Pergunta

Gostaria de saber se o Vectra vai sair de linha e será substituido pelo Astra ?

Helio Fernandes de Oliveira

Resposta

Prezado Hélio,

Este tipo de questionamento é dos mais difíceis de serem respondidos, pois fazem parte da estratégia dos fabricantes.

Acreditamos que a GM não irá tirar o seu modelo do segmento Sedans médios de linha, pois interessa muito aos fabricantes possuírem veículos neste. O modelo Vectra chegou a liderar por vários anos este segmento, mas em 2001, foi perdida a primeira posição para o modelo Honda Civic e a segunda posição da VW Santana.

É claro que a VW consegue este bom resultado pela estratégia comercial adotada para o seu veículo. O Santana, apesar de desatualizado é um carro consagrado, com uma ótima motorização, muito confiável, com bom valor de revenda e uma excelente relação custo / benefício.

A linha Astra já se encaixa em outro segmento, dos carros médio, começou a ser ofertada na versão Hatch apenas e depois veio o modelo Sedan. É evidente que o sucesso do modelo Sedan foi tanto que acabou “roubando” alguns clientes potenciais do modelo Vectra, que decidiram pelo modelo menor.

No mercado atual, quase 80% dos novos veículos são vendidos com motorização 1.0. O que justifica este cenário é que o potenciais compradores acabam investindo menos em automóveis, até por condições financeiras. Quando um fabricante lança carros muito parecidos (Vectra / Astra Sedan) com diferenças de preços justificadas, podem existir uma competição de possíveis compradores dentro do mesmo fabricante.

Ainda assim acho difícil a GM descontinuar o seu produto Vectra frente à permanência da linha Astra. A mesma precisa de um produto a altura para concorrer com os novos lançamentos do mercado (Honda Civic, Toyota Corolla, Fiat Marea, etc,etc).

Em nossa opinião o que deve ocorrer é posterior a todos estes lançamentos no segmento dos pequenos (Novo Corsa Hatch, Novo Corsa Sedan, Celta de cinco portas, uma mini van derivada do Corsa, e mais alguns segredos que não sabemos) a GM deve mexer na linha Astra frente aos novos lançamentos (novo VW Polo, novo Fiat Stilo, novo Citroen C3, etc) tentando manter o produto em níveis de competitividade e na seqüência uma possível mexida na linha Vectra.

Enquanto o Vectra não receber alterações a mesma deve praticar uma política comercial mais agressiva, com custos mais reduzidos ou a oferta de acessórios considerados como opcionais anteriormente e agora disponibilizados como standard nos veículos.

Este tipo de estratégia foi adotada pela Fiat em seus modelos 2003. Na ausência de novos lançamentos o jeito é apelar para uma melhor relação custo / benefício.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento