Pergunta

Quero adquirir um GM Omega usado e disponho apenas para veículo entre 94 e 96 .

Aqui existem motores 2.0 / 2.2 / 3.0 e 4.1 .

Quais seriam as vantagens se é que existem do 3.0 ?

Oscar Failla

Resposta

Prezado Oscar,

Inicialmente gostaríamos de pedir desculpas pela demora no atendimento aos seus questionamentos. Por motivos profissionais, estivemos fora por quinze dias. Sempre consideramos um tempo de resposta nunca superior a 24 horas e com certeza, seus próximos questionamentos serão atendidos neste prazo.

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas com a resposta abaixo:

Existem algumas diferenças de motorização nos carros pretendidos. Realmente existiram todas as opções por você apontadas e com certeza o motor 3.0 sempre foi a melhor motorização da família Omega. Infelizmente era um motor importado, representando um alto custo no preço final do veículo.

Neste sentido a GM pensou em alternativas locais e resolveu instalar o velho e conhecido motor 4.1 (utilizado na família Opala) e fabricado localmente. Entretanto antes desta decisão a GM mandou seu antigo motor a Empresa Lotus (pertencente ao Grupo GM) para um retrabalho de engenharia no mesmo tentando melhor seu desempenho. Esta melhora de desempenho estava muito mais direcionada a um menor consumo de combustível, pois apesar de uma excelente relação de desempenho, o motor antigo dos Opalas, sempre consumiram em excesso.

O trabalho foi realizado, mas os poucos carros que sairam com estes motores já não tiveram o sucesso dos primeiros modelos. Esta data coincide com a auge das importações e a concorrência dos carros importados também foi decisiva para o baixo volume de vendas do modelo.

Cheguei a ouvir algumas críticas que o motor 4.1 instalado no Omega, acaba trazendo um certo aquecimento a cabine do motorista, representando um certo desconforto ao motorista e passageiro. O ar condicionado do veículo precisa ficar ligado o tempo todo para amenizar esta situação.

Nitidamente o projeto do carro previa a utilização de um motor de 3.0 litros, que apesar de menor, quando comparado ao motor de 4.1 litros, apresentava uma melhor relação de desempenho / benefício.

Já os motores 2.0 e 2.2 estes não atendiam as expectativas do propósito do carro. O 2.0 foi lançado junto com o 3.0 e de início já sofreu inúmeras críticas em relação ao seu desempenho. Na sequência a GM substituiu o 2.0 pelo 2.2 tentando melhorar seu desempenho. Ficou melhor, mas é evidente que para um carro ou perua (Omega Suprema) daquele tamanho, no mínimo um motor de 6 cilindros seria o mais razoável.

O Omega atual é comercializado com uma moatorização de 6 cilindros 3.8 litros que desenvolve exatos 202 CV. Toda esta cavalaria tem seu preço, e o excessivo consumo (7 km/l na cidade) acaba desanimando alguns futuros proprietários. É evidente que quem compra um carro que custa mais de R$ 100.000,00, não deve fazer muito as contas de custos relacionados a consumo de combustível.

Sem dúvidas a melhor motorização no carro pretendido é o motor 3.0. Não se esqueça que este motor era importado e como consequência deve ter um custo de serviços de pós vendas mais caros (peças de reposição estão diretamente associadas a cotação da moeda americana). Ainda assim é a melhor opção. Muitos desses veículos mais antigos são utilizados como carros de praça na região de São Paulo. Com certeza a opção de 6 cilindros é evitada e mostra também um cenário positivo para o outro modelo. Carros de praças, normalmente são um bom termômetro da qualidade dos veículos escolhidos e utilizados.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nélson ,

Vou usar muito de vocês , e tenho uma outra dúvida ligada ao tema automóvel – recebí uma oferta de compra de uma GRAN BLAZER 99 gasolina , e num prêço convidativo – esse carro é um risco em termos de roubo de veículos ?

Aguardando seus comentários aproveito para agradecer os argumentos relativos à motorização do OMEGA , foi muito clara a exposição e realmente coerente .

Com certeza irei indicá-los como referência para consultas ,

Atenciosamente ,

Oscar Failla