Pergunta

Gostaria de saber as diferenças de preço e consumo de gasolina das picapes S10 1998 e Ranger 1998.

Qual o melhor negócio em matéria de custo-benefício?

Leandro Ronkoski

Resposta

Prezado Leandro,

Sua pergunta é um pouco difícil de ser respondida, pois os volumes de vendas das picapes S10 e Ranger correspondem atualmente a 80% do mercado de picapes médias. Neste sentido observamos que estamos falando dos melhores produtos do mercado.

É bem verdade que as outras opções são apenas disponibilizadas com motores a diesel e existem algumas considerações a serem acrescentadas. A Dodge Dakota veio para o mercado para competir em igualdade com os modelos citados. Infelizmente deixou de ser produzida no Brasil, pois os volumes de vendas na época eram muito baixos para a depreciação dos investimentos realizados na fábrica do Paraná.

A Nissan Frontier conheça a ser fabricada, também no Paraná e com certeza será uma forte concorrente para a S10 e Ranger. Talvez um dificultador inicial seja o número de pontos de vendas e serviços, mas com certeza a Nissan em parceria com a Renault (A Renault detêm uma grande parte da Companhia Japonesa) irão melhorar cada vez mais sua rede de distribuidores.

Vejamos os números de vendas dos modelos citados, nos dois últimos anos:

Ano 2000:

Chevrolet S10: 24.464 unidades vendidas
Ford Ranger: 15.545 unidades vendidas

Ano 2001:

Chevrolet S10: 27.511 unidades vendidas
Ford Ranger: 14.188 unidades vendidas

Ano 2002 (até maio):

Chevrolet S10: 7.890 unidades vendidas
Ford Ranger: 3.505 unidades vendidas

Pelos números acima verificamos que o modelo GM tem uma leve preferência junto ao público. Parte deste cenário é justificado, pois o modelo Ford é importado da Argentina. Na verdade não representa um veículo importado, mas sim uma estratégia do fabricante de produzir determinados produtos em determinadas plantas. A Argentina ficou com a responsabilidade das picapes médias Ford. Em função da crise no País vizinho a Ford tem deixado de exportar seus produtos para aquele local e conseqüentemente a impostação passa também por problemas.

No esquema atual se um dólar é exportado o mesmo um dólar deve ser importado, sem taxações adicionais. Com estamos mais comprando do que vendendo, este excedente de compras acaba sendo taxados com altos impostos. Existe uma tentativa para reverter à situação, ou seja, importamos 3 dólares e devemos exportar 1 dólar com as mesmas taxas de importação. Seria uma maneira de equilibrar a balança comercial junto ao País vizinho. O cenário acima explica um pouco a vantagem da GM no mercado de picapes em relação a Ford. Como seu produto é fabricado localmente é só vender……

Vejamos os números dos modelos baseado em uma publicação especializada (Revista Motor Show, Edição 186 – Setembro de 98).

GM S10 STD 2.2:

Motor: 2.2
Potência: 106 CV
Aceleração de 0 a 100km/h: 14,1 seg
Velocidade máxima: 155 km/h
Consumo médio: 10,5 km/l

GM S10 DLX 4.3:

Motor: 4.3
Potência: 180 CV
Aceleração de 0 a 100km/h: 10,5 seg
Velocidade máxima: 180km/h
Consumo médio: 10 km/l

Ford Ranger 2.5:

Motor: 2.5
Potência: 121 CV
Aceleração de 0 a 100km/h: 14,7 seg
Velocidade máxima: 155 km/h
Consumo médio: 10 km/l

Ford Ranger 4.0:

Motor: 4.0
Potência: 160 CV
Aceleração de 0 a 100km/h: 10,8 seg
Velocidade máxima: 160km/h
Consumo médio: 10 km/l

Desconhecemos as suas intenções de compras em relação a motorização (4 cilindros ou 6 cilindros). Com certeza o desempenho das picapes é muito diferente e o consumo também. Normalmente não questionamos valores publicados em revistas especializadas, mas o consumo do maior motor é bem maior que o motor de 4 cilindros.

Se você não pretende carregar cargas, talvez a opção de 4 cilindros atenda as suas expectativas. Se você for andar com a caçamba cheia, o motor de 6 cilindros passa a ser a melhor opção.

Sua duas opções representam o que há de melhor no segmento das picapes.

Particularmente tenho uma certa preferência pelo modelo Ford, mas a opção é bem pessoal e muito justificada na questão do design da picape. Com certeza qualquer uma das opções será uma boa escolha.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

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2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento