Pergunta

Gostaria de ter informações sobre o Fiat Brava.

Por que ele não é muito popular, ou seja, quase não o vemos nas ruas?

Penso em comprar um, modelo 2000, farei um bom negócio?

E se optar pelo Marea Week mesmo ano?

Como são seus desempenhos em relação ao consumo?

Se utilizar o kit gás?

Lucio Silva Cavaca

Resposta

Prezado Lucio,

Vejamos se conseguimos responder as sua perguntas:

Fiat Brava: Não muito popular.

Lembre-se que quase 80% dos novos carros comercializados possuem motorização 1.0. O modelo Brava da Fiat já pertence a um outro segmento de mercado e tem que dividir os 20% restantes com as outras opções.

Ainda assim vejamos os números do modelo em unidades vendidas:

Ano 2000: 17.027 unidades
Ano 2001: 12.207 unidades

Vamos comparar o volume de vendas de um outro carro que possui também uma motorização 1.6 em diante. VW Golf

Ano 2000: 32.547 unidades
Ano 2001: 32.635 unidades

O Golf ocupa a décima posição no ranking dos mais vendidos e o Fiat Brava ocupa a posição vigésima quarta.

Pelo cenário acima observamos que a situação do modelo não é tão desfavorável assim.

O carro pertence a família Marea (é o modelo Hatch) e a Fiat não iria trazer este carro para o Brasil. Em 1999 o plano era importar o Bravo, modelo Hatch de duas portas, mas devido a variação cambial (o importado ficava muito caro) a fábrica resolveu produzir o Brava, pois utiliza a mesma plataforma do linha Marea (Week / Sedan).

Talvez o motor 1.6 não atenda as necessidade do veículo, frente a concorrência. Na época do lançamento ainda existiam diferenças de alíquota para motores com menos de 100CV. A Fiat lançou os primeiros Bravas com motorização 1.6 e 99CV. Na seqüência esta diferença de alíquota caiu e os carros passaram a ser taxados como 1.0 e não 1.0.

Tarde demais, o motor 1.6 da Fiat só chegava a 106CV com a troca de um Chip. Atende bem as expectativas, mas perde para alguns concorrentes. Tanto que é verdade que na seqüência a Fiat lançou o modelo HGT, com motorização 1.8 de 132CV. O carro tem apelo esportivo e sua motorização atende bem as premissas do modelo.

Não deixe de realizar um teste drive no veículo, para perceber se os 106CV atendem as suas expectativas. Lembre-se que existem 600 carros com motor de 99CV. Evite ser um proprietário de um desses veículos.

Ressalva em relação ao Fiat Brava:

Na Europa o Brava foi substituído pelo novo Fiat Stillo. O modelo também será lançado no Brasil, ainda no final de 2002. A Fiat atesta que manterá ambos veículos em produção (Brava e Stillo) e talvez somente os modelos mais caros da linha Brava (ELX / HGT) seriam retirados, pois o Stillo entra exatamente neste segmento. Ficaria o Braxa SX e os demais modelos Stillo.

Muito parecido com o que ocorreu com a VW. Com a chegada do novo VW Polo a VW retirou os modelos Gol mais caros (1.6, 1.8 e 2.0) permanecendo apenas os de motores 1.0 16V.

Tudo é suposição, mas deve ser pensado.

Fiat Marea Weekend:

Também é uma boa opção, mas neste caso o motor de 142CV é necessário, pois o de 127CV deixa a desejar em termos de desempenho.

Ambos os modelos são excelentes produtos, carros mundiais do fabricante italiano e com certeza também são responsáveis pelo sucesso da Fiat ocorrido em 2001, quando pela primeira vez ultrapassou a VW em volumes de vendas.

Vamos anexar outras consultorias já respondidas para os modelos, pois representam mais material para a sua decisão.

Utilizar o Kit Gás:

Nossa recomendação seria para não realizar este tipo de procedimento. Desconheço a sua utilização para o veículo, mas com certeza o gás só é justificado naqueles casos onde a motorização atual representa elevados consumos de combustível ou o usuário utiliza o veículo em grandes percursos (ex. motoristas de táxi). Os carros da Fiat estão de acordo com os padrões de consumo e devem fazer algo próximo dos 9 km/l no trânsito urbano e 12km/l em estradas. Muito razoável para o desempenho destes motores.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento