Pergunta

Gostaria de receber algumas informações sobre os veículos Taurus(Ford) e Mondeo(Ford).

Grato !

Leandro Roman

Resposta

Prezado Leandro,

Vamos por parte:

Em relação ao Ford Taurus, tivemos um pouco mais de dificuldade de obter as informações desejadas, pois o veículo foi importado em pouca quantidade e infelizmente foram poucas as publicações que trouxeram matérias sobre o mesmo. Como o nosso projeto é relativamente novo, não temos muita informação sobre o mesmo.

Ainda assim vale algumas considerações:

Se você está propenso a comprar um destes modelos, se é que podemos das algum tipo de conselho, esqueça. Com certeza você teria sérios problemas em relação aos serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Como as vendas do modelo representaram baixos volumes e o mesmo deixou de ser importado isto acaba representando certos riscos. Infelizmente o modelo nunca chegou a fazer um certo sucesso junto ao público brasileiro, pois nitidamente pertence à classe de carros feitos ao público americano. É muito grande, muito futurista e aquele vidro traseiro redondo nunca caiu no agrado.

Vejamos alguns números do modelo de acordo com algumas publicações especializadas:

Automobile Magazine – Buying and Leasing 97

De acordo com a publicação em 1997 o modelo era ofertado com duas motorizações:

# 3.0 L OHV V6 com 145 HP

# 3.0 L DOHC V6 com 200 HP

Transmissão automática, ABS, duplo air bag eram equipamentos padrão no veículo.

Não tenho a informação correta, mas acredito que o modelo disponibilizado em nosso mercado era o de 200HP, adaptado para o nosso combustível. Normalmente isto acaba representando uma diminuição de potência.

Ficamos te devendo esta………………………..

Ford Mondeo:

Também um outro veículo que ainda não deu certo, mas com a recente reestilização sofrida pelo mesmo, tido indica que agora vai.

No início das importações a Ford começou a trazer sua linha Mondeo. O carro não chegou a vender bem e na seqüência sofreu uma pesada reestilização no mercado Europeu. Esta reestilização foi representada pelo aumento das lanternas traseiras (aquelas que sobem junto ao capô da mala), bem como a adoção da nova frente (Estilo EDGE) a todos os carros da linha (parecido com o Ka, o Focus, e outros modelos).

Posterior ao lançamento em nosso mercado local, criou um certo problema aos antigos proprietários da versão anterior (nitidamente ficaram com um mico nas mãos) e o novo modelo também não chegou a agradar o público brasileiro. Mais uma vez o carro não tinha a cara do Brasil. Era muito grande e com um certo futurismo.

Um outro ponto que sempre foi contra o veículo foi a motorização adotada:

Em um primeiro momento a Ford importou a família Mondeo com uma motorização 2.0 de 130CV.

Vejamos as informações deste modelo:

Motor: Dianteira, transversal, 4 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas / cilindro.
Potência: 130CV a 5.700 rpm
Torque: 17,9 kgfm a 3.700 rpm
Injeção multiponto seqüencial
Aceleração de 0 a 100km/h: 10,7 seg
Consumo cidade: 10,1 km/l
Consumo estrada: 13,6 km/l
Velocidade máxima: 200 km/h
Freios a disco na frente
Freios a tambor traseiros
Rodas de alumínio aro 15
Comprimento: 4,56 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,42 m
Peso: 1.330 kg
Tanque: 61,5 litros
Porta malas: 414 litros

Pelos números acima até parece razoável o desempenho do modelo, mas a grande reclamação pelo baixo volume de vendas do modelo era a falta de potência do mesmo, frente aos veículos concorrentes de sua categoria. Também existia uma versão deste veículo com câmbio automático e neste caso a reclamação por desempenho era ainda maior.

A Ford até mudou a estratégia e na seqüência resolveu trazer o Mondeo com motorização V6. Infelizmente a época da chegada deste modelo coincide com o aumento de moeda americana, ou seja, o carro passou a ficar muito caro, para um veículo que já tinha um resultado não muito bom.

Foram poucos os modelos V6 comercializados pela montadora. A importação representava o topo de linha (versão Guia) e o mesmo pode ser diferenciado na rua devido a um enorme aerofólio traseiro, rodas especiais, banco de couro, teto solar, etc,etc. Este sim era um veículo de categoria, mas ofertado numa relação custo / benefício não muito atraente.

Novo Ford Mondeo:

Este com certeza é uma das armas da Ford numa retomada de mercado, não só em aspectos locais, mas como em um mercado internacional.

Existem muitos comentários que o novo Mondeo é cópia fiel do VW Passat. Dizem que a Ford fez um Passat melhorado, até porque o atual presidente da Ford Design, havia trabalhado na VW, incluindo uma participação no projeto inicial do Passat.

O novo modelo é oferecido com um novo motor, que apesar da suposta baixa potência (142CV) fornece um torque que chega a assustar (19,4 kgfm a 4.500 rpm). Isto representa uma ótima dirigibilidade.

O melhor disto tudo. O carro está sendo oferecido por R$ 73.000,00. O mais próximo disto é o VW Passat que custa mais de R$ 92.000,00. Com certeza a Ford irá dar trabalho a VW no segmento de Sedans de luxo……..

Se sua intenção de compra é esta, com certeza é uma das melhores relações custo / benefício de nosso mercado de automóveis.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento