Pergunta

Primeiramente gostaria de parabenizar a idéia de vcs, nós consumidores ficamos meio perdidos na hora da aquisição de um veiculo.

Minha pergunta é a seguinte: estou para adquirir um Fiat Marea, provavelmente 99/00, mas estou entre uma versão HLX e uma turbo, gostaria de saber a diferença de consumo entre as duas, os cuidados e precauções que deverei ter caso.

Minha escolha seja pela versao turbo, gostaria tb que me falassem sobre a durabilidade de um motor turbinado.

Agradeço desde ja sua atenção,

Fabiano

Resposta

Prezado Fabiano,

Inicialmente vejamos as diferenças de núemros em relação aos motores pretendidos:

Fiat Marea HLX 2.0:

Motor 2.0 de 142CV
Velocidade máxima: 197 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,7 seg
Consumo urbano: 9,0 km/l
Consumo rodoviário: 14,2 km/l
Consumo médio: 11,6 km/l

Fiat Marea Turbo:

Motor 2.0 de 182CV
Velocidade máxima: 227 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,3 seg
Consumo urbano: 8,8 km/l
Consumo rodoviário: 13,3 km/l
Cosumo médio: 11,0 km/l

Ps.: os dados acima foram retirados da revista Automóvel e Requinte n. 24 datada de janeiro de 99.

Pelos números acima chegamos a conclusão que a performance dos modelos são muito parecidas. Se você não é um piloto de testes esta diferença frente a versão Turbo será pouco percebida. Se você ainda comparavar com o novo motor Fiat 2.4 disponível somente em 2001, (160CV) esta diferença de performance diminui ainda mais.

Comprar ou não uma versão turbo ???

Já tive a oportunidade de dirigir uma Marea Turbo e a sensação não poderia ser a melhor possível. Quando o Turbo entra em ação (a partir dos 3.000 rpm), você sente o que representa este tipo de motorização, uma sensação única de direção. Entretanto toda “graça” tem seu preço.

A versão Turbo já tem um preço mais alto, quando comparado a verão normal e o seguro do modelo é muito mais alto (proporcionalmente). As seguradoras caracterizam estes modelos (esportivos) com maior risco e neste sentido seria prudente uma cotação junto ao seu corretor de confiança. Este cenário pode vir a impedir o futuro negócio.

Durabilidade do motor:

Com certeza a fabrica antes do lançamento de seu motor turbo, já realizou diversos testes que atestam a durabilidade de seu produto. Já me perguntaram o mesmo sobre o motor 1.0 VW Turbo. Como o motor é de menor cilindrada, acredito que esteja mais vulnerável em relação aos grandes motores (V6 ou V8), mas ainda assim devem apresentar um bom desempenho.

É evidente que um motor turbo trabalha em maiores regimes e neste sentido deve sofrer um maior desgaste, maiores cuidados, utilização de óleos especiais, etc,etc. Não acredito em problemas em relação a motorização turbo do fabricante italiano.

Esteja atento para como o mercado enxerga esta motorização. Com certeza a versões turbo, acabam tendo uma maior desvalorização, até porque custam sempre mais caro, mas na hora de compra de um semi novo, é mais difícel o público alvo. O mercado acredita que um carro turbo sempre é mais utilizado em condições extremas, ou seja sofreu mais desgate e isto tem o seu preço.

O seguro alto e a desvalorização futura do modelo podem não justificar a sua compra. Pagar por um modelo 99 ou 00 Turbo, seria mais aconselhável um modelo mais novo, ainda que inferior de uma carro 2.0 ou talvez até uma versão 2.4.

Ainda assim se você pretende adquirir um modelo turbo, esteja atento para o estado geral do veículo. Um bom teste drive seria aconselhável, além de uma detalhada avaliação de seu mecânico de confiança. Ainda assim será difícil achar um turbo usado, que não tenha sido utilizado no seu limite. As concessionárias autorizadas seria a melhor estratégia de busca, pois normalmente garantem um pequena garantia limitada (motor / câmbio / 3 a 6 meses), mas com cetreza cobram mais pelo modelo em relação ao mercado de particulares.

A decisão final ainda é sua. Boas pesquisas, boas compras e boa sorte com o novo veículo.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson,

É com enorme satisfação que venho responder a esse email enviado por vcs, ele vai ser muito util para que eu me decida na minha futura compra, ficam aqui minhas sinceras saudações por este serviço que está a disposição de nós amantes de carros.

Respondendo a sua segunda pergunta, achei o site de voces atraves de um site de busca, pois nao sabia a quem recorrer para obter tais informções.

Com certeza passarei adiante o site de vcs para todos aqueles que como eu adoram saber mais sobre automoveis.

Atenciosamente,

Fabiano