Pergunta

Gostaria de saber se o Seat Cordoba saiu de linha ???

Na concessionária não há nem o modelo 2002!

Leandro Gomes

Resposta

Prezado Leandro,

Esta é uma pergunta um pouco difícil de ser respondida visto a incerteza que representa a Operação Seat no Brasil.

Se observarmos a mesma iniciou-se com a liberação das importações e várias concessionárias VW foram homologadas para a distribuição da marca. O sucesso foi pequeno, até porque o portifólio de produtos da marca não dava para competir com as outras opções do mercado.

Muitas revendas VW deixaram de representar a marca. Num segundo momento a Seat voltou, considerando uma distribuição mais seletiva, pois supostamente o produto Seat deveria ter um diferencial em relação à marca VW. Este diferencial seria uma operação na pré-venda, bem como no pós-vendas com um maior foco no Cliente.

Infelizmente ainda carecem de um portifólio de produtos, pois o Ibiza nunca chegou a decolar, mesmo sendo ofertado com motorização 1.0, e o Seat Córdoba, era uma versão melhorada do Polo Classic. Ainda que fosse melhorada, tinha o problema de um veículo importado, supostamente com um pós-venda mas difícil (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição, mão de obra especializada).

Diante desses fatos, considerando ainda a alta da moeda americana, que acaba representando uma falta de competitividade do modelo importado, frente ao modelo nacional, eu particularmente achava que a Operação teria uma tendência a ser descontinuada.

Entretanto a mídia especializada já vem anunciando que até o final do ano, dois novos modelos serão disponibilizados (Seat Leon, Seat Toledo) e o modelo Ibiza já sofreu uma reestilização na Europa, ou seja, estaria mais competitivo junto aos concorrentes.

Ainda assim seriam modelos importados e com certeza estão na dependência da moeda americana. No mercado dos pequenos, não acredito que a VW (holding do grupo onde a Seat, está ligada) consiga trazer o modelo com um valor bastante competitivo.

Neste cenário, se observarmos a opção do Córdoba, a coisa é pior ainda. Quando o mesmo era ofertada com juros subsidiados, valor próximo dos R$ 27.000,00, ninguém comprava, imagine agora, com a chegada de novas opções no mercado (novo Polo, Novo Fiesta, novo Fiat Stilo, Citroen C3, novo Corsa, Novo GM Meriva, etc,etc).

Eu particularmente gosto muito do design do veículo, mas o volume de vendas do carro é que justifica a estratégia de uma marca no mercado.

Não acredito que a VW irá tirar a marca, pois a Seat é uma das estratégias do fabricante de vincular os seus produtos a uma linha mais esportiva. A VW é representada nos ralis pela marca Seat.

Infelizmente o sucesso da marca irá depender do que será oferecido ao mercado, bem como o portifólio de produtos. Com certeza a opção Córdoba está com os dias contados, pois serão poucos os compradores deste modelo. Talvez isto justifique a ausência do modelo nas revendas da marca. Novo Ibiza, Seat Leon e Seat Toledo, com certeza são excelentes produtos, consagrados no mercado Europeu que podem alavancar as vendas da marca em nosso mercado local.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson,

Estou extremamente grato e satisfeito com a sua atenção em relação ao meu questionamento.

Tive acesso ao site através de uma busca no “Cadê”. O meu problema é que tenho a oportunidade de adquirir o carro do meu pai, que é um Cordoba ano/modelo 01/01 com 15.000 Km rodados, mas como não saiu o modelo 2002 e na revenda não sabem quando o 2003 sairá, fiquei meio indeciso.

Na dúvida, resolvi procurar outros carros e simpatizei muito com o custo/benefício do Fiat Marea, porém o valor do seguro desencoraja um pouco. Achei um Marea 2000 com 25.000 Km rodados em uma agência que, apesar de estar com as maçanetas externas (todas) desgastadas, está em bom estado de conservação.

No meu lugar o que você faria? Com qual dos dois ficaria? Se tiver alguma sugestão de outro veículo com as mesmas características dos mencionados (completo, 4 portas e pouco rodado)ficarei feliz em ouví-la.

Mas uma vez obrigado pela atenção e parabéns pelo seu trabalho, que de uma forma bem simples ajuda a difundir a importante ferramenta que é a informação entre nós consumidores.

Um abraço,

Leandro Gomes