Pergunta

Gostaria de adquirir uma Pick up.

Das existentes no mercado filtrei algumas e me encontro atualmente com três modelos.

Gostaria de saber de vcs as vantagens e desvantagens de cada uma e qual vcs me aconselhariam adquirir.

Elas são: S-10 Executive 4×4 diesel, Ranger XLT 4×4 diesel e Frontier Nissan 4×4 Nacional modelo mais completo de mercado.

Desde já agradeço as informações e aproveito para parabenizá-los pelo site.

Atenciosamente,

Maurício Carvalho C. de Oliveira

Resposta

Prezado Maurício,

Desconheço a cidade onde você mora e talvez isto possa representar um problema na compra de uma das opções lançadas, mas se em sua região você dispõe de uma revenda autorizada Nissan, não existem sombras de dúvidas. O modelo é a melhor opção entre as três.

Atualmente a Nissan possui 45 revendas autorizadas e até o final do ano pretende abrir mais 10 pontos. A GM possui exatos 502 e a Ford 396. Se sua cidade já foi escolhida para se ter uma revenda da marca, sorte deles pois já estaria colhendo os frutos de um “prospect” comprador. Se não, a preocupação começa a ser maior, pois os serviços de pós-vendas (manutenção preventiva, manutenções corretivas, peças de reposição, mão de obra especializada) são fundamentais no dia a dia de seu veículo.

Era esperado que o modelo Nissan fosse superior aos modelos mais antigos. O veículo aqui disponibilizado é muito parecido com a versão americana, que faz um grande sucesso naquele País. Fazemos esta referência, que o sucesso naquele que é o maior mercado de automóveis no mundo, já representa um passaporte para a qualidade do veículo.

A Toyota também remodelou o seu veículo, mas infelizmente disponibiliza aqui a serie Hilux. Não que o veículo não seja bom, mas nos EUA, o veículo japonês que concorre com Nissan Frontier, SS10 e Ranger é a Toyota Tacoma. Se estivesse disponível em nosso mercado, com certeza varia parte de suas opções de compras. É evidente que tudo tem uma explicação. A Toyota fabrica a série Hilux na Argentina e em função de acordos do Mercosul, os carros vindos dos países vizinhos são tarifados com menores valores frente à importação de outros mercados.

A Mitsubishi teima com sua L200. Nos EUA a picape oferecida é mais parecida com um Pajero “cortada”. Ale disso o modelo possui uma motorização que deixa a desejar, quando comprarmos com os veículos da concorrência.

Sua filtrada na escolha dos modelos, acabou nas três principais e melhores opções.

Vejamos os volumes de vendas:

Ano 2000:

Chevrolet S10: 24.464 unidades vendidas
Ford Ranger: 15.545 unidades vendidas

Ano 2001:

Chevrolet S10: 27.511 unidades vendidas
Ford Ranger: 14.188 unidades vendidas

Ano 2002 (até abril):

Chevrolet S10: 7.890 unidades vendidas
Ford Ranger: 3.505 unidades vendidas

É evidente que a Nissan não entraria em lista de vendas, pois até então era importada do Japão. Atualmente Ranger + S10 respondem por 80% do mercado de picapes médias. Se a produção local da Dakota não tivesse interrompida, com certeza a divisão deste mercado já seria outra, pois o produto era bem superior em comparação com estes dois modelos.

O restante é divido entre os outros até a chegada da Nissan, que deve mexer um pouco com esta divisão da pizza.

Os números acima mostram que S10 e Ranger são excelentes veículos e vem evoluindo a cada ano.

Atualmente a Ranger é a que possui a maior motorização, que apesar de ser apenas 3 CV há mais, a tecnologia empregada no motor International Power Stroke, torna a picape Ford a melhor opção.

S10 e Frontier utilizam o mesmo motor MWM Sprint de 132 CV.

Vejamos algumas considerações publicadas recentemente na Revista Quatro Rodas:

Desenho:

1) Frontier
2) Ranger
3) S10

Concordamos plenamente. Até achamos que a última remodelada realizada pela GM deixou o seu veículo mais feio. A versão anterior (a opinião não é só nossa) era bem mais bonita. A Ranger também já conheça a sofrer com o tempo. É pena que a Nissan não tenha lançado o seu modelo com um bagageiro disponível no mercado americano. O mesmo vai acoplado na capota do veículo e dá uma aparência toda especial no mesmo. Como é a mais bonita, não precisaria destes artifícios que com certeza representaria um custo adicional ao modelo.

Conforto:

1) Frontier
2) Ranger
3) S10

Segundo a Revista o conforto na Frontier é melhor, quando comparado a S10 e Ranger

Segurança:

1) Frontier
2) Ranger
3) S10

Segunda a revista a Frontier traz ABS nas 4 rodas e EBD encarregado de distribuir a pressão de frenagem nos eixos.

Estas avaliações representam o que seria de um novo produto no mercado. Isto representa uma premissa de sucesso num segmento tão competitivo, considerando ainda quando a estratégia adotada pelo fabricante é de um aumento (ou entrada) de participação no mercado.

Vamos anexar uma tabela que dá uma idéia dos números mais importantes dos três modelos.

Excluindo a questão do ponto de venda se este quesito é atendimento de maneira satisfatória em sua região, não há duvidas, a picape Nissan seria a melhor opção.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento