Pergunta

Tenho interesser em adquirir uma pick-up Dodge Dakota ano 99, que tipo de problemas posso ter.

Uma super desvalorização.

Dificuldades com peças.

Marcos Aurelio Nascimento

Resposta

Prezado Marcos,

Adquirir uma picape Dakota nos dias de hoje seria a pior estratégia de seu negócio. O veículo é excelente, quando ainda era fabricado era considerada a melhor caminhonete do seguimento das picapes médias (Ranger, S10, Toyota) mas infelizmente deixou de ser produzida e isto irá representar sérios problemas nos serviços de pós vendas (manutenções preventivas, corretivas e peças de reposição). Talvez a sua intenção seja justificada por uma excelente relação de preços a qual estes veículos tem sido ofertado, mas com certeza esta oferta já é decorrente deste cenário de dificuldade nos serviços.

Super desvalorização:

Não acredito neste cenário, pois isto já ocorreu quando a Chyrsler anunciou o término da produção da caminhonete e os preços de mercado já estão bem baixos. Menos do que isto já começa entrar numa faixa que nenhum carro oferece a relação de custo / benefício oferecida pelo modelo.

Vejamos quando vale o veículo pretendido baseado em algumas publicações especializadas.

Revista Carro:

Dodge Dakota Cabine Simples
2.5 gas ano 99 R$ 21.200,00
V6 3.9 Sport ano 99 R$ 27.000,00

Revista Motor Show:

Dodge Dakota Cabine Simples
2.5 gas ano 99 R$ 20.800,00
V6 3.9 Soprt ano 99 R$ 23.500,00

Pelos numeros acima verificamos que são valores bem reduzidos, quando consideramos o veículo que estamos adquirindo. A única justificativa para tal oferta está apoiada na dificuldade de serviços de pós vendas.

O seguro também pode representar um dificultador. Normalmente as seguradoras também criam dificuldades na contratação de seguros para veículos descontinuados e esta dificuldade é revertida em maiores custos na apólice.

Uma cotação junto ao seu corretor de confiança, também seria prudente.

A projeto da fábrica do Paraná foi realizado prevendo um determinado número de vendas. Ainda que o modelo fosse muito bem aceito a S10 sempre vendeu mais e a Ranger corria em segundo plano. O maior número de pontos de vendas sempre foram os argumentos para o sucesso das picapes concorrentes, pois a bandeira Dodge, estava presente somente nos grandes centros urbanos.

A fábrica da Paraná consumiu pesados investimentos, o Grupo já sofria com a fábrica do MB Classe A em Juiz de Fora e uma alternativa de produção de outro carro não era viável. Com o volume de vendas registrado o retorno financeiro jamais seria alcançado e quanto maior a demora, maior seria o prejuízo do Projeto.

Resultado:

Fechamento da fábrica do Paraná, desgaste da imagem do fabricante junto ao público e ao governo de estado, pagamento de multas referentes a concessões realizadas e prazos não cumpridos, desemprego, etc,etc,.

Tudo isto acaba atrapalhando a imagem do veículo, que com certeza era uma das melhores opções de nosso mercado em seu segmento.

Talvez as outras opções em nosso mercado (Ranger, S10, Hilux, Frontier, etc) fossem melhores alternativas. Pense no assunto.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento