Pergunta

Gostaria de conhecer sua avaliação sobre o Peugeot 106 – Cabriolé (conversivel) – qualidade, desempenho, uso na estrada e custo beneficio,

Grato,

Diogenes Walter Oliveira

Resposta

Prezado Diógenes,

Talvez exista um erro na formulação da consulta pois o novo modelo Peugeot a que você deve estar se referindo é o Peugeot 206 CC. (Coupê / Cabriolet).

Se sim vamos aos fatos:

Em nossas consultorias sempre fizemos ótimas referências ao modelo Peugeot 206, tanto no segmento dos carros 1.6, que posterior ao seu lançamento já despontou como número 1, quando foi lançado no mercado de carros com motorização 1.0. Tanto é verdade que os novos lançamentos (Novo Fiesta, Novo Corsa, Novo VW Tupi, Citroen C3, etc,etc) são produtos para brigar com mais força neste segmento dos pequenos.

Diante do sucesso de seu produto e Peugeot tratou de lançar um modelo conversível baseado nesta plataforma. O veículo foi apresentado como carro conceito em 1988 e começou a ser produzido em 2001. Na Europa a fila de espera pelo modelo chega a 9 meses e inicialmente a Peugeot pretende trazer para o Brasil apenas 200 unidades por ano.

Só isto já começa a representar uma exclusividade, além é claro das características do veículo. É um dois lugares, conversível, com capota rígida de acionamento elétrico. Concorrentes próximos;: BMW Z3, Mercedes SLK, Audi TT, etc,etc. Com certeza os carros mencionados representam verdadeiras máquinas automobilísticas, mas custam mais de R$ 150 mil reias, enquanto que o pequeno Peugeot 206 tem seu preço sugerido na casa dos R$ 56.000,00.

Se considerarmos o investimento realizado versus a exclusividade do modelo, a beleza do automóvel, com certeza é pouco investimento para um carro que tem muito a oferecer.

Sua motorização não chega a ser de esportivo, utiliza o mesmo motor 1.6 de 110CV do Peugeot 206 Hatch e Citroen Xsara.

Vejamos os números desta motorização: (fonte Revista Quatro Rodas).

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
Potência: 110CV a 5750 rpm
Torque: 15 kgfm a 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,6 seg
Retomada de 40 a 80 km/h: 7,4 seg
Retomada de 80 a 120 km/h: 10,5 seg
Velocidade máxima: 186 km/h
Consumo urbano: 8,3 km/l
Consumo estrada: 14,1 km/l
Frenagem de 60 a 0 km/h: 15 m
Frenagem de 80 a 0 km/h: 28,1 m
Ruído em ponto morto: 39,5 dB
Ruído a 80 km/h: 65.3 dB
Porta malas: 227 litros
Porta malas com a capota aberta: 91 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1140 kg
Comprimento: 3,84 m
Largura: 1,67 m
Altura: 1,37 m
Freios: discos ventilados frente / discos traseira

Equipamentos de série:

ABS, air bag duplo, bancos em couro, direção hidráulica, faróis com regulagem de altura, CD player, espelhos retrovisores elétricos, rodas de alumínio aro 15, pintura metálica, vidros elétricos, volante revestido em couro.

Opcionais:

Não há.

Ou seja pelo que o carro oferece, mais a exclusividade do modelo, nos parece uma excelente relação de custo / beneficio.

Ressalvas:

# A legislação brasileira exige que o modelo tenha pneu sobressalente e o mesmo foi adaptado no porta malas. Daí aquele pequeno volume de carga apresentado.

# O carro é um 2+2, ou seja caberiam quatro pessoas. É evidente que no banco traseiro há especo apenas para duas crianças.

# Como o modelo é importado e considerado como uma versão meio esportiva, seria prudente uma cotação de seguros junto ao seu corretor. Existem modelos de carros que esta situação acaba inviabilizando qualquer intenção de compra.

Do resto pode comprar de olhos fechados. Os poucos que já vi na rua, fazem o sucesso esperado, a opinião é unânime em relação ao veículo. É maravilhoso e objeto de desejos de muitos…..E olha que não trabalhamos para a Peugeot do Brasil………

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento