Pergunta

Fiquei impressionado com vosso atendimento e atenção.

Queria ainda informação de outros modelos usados de conversíveis que sua equipe sugerisse com uma boa opção.

Atenciosamente,

Marcelo Silveira.

Resposta

Prezado Marcelo,

Sempre nos perguntam sobre os famosos conversíveis e a resposta é quase sempre a mesma. Será que o risco do veículo compensa o investimento do carro. Se você observar as grandes marcas agora desenvolveram seus conversíveis, com capotas rígidas (Mercedes SLK, Lexus 430, Ford Thunderbird, Jeep Wrangler, etc,etc. Ainda que o modelo não contemple a capota rígida instalada no veículo, normalmente o fabricante disponibiliza o acessório para a instalação em casa.

Os conversíveis sempre tiveram mais vuneráveis a assaltos e roubos, sem considerar a possibilidade de entrar água, depois de um certo tempo de uso. No Brasil, a questão da segurança passa a ser ainda um outro ponto a ser considerado, pois cada vez mais as pessoas estão se protegendo com carros blindados, situação completamente contrária, quando comparados aos conversíveis.

Como amante dos automóveis, os conversíveis sempre foram os top em nossas atenções. No ranking dos carros top, podemos destacar: Audi TT, Porsche Boxster, Mercedes SLK, BMW Z3 ou até a BMW Z8. Também temos o Volvo C70, o Golf Cabriolet, o Mazda MX5 (que nos EUA foi o grande prpoulsor da chamada vendas dos roadster de dois lugares), Corvette, Stratus Conversível, Audi Cabriolet 80, Alfa Spider, etc,etc. Em termos de carros nacionais tivemos o Escort XR3 e o Kadetti GSI conversível. Infelizmente os modelos nacionais já perderam bastante o carisma e status de antigamente.

Já quase fui um proprietário de carros conversíveis e na ocasião procurei por dois modelos que me chamavam muito a atenção e ainda possuiam um certo carisma:

Alfa Spider:

Basta ver o modelo e chegar a conclusão do que estamos falando. Foi importado de maneira oficial pela bandeira Alfa, possuia uma motoprização de 6 cilindros (193CV) e tinha uma carroceria assinada pelo estúdio de Pininfarina. O mesmo que assina diversas carros e modelos Ferrari. O carro ainda pode ser encontrado por volta de R$ 45.000,00 e em boas condições. Normalmente os proprietários são fanáticos pela marca e possuem seus carros para utilização em finais de semana.

Audi Cabriolet 80:

Na minha opinião um dos clássicos da indústria automobilística mundial. A linha Audi 80 foi substituída pelo Audi A4, mas a versão 80 Cabriolet, só deixou de ser fabricada com o aparecimento do Audi TT. Até 98 o modelo foi comercializado com relativo sucesso. No Brasil o modelo foi vendido em 94 e 95 e representava o top de linha da marca. Chegou a custar algo próximo dos US$ 100 mil dolares e hoje pode ser encontrado por volta dos R$ 40.000,00. Se o veículo estiver em bom estava, passa a ser um pechincha em termos de dólares. Sempre utlizou mecânica 2.8 (6 cilindros Audi) disponíveis em vários outros modelos.

Não devemos se esquecer do seguro. O que me impediu da compra de um Spider na época era a apólice de seguros R$ 7.000,00 para um carro que valia não mais que R$ 48.000,00.

É o custo do carro importado e ainda conversível…….

Pense bem na hora da escolha. Considerando um outro modelo, não deixe de nos consultar. Temos o maior prazer e satisfação de poder proceder com alguns “palpites”, nas opções de mercado.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento