio do “Cadê”. Nunca tinha ouvido falar do site antes.

Acho muito bom que vocês tenham criado um site assim. Vou recomendar e vou ficar freguesa.

Saudações,

Valéria.