Pergunta

Prezados senhores,

Tenho um GM Omega CD 4.1 aut..Um sr. carro!

Estou com sério problema, gosto muito de viajar, só que no final sempre rola uma estrada de terra.

Estava pensando em um tipo “off-road”, mas com conformto que o omega oferece. Seria possivel?

Qual marca indicada?

Moro no interior de Minas a 100 Km de Belho Horizonte, onde fica as concencionárias e oficinas desse tipo de carro.

Gostaria de uma dica.

Esse tipo de veículo tem de ser novo, uma vez que pode estar “detonado” por colocarem demais em estrada pesada?

Muito obrigado,

Marcelo Amaral

Resposta

Prezado Marcelo,

Sua intenção é a chamada justificativa para os carros SUV (Sport Utility Vehicle). Foi dentro de conceito, carros com conforto e uma capacidade Off Road que surgiu este segmento.

O sucesso é tão grande que em 2000, até mês de novembro este segmento de veículos nos EUA tinha vendido mais que os automóveis (nos EUA as picapes também são classificadas neste segmento) e só não ganhou a corrida, pois houveram as grande promoções de final de ano, para a diminuição dos estoques de automóveis.

Repare que todos os grandes fabricantes fizeram seus lançamentos neste segmento e os que ainda ão possuem esta opção (ex. VW, Porsche) já estão com projetos a serem lançados.

Inicialmente você precisaria definir bem o que pretende, pois se sua intenção for a prática de off road, a escolha seria mais para um utilitário do tipo Land Rover linha Defender. Dentro do segmento nada se compara com a tradição, capacidade, robustez, segurança, durabilidade deste veículo. Com certeza não possui o conforto que seu modelo oferece.

Se pensarmos em uma situação de rodagem em estradas não pavimentadas, as outras opções seriam os utilitários mais requintados, que também possuem uma boa capacidade off road, mas com certeza a configuração dos veículos (bancos de couro, ajustes elétricos, CD player, teto solar elétrico, etc, etc). Neste segmento temos as seguintes opções:

Jeep Cherokee, Land Rover Discovery, Mitsubishi Pajero, Nissan Pathfinder, Ford Explorer, Toyota Hilux SW4, Blazer GM, Suzuki Gran Vitara.

São veículos muito parecidos com o seu Omega, nos aspectos de conforto, todos tem tração nas quatro rodas, ou seja são capazes de vencer obstáculos ou situações da maior necessidade, mas com certeza não foram concebidos para uma utilização mais severa, quando comparado aqueles carros do tipo Jeep, onde as suspensões são de feixes de molas, dimensionadas para uma maior durabilidade.

Não devemos esquecer que excluindo o modelo GM todas as outras opções apresentadas são veículos importados. O Land Rover Defender já é montado no Brasil, com um razoável nível de nacionalização. Neste sentido você estaria mais sujeito aos problemas de um veículos importado. Os serviços de pós vendas (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição, mão de obra especializada) são bem mais caros, as apólices de seguros bem mais caras, ou seja existem todos os inconvenientes de um veículo importado.

Comprar um Sport Utility usado realmente requer um certo cuidado. Com certeza existem muitos destes carros que foram utilizados somente em condições “On Road” e neste sentido você precisaria conhecer a procedência do mesmo. Se a opção for por um modelo 0 KM, com certeza seu investimento seria bem maior.

A Blazer GM tem seu valor próximo dos R$ 70.000,00. As outras opções são a partir deste valor…..

Jeep Cherokee, Mitshubishi Pajero, Ford Explorer, Toyota Hilux SW4 são ótimas opções de compra. Se você encontrar um usado em boas condições, pode pensar em comprar.

Land Rover Discovery, Nissan Pathfinder, também são excelentes produtos, mas tem vendas mais reduzidas e isto pode representar um menor número de revendas autorizadas em sua região.

Prezado Marcelo,

Você precisaria nos passar mais alguns detalhes, tal como montante disponível a investir, carro importado sim ou não, característica da utilização uso diário ou só finais de semana, suas intenções preliminares, etc,etc).

Vamos anexar mais algumas consultorias que falam deste segmento, pois representaria um material adicional na ajuda de sua tomada de decisão.

Uma vez verificado este material, aguardamos maiores informações, considerando inclusive as opções escolhidas. A partir daí podemos focar o trabalho, considerando preços, especificações técnicas, comparativos, considerações, etc,etc.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento