Pergunta

Olá, estou ne eminência de comprar uma automóvel 0km, vi uma oferta de um Gol Power 1.0 16 valvulas 2002/2002 com ar e direção por R$20600, porém o ar condicionado não vem de fábricam, sendo o kit original colocado em uma emprese especializada no Rio de Janeiro (Refricentro), porém algumas pessoas não me acondelharam comprar um carro com ar instalado.

Gostaria de saber se esta informação procede ou se posso fazer o negócio tranquilamente.

Agradeço a atenção e aguardo resposta o mais rápido possível.

Thiago Marchon

Resposta

Prezado Thiago,

Com certeza o sistema de ar condicionado é um dos itens de deveriam vir instalados de fábricas.

Instalar um sistema de ar condicionado não significa apenas um compressor de freon com o objetivo de resfriar o ar. Existem diversas alterações no veículo necessárias a este novo acessório. Por exemplo os dutos de distribuição de ar. Se não tiverem um revestimento apropriado aquele ar refrigerado perderá sua eficiência e quando lançado no interior do veículo já estará numa temperatura mais elevada.

O Acessório Ar condicionado custa muito quando se compra um veículo 0 km, pois seria a diferença de preços de todos os componentes que deveriam ser alterados nos veículos. Não acredito que a industria automotiva produza veículos com a chamada preparação para o ar condicionado, ou seja, os componentes diferentes já estariam instalados, restando apenas o compressor e mais alguns itens.

Certa vez verifiquei que até um jogo de amortecedor para um Monza com ar condicionado era diferente para o veículo sem ar condicionado. Justificativa: o peso adicional do sistema pedia um amortecedor com maior capacidade de absorção. É evidente que estes compressores também evoluíram, ou seja, pesam menos, consomem menos, etc,etc.

Ainda assim um carro com ar condicionado tem muitos outros itens adicionais quando comparado com um veículo similar sem o acessório. Com certeza a bateria deverá possuir mais carga. Os circuitos elétricos deverão ter um maior dimensionamento pois a corrente elétrica (carga) exigida será maior. Os fusíveis de proteção deverão ser trocados, etc,etc.

Mexer na originalidade do veículo quando representa a instalação de acessórios mais complicados (ex. ar condicionado, freios a disco, direção hidráulica) é a pior estratégia possível. Na hora de vender o veículo não representará um diferencial e sim um dificultador da venda. Existem alguns componentes que deveriam vir instalados de fábrica e o ar condicionado é com certeza um deles.

O dono da revenda autorizada questionará tudo o que estamos falando pois irá argumentar que faz todas as mudanças exigidas pelo fabricante. Esqueça…..

Até em termos de garantia do seu veículo, se algum problema mais grave ocorrer com o mesmo e a revenda autorizada quiser alegar que as características originais dos veículos foram alteradas com certeza é uma situação que você irá viver.

Este tipo de loja seria mais destinado para aqueles proprietários de veículos mais antigos que não possuem ar condicionado mas gostariam da instalação do mesmo. O carro estria fora do período da garantia e os riscos seriam mínimos.

Até mesmo a instalação em uma revenda autorizada seria um pouco questionada. Existem aqueles casos onde todos os acessórios são instalados em revendas. A GM vende o Celta sem acessório algum. Qualquer configuração pedida será instalada na revenda, mas entenda que esta é uma maneira de fazer carros mais simples e transferir parte de produção ao ponto de venda. Com certeza um kit de ar condicionado do Celta é acompanhado de um treinamento prévio do instalador, ,, lista de componentes, kit completo, continuidade da garantia, testes de funcionamento, registro da instalação, etc,etc.

Caro Thiago,

Se você quer um ar condicionado no seu veículo e a estratégia é bem correta pois além da segurança representa um maior conforto e um melhor valor de revenda futuro você irá precisar investir neste. Considere a compra do mesmo somente se for original de fábrica. Um veículo novo, ainda sob o período da garantia só deve entrar no revendedor autorizado.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Olá, primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo trabalho realizado.

Enviei uma pergunta e fui prontamente atendido com excepcional qualidade da resposta, sanando a minha dúvida.

No entanto, gostaria de mais uma informação.

Há algum problema possível em comprar um Palio ELX completo Okm, porém ano 2001/2002?

O preço está muito bom, R$19.490,00 .

O vendedor da loja me explicou que o carro é de queima de estoque e por isso estaria abaixo do preço, não havendo nenhum problema com o mesmo e que este viria diretamente da concessionária.

Será que posso confiar?

Peço encarecidamente urgência na resposta pois preciso decidir ainda hoje.

Obrigado e até a próxima.

Thiago Marchon