Pergunta

Caros, tenho a intenção de vender meu carro.

Como a distância entre minha casa e o local onde trabalho é muito grande, uso minha moto no dia-a-dia.

O uso que faço do carro é muito esporádico: menos de uma vez por semana.

Pretendo substituir meu carro atual por um automóvel antigo, algo como um Karmann Ghia, de preço compatível com meu Gol.

Pergunta: que carro vocês me aconselhariam e quais os lugares onde devo procurá-lo?

Obrigado!

Facundo Guerra

Resposta

Prezado Facundo,

Esta pergunta é meio difícil de ser respondida.

Inicialmente você pretende comprar um carro antigo e neste sentido deve ter em mente os problemas relacionados ao pós-venda (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição, mão de obra especilizada). Manter carros com mais de 10 anos de vida e sendo estes aqueles modelos mais raros com baixo volume de comercialização é com certeza uma maior preocupação. É o custo da exclusividade, ou seja, não da para “fugir do rebanho” sem um risco adicional.

Com certeza possuir um Karman Guia é o sonho de muitas pessoas, pois o carro já foi considerado um ícone da nossa industria nacional e permanece com o carisma de um “Dream Car”. Entretanto será muito difícil você achar um veículo deste em bom estado e os poucos que existem com certeza pertencem a colecionadores ou aficcionados pelo modelo..

Onde encontrar:

Em São Paulo nas terças-feiras (período noturno) existia uma feira de carros antigos no estacionamento do Pacaembu. Devido a problemas de infra-estrutura esta feira foi transferida ao Parque do Anhembi, mais precisamente no Sambódromo.

Seria prudente uma confirmação do evento.

Que veículo comprar:

Esta é a pergunta que vale um milhão: indicar a compra de um carro zero já é difícil. Comprar um antigo o cenário fica mais reduzido ainda.

Se pudesse escolher optaria por um Porsche 356. Não sei se você conhece o veículo, mas nos EUA o carro original e em bom estado é vendido por mais de US$ 200 mil. No Brasil a Enveno chegou a produzir uma réplica do modelo que inclusive ganhou diversos prêmios internacionais pela qualidade dos veículos. Depois este ferramental foi vendido para a CBP (uma empresa que fabricava capacetes) e mais recentemente a Empresa Chamonix. Este vende e exporta algumas derivações do 356, como o Speedster. Não se comparava com os primeiros Envemos.

Vale lembrar que sou meio louco pelo modelo, possuindo muita documentação sobre o veículo.

Todo o cuidado é fundamental na busca de seu modelo antigo. Existiam aqueles modelos considerados como sonhos no passado e que hoje são rotulados de carros fora de moda, ainda que se em bom estado existem diversos apreciadores e também potenciais compradores. Um Maverick V8 é um bom exemplo. Quem não queria um modelo deste, com motor V8, faixas pretas, entradas de ar no capô.

Tudo é possível e dependerá muito do estado geral do veículo. Outro dia na Praça Panamericana em São Paulo, encontrei um grupo de proprietários dos famosos Pumas. Todos estavam em perfeito estado de conservação.

Em Alphaville encontrei um proprietário de um MP Lafer (réplica do famoso MG), também considerado um ícone de nossa industria automobilística. Estava em ótimo estado e o colega estava fazendo um razoável sucesso com o modelo.

Existem muitas opções entre elas: o Miura Targa, Miura Spider, SM 4.1, Farus, Puma GTB, Ford Landau, Opala 6 cilindros, alguns modelos da Chrysler, os chamados veículos Off-roads, etc,etc.

Seria uma injustiça falar que um veículo é menos indicado do que outro, pois veículos antigos são comprados pela emoção e não pela razão.

Sua escolha sobre o Karman Guia é correta em termos de carro, pois é um VW e neste sentido pode ser facilmente consertado. Até hoje a mecânica VW refrigerada a ar é utilizada em alguns modelos de menor escala.

Vamos nos falando…….antes da compra final

Ficamos te devendo mais informações.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Obrigado pela resposta!

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
A qualidade da sua resposta foi excelente. De maneira bastante transparente, colocou dificuldades e aspectos que não havia levado em conta em um primeiro momento.
Nota-se que o consultor que me atendeu possui um conhecimento técnico profundo – mais que isso, paixão pelo que faz.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???
Através de um amigo.

Facundo