Pergunta

Bom dia, gostaria de obter uma opinião sincera:

Possuo um Astra gls 2.0 hatch, 3portas 99 e estou pensando em trocar de carro.

Eu adoro esse carro, mas devido a onda de insegurança, por ser um carro mais visado, prefiro evitar possiveis sustos no futuro.

Outro motivo para a venda do carro, é no auto consumo de gasolina que ele tem.

Estou procurando uma opção mais economica, pois ando com o carro diariamente, e possivelmente mais segura, que não atraia tanto os bandidos.

Estive pensando no Peugeot 206, ou um VW Gol.

Me indicaram que o carro francês não é uma boa pedida e o Gol tenho medo de também ser um carro muito visado.

Nunca gostei de carro da Fiat, porem dizem que o Palio está muito interessante e bom para dirigir.

Realmente, nao sei o que pensar.

Espero poder contar com uma dica, ou sugestão para aliviar esse meu questionamento.

Atenciosamente,

Daniel Gattaz Stur

Resposta

Prezado Daniel,

Vejamos os teus questionamentos:

Realmente não enxergamos o modelo Astra Hatch como um veículo muito exposto. Se você considerar as ondas de assaltos e roubos o modelo VW pretendido é muito mais vulnerável a este tipo de situação. Em termos de status o seu Astra apresenta uma melhor performance e neste quesito pode representar um maior risco.

Infelizmente nos dias de hoje, qualquer um está sujeito a este tipo de situação e os carros de maior valor acabam mais expostos.

Recentemente uma pesquisa mostrava que carros com insufilm, são menos vulneráveis a este tipo de situação, pois os ladrões nunca tem a certeza do que podem encontrar pela frente (homem, mulher, jovem, segurança, familia, etc,etc).

Pode ser uma alternativa, visto a sua imensa e justificada preocupação. Talvez o item ar condicionado também seja um fator decisivo na troca de seu carro. De acessório de conforto, passou a ser item de segurança, pois andar com os vidros totalmente fechados, diminui em muitos os riscos de assaltos. Se o seu veículo atual não possue este acessório, pode ser uma boa justificativa para a possível troca.

Peugeot 206:

Em nossas consultorias sempre referenciamos o modelo como uma das melhores opções disponíveis em nosso mercado. Já era o campeão de vendas no segmento motor 1.6, e só não tem um melhor resultado no mercado dos 1.0, porque seu posicionamento neste mercado é nos carros mais caros e ainda existem problemas de oferta X procura. Dependendo da cor ou modelo pretendido, existe uma fila de espera.

Exposição:

Infelizmente o modelo francês também acaba representando uma exposição, até porque os primeiros modelos eram importados e muito disto ficou no mercado. Ainda hoje o modelo 1.6 vem da Argentina, mas isto nem chega a representar um veículo importado, mas sim uma estratégia da Peugeot de fabricar determinados modelos em detreminadas plantas. Isto tipo de estratégia acaba representando melhores volumes de produção. Infelizmente com a crise do País vizinho, existe a possibilidade de total transferância da produção do modelo 206 para o Brasil.

O modelo com certeza é uma boa opção, apresenta uma excelente relação custo / benefício. Recentemente (ainda neste final de semana) o fabricante estava ofertando de maneira corporativa (todas as revendas autorizadas) um modelo 1.0 com ar condicionado grátis. É uma das primeiras vezes que se vê o fabricante criando algum tipo de artifício para alavancar vendas do modelo.

VW Gol:

O modelo VW sempre teve a síndrome de um carro muito visado. É evidente que este risco aplica-se mais ao veículo, mas indiretamente seu condutor ou proprietário passa a sofrer mais riscos.

Infelizmente com a chegada do novo VW Polo, existe uma tendência de discontinuar o modelo. A VW atesta que mantém o modelo em produção até 2005 (no mínimo), mas acredita-se que isto só viria ocorrer quando o fabricante tiver a família toda disponível. Station Wagon (Parati) e picape pequena (Saveiro) fazem parte da familia BX, onde o Gol é o campeão de vendas. Considera-se que a perua podia ser substituí-da por uma versão Golf ou Bora Station Wagon. O modelo já é encontrado em outros mercados (EUA) com relativo sucesso. Se isto for verdade fica apenas a questão da Saveiro. Seria muito fácil “cortar” um Polo e transformá-lo em uma picape.

Um outro cenário seria a VW manter somente o Gol de entrada (geração II) para competir fortemente no mercado dos carros 1.0.

Diante deste cenário, representaria muito risco comprar um Gol, nos dias de hoje.

Carros Fiat:

A cada ano a Fiat vem crescendo posição no mercado, já era a segunda colocada em volume de vendas, superando a GM e no ano de 2001, superou pela primeira vez em seus 25 anos de Brasil a VW. Parte de seu sucesso é justificado pelo portifólio e qualidade de seus produtos. A linha Palio é inclusive exportada para a Europa e só isto já atesta a qualidade de nosso produto. Entratanto o projeto já está um pouco ultrapassado e com a chegada dos novos carros (Novo Fiesta, Novo Corsa, VW Polo, Citroen C3, etc,etc) é possível que o fabricante venha a sofrer ainda mais com a concorrência. Uma nova estratégia deve estar sendo conduzida e as possibilidades de uma remodelagem no modelo são inúmeras.

Ainda neste cenário até o Peugeot 206, deve também sofrer com a concorrência, coisa que não acontece nos dias de hoje. Ambas opções (Peugeot 206 e Gol) podem ser considerdas. Seu carro atual repreenta um risco um pouco maior, quando comparado a estes modelos, mas não como um modelo importado, ou mais caro. O elevado consumo de combustível, também pode ser um bom argumento para trocar de veículo. Não se esqueça que seu veículo é considerado ainda um semi novo e sua venda é amplamente prejudicada pelas megas promoções dos fabricantes. Com juros subsidiados, acaba-se comprando um novo, com menor dispêndio, prestações justas e um veículo 0 km.

Infelizmente pouco podemos te ajudar. Nossas considerações foram mais alguns fatos que podem contribuir em vossa correta decisão.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Agradeço em muito a consultoria prestada. Realmente fiquei surpreso com a qualidade da resposta e o dinamismo e velocidade da mesma. Isso é essencial para qualquer site prestador de serviço.

Faço até a sugestão, se esta ainda não foi feita, de tentar de alguma forma, conseguir obter um link nos grandes sites de automóveis, pois é um serviço, muito útil, e que somente nesse site pude encontrar.

Estão de parabéns.

Por fim, tenho ainda uma duvida.

Eu adoro meu carro. Nunca menti pra ninguem que é o carro que sempre sonhei ter. Confesso que a onde de violência assusta, mesmo por que ja tive a impressão de ter sido seguido nas ruas por certa vez. Acredito que tenha sido coincidencia, mas seguro morreu de velho.

Tenho insulfilm de 30% e possuo ar condicionado.

Mas meu maior problema mesmo com o carro, é o alto consumo de gasolina. Uso-o para trabalhar, alem de precisar constantemente sair com ele, para diversos outros motivos, me obrigando a abastecer praticamente a toda semana, quando a kilometragem está ao redor dos 300kms.

Não tenho a VONTADE/DESEJO de troca-lo, mas gostaria que fosse mais economico. E foi essa a problemática minha, para que trocasse o carro.

Não sei se haveria um carro que me satisfazesse tanto quanto este, e que fosse mais economico.
Estive lendo uma reportagem sobre a nova linha do corsa. Vi algumas fotos e me parece que será um carro muito interessante, com a frente do Astra e a traseira do Focus.

(O que me agrada muito)

Como penso em trocar o carro (se realmente for fazer) somente no segundo semestre, ainda dará tempo pra que essa nova linha do corsa saia e consiga ler se realmente estara sendo um bom carro.

De qualquer forma, agradeço a atenção e desde já desejo todas as felicidades do mundo, para a vasta divulgação do site.

Estarei entrando em contato com amigos, parentes, e divulgando-o para eles.

Atenciosamente,

Daniel Gattaz Stur