Pergunta

Gostaria de obter maiores informações sobre o histórico do setror automotivo no Brasil e em Minas Gerais.

Agradecida e espero o retorno.

Irismara Rezende

Resposta

Prezada Irismara,

Infelizmente não vamos poder te ajudar muito, pois o objetivo de nosso Projeto é muito mais focado na consultoria de compra e venda de veículos, focando aspectos de mercado, tendências, especificações, preços, comparativos, etc,etc.

Vamos anexar alguns exemplos de consultorias já respondidas e você irá perceber o objetivo de nosso Projeto.

Como ajuda podemos citar alguns órgãos que podem contribuir em sua busca.

Revista Automotive Business:

(site www.automotivebusiness.com.br) . O publicação é muito focada no ramo de automóveis e com certeza possuem material que pode lhe ajudar. Na edição de 2001 existia uma reportagem sobre os Pólos produtores e Minas Gerais aparecia como destaque devido à fábrica da Fiat.

Site AutoData:

(www.autodada.com.br) . A Empresa é internacional, mas possuem presença forte em nosso País. Por coincidência amanhã haverá um seminário “Tendências da Industria Automobilística” com a participação dos grandes fabricantes de automóveis, caminhões e ônibus.

Os executivos das quatro grandes montadoras estarão presentes neste evento. O mesmo é patrocinado pela Autodata.

Empresas de consultorias:

Dois grandes nomes das Consultorias internacionais possuem escritório em nosso País. Roland Berger e AtKearney são Empresas Internacionais de Consultoria com foco muito grande no segmento automotivo. Trabalham essencialmente para pessoas jurídicas, mas possuem vastos materiais sobre o mercado de automóveis.

Só resta saber se este material estaria disponível para você. Não custa tentar. Via internet você pode tentar a opção: “fale conosco”.

Na semana passada, navegando pelo endereço AtKearney internacional, observei vários documentos de domínio publico referenciando o mercado de automóveis. Infelizmente as reportagens mostravam muito do mercado americano de veículo, que é considerado o maior mercado mundial de automóveis.

A AtKearney também é patrocinadora do evento de amanhã. É impressionante a quantidade de material que este pessoal tem, mas infelizmente este tipo de informação é considerado o “Business” destas Empresas.

Muito destas informações são consideradas estratégias, pois representa o resultado de anos de estudos de um determinado segmento.

Ficamos te devendo esta……

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento