Pergunta

Estou interessado em adquirir um Chevrolet Tigra.

Existe assistência técnica e reposição de peças aqui no Brasil? por um preço equivalente aos do mercado nacional?
é possível encontrar um na cor verde metálico, com proteção de cárter, ar e direção hidráulica?

Qual vantagem vcs levam em realizar um serviço gratuito?

São pagos pela indústria automobilística?

No meu caso, procuro um veículo econômico, diferente e que tenha um porta-malas razoável.
ouvi dizer que existe uma versão estilo pick-up, acho que o nome é hatchback, do tigra?
se positivo, existe diferença, além da ausência de bancos traseiros?

O seguro ficaria mais caro em relação aos carros nacionais?

Grato.

Marcos Barp de Almeida

Resposta

Prezado Marcos,

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas com a resposta abaixo:

Compra do Tigra: o modelo foi importado pela GM tentando uma opção no mercado dos veículos pequenos com características esportivas. Competia direto com o Mazda MX3. Infelizmente com o aumento da moeda americana o carro passou a custar muito mais caro e acabou saindo de sua suposta faixa de preço.

Também tinha um agravante que apesar do apelo esportivo, o modelo utilizava mecânica 1.6 do corsa que na verdade desenvolve apenas 100CV. Veja abaixo os números do modelo.

Velocidade maxima: 195 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4 seg
Consumo médio: 14,4 km/l.

O modelo Tigra foi vendido em pequena quantidade e isto pode representar uma certa dificuldade operacional nos serviços de pós venda (manutenções preventivas e corretivas). A GM deve honrar com todos os proprietários que adquiriram o modelo, mas com certeza as peças são cotadas diretamente em relação a moeda americana e a mão de obra deve ser taxada como serviços a carros importados. Neste sentido você teria toda a dificuldade de um carro importado, sem desfrutar das vantagens do mesmo (status, desempenho, etc,etc).

Encontrar um modelo na cor verde metálico. Infelizmente não é este o objetivo de nosso projeto, pois não estamos vinculado a nenhum tipo de loja, revenda ou fabricante. Seria uma irresponsabilidade de nossa parte indicarmos veículos que não conhecemos.

Os sites www.webmotors.com.br, www.carsale.com.br e www.autoz.com.br possuem este tipo de serviço de busca e poderiam te ajudar neste sentido. Apesar de fazermos uma propaganda grátis de nossos concorrentes, nossos serviços se complementam e o que importa é nosso Cliente satisfeito.

Serviço grátis / recebimento da indústria automobilística:

Na verdade o site é pessoal e visa uma possibilidade de trabalho futuro, junto a indústria automobilística. Tenho mais de 20 anos de trabalho na indústria de Tecnologia da Informação, ocupando inclusive um cargo gerencial em uma importante e grande Empresa deste setor, mas resolvi que gostaria de estar mudando de ramo. Mas como trabalhar nesta indústria se meu CV + formação acadêmica não me habilitam para o plano. Sempre gostei muito do mercado de automóveis e estudei muito do assunto.

Resolvi criar o projeto do site e em pouco tempo de trabalho já possuo um dossiê de mais de 370 consultorias respondidas. Deste total, um feedback positivo de aproximadamente 105 consultorais, já recompensa todo o meu trabalho. Este material, no mínimo, já me habilita a uma abordagem junto a esta indústria. Se você possui alguma “networking” nesta indústria, poderia contribuir com meu projeto, divulgando o mesmo.

Desconheço qualquer versão hatchback do modelo Tigra e neste sentido deve haver algum engano em relação ao carro. Infelizmente a GM não deu sorte na escolha de seus modelos importados, pois trouxe em 91 o Saab 9000 (a GM tem participação nesta motadora Sueca) sem sucesso. Em 95 tentou com o Opel Calibra. O carro até que tinha um bom apelo, mas nunca chegou a decolar em vendas. Na sequência veio o Tigra, que no mercado europeu já perdia mercado de longe do Ford Puma.

O atual Omega é importado da Austrália, com relativo sucesso de vendas, junto aos executivos de empresas e pessoas bem suscedidas. Complete diretamente com carros do tipo BMW série 3, Mercedes Benz série C e Audi A4, mas numa relação de preço muito mais em conta. Também acaba representando uma menor exposição junto ao público, fator muito importante em cidades com riscos de assaltos e sequestros.

Em relação a apólices de seguros, realmente as seguradoras costumam sobretaxar os veículos considerados como importados. Também viu-se uma diminuição do número de seguradoras dispostas a fazer seguros a determinados veículos (importados e aqueles menos vendidos) e quando o fazem cobram sobretaxas em seus cálculos de custos. Um Tigra no valor de R$ 20.000,00 terá uma apólice de seguros muito mais cara do que um GM Corsa no mesmo valor.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Fico muito contente pela pronta resposta ao meu questionamento.

A consultoria me foi muito útil.

Quanto ao seu desconhecimento em relação à versão hatchback do tigra, aqui vai a página de onde extraí as informações.

http://www.chevroletcorsa.hpg.ig.com.br/index.htm na opção tigra, vários modelos.

Mais uma vez grato,

Marcos Barp de Almeida