Pergunta

O que vcs dizem a respeito da VW Parati 1.0 16V Turbo?

É confiável o motor?

E quanto a revenda?

Obrigado.

Rodrigo

Resposta

Prezado Rodrigo,

Infelizmente não somos muito favoráveis a carros Turbo especialmente quando estamos falando de motorização 1.0. Recentemente a mídia trouxe algumas reportagens sobre o motor Turbo VW versus  o motor Supercharger da Ford e nitidamente aquilo que todos imaginavam veio à tona. Um motor turbo acaba sendo mais vulnerável a problemas pois trabalha em maiores regimes operacionais, representando maiores cuidados, óleos especiais, etc, etc. A vida útil de um motor turbo, com certeza é menor do que um motor normal.

O lançamento do motor 1.0 Turbo por parte da VW, na verdade representou uma estratégia da marca de manter a família BX (Gol, Parati e Saveiro) com atrativos comerciais frente à concorrência. Quem não se lembra de quando a Peugeot lançou o seu modelo 206 no segmento dos carros 1.0. A VW tratou de lançar o Gol com o motor 1.0 mais potente da categoria. Sou mais um Peugeot 206 com 70CV do que um Gol 1.0 com 76CV.

Infelizmente nosso governo taxa de maneira diferente (IPI) os carros 1.0 frente aos outros, ou seja, a versão Turbo acaba pagando IPI de 10%, mas ofertando uma potência de carro 1.6 (112CV) a qual pagaria 25% de IPI. É muito parecido com que a Ford fez com seu Fiesta Supercharger. O Motor é 1.0, ou seja o IPI é de 10%, mas a potência é de 95CV, próxima dos motores 1.6. Em compensação o carro é ofertado por R$ 23.000,00 preço abaixo da média dos carros com motor 1.6. Grande sacada da Ford…….

Ainda existe uma ressalva em relação ao futuro da Perua da VW. O Gol está sob suspeita se continua ou não. A VW jura de pé junto que mantém o Gol por mais 3 anos (no mínimo), mas já existem indícios de um pequeno carro VW (Projeto Tupi) que seria lançado em 2003 com motor 1.0. Como você deve saber o novo Polo não foi lançado com esta motorização e assim o Gol continua atendendo o mercado de populares. Com o lançamento do Tupi e ocorrendo o sucesso deste o Gol passa a ter os dias contados.

Porque desta história: como já havíamos mencionado a Gol pertence à família BX onde ainda estão os modelos Parati e Saveiro. Tirar o Gol de linha significa disponibilizar substitutos para estes modelos. Segundo a mídia especializada a Saveiro seria um Polo “cortado” e a Parati seria atendida por uma Station Wagon do Golf/Bora, já disponíveis em outros mercados.

Neste sentido passa a ser um risco comprar um Parati nos dias de hoje.

Ainda assim se você considerar a compra nossa sugestão seria para um modelo 1.8 frente ao modelo Turbo, a saber.

VW Parati modelo Turbo:

Motor: 1.0 16V
Potência: 112 CV a 5.500 rpm
Torque: 15,8 kgfm / 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,8 seg
Velocidade final: 191 km/h
Consumo médio: 13,9 km/l
Preço sugerido: R$ 29.529,00

Parati modelo 1.8:

Motor: 1.8 8V
Potência: 99 CV a 3.000 rpm
Torque: 15,5 kgfm / 3.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 seg
Velocidade final: 179 km/h
Consumo médio: 12,7 km/l
Preço sugerido: R$ 32.762,00

Pelos números acima verificamos que os carros possuem desempenho muito próximo. Se você não for participar de campeonatos de arrancadas, com certeza o seu dirigir seria muito parecido em ambos os modelos.

Ainda que a versão 1.8 seja mais cara, com certeza numa primeira contratação de seguros para os modelos, esta diferença já seria diminuída em favor da versão 1.8. Infelizmente o carro turbo é sobretaxado nas seguradoras, por ser considerado como uma versão esportiva, ou seja, na proporção o seguro deste carro seria muito mais carro que o carro 1.8.

Em termos de mercado de usado, uma versão Turbo tem muito menos procura do que uma versão normal. Infelizmente o mercado considera um carro turbo como um carro utilizado em condições mais adversas, ou seja, ou carro mais desgastado. Os potenciais compradores para um carro turbo são menores do que os compradores para um veículo 1.8.

Pelas condições acima a versão Parati 1.8 nos parece um melhor negócio quando comparada com a versão Turbo. E na final das contas você ainda não estaria adquirindo um carro com motorização 1.0.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Gostaria de parabenizá-los pela rapidez na resposta.

Tomei conhecimento do site, através de busca, ao procurar sites que pudessem informar características dos automóveis que pudessem ajudar-me na escolha de um novo carro.

Confesso que gostei de toda a vossa explicação, mas por outro lado fiquei com outro problema: qual carro comprar?

Tenho um Astra Sedan 16V 2.0 99/99 completo, em ótimo estado sob todos os sentidos com revisões feitas em concessionárias.

O atual valor de mercado dele me deixou perplexo e em virtude disto estou procurando um outro veículo que tivesse menor perda de revenda no futuro.

Mais uma vez, parabéns pela resposta.

Um abraço.

Rodrigo