Pergunta

É possível a adulteração da kilometragem dos automóveis com marcador digital?

Como identificar?

Danilo Mansano Barioni

Resposta

Prezado Danilo,

Com certeza tudo é possível.

Não somos muito especialistas nesta área mas é possível sim realizar esta operação.

Antigamente com os velocímetros mecânicos o pessoal desmontavam as engrenagens e voltavam os números pretendidos. A unica diferença que representava uma verdadeira engenhoca, pois a cada 10 unidades de um número o seguinte era acionado e assim por diante.

Não acredito que nos sistemas digitais isto seja possível, ou seja, diminuição por dezenas, centenas ou milhares. O que seria possível é resetar o marcador que significaria que o mesmo voltaria a casa dos 0 km.

Acredite ou não. Eu era um proprietário de uma Marea Week que foi possível retornar uma única vez o marcador para a posição 000. Nitidamente o recurso existe pois depois que o carro sai da fábrica, entra nos caminhões de transporte, chega na concessionária e faz a revisão de entrega alguns quilometros são percorridos.

Ninguém gosta de comprar um carro 0 km com alguns quilômetros rodados. Com um duplo toque (não me lembro direito do procedimento) era possível retornar o marcador para a posição de 0 km (uma única vez). Com certeza não usei de má fé da utilização do sistema até porque o veículo era pessoa jurídica e não podia perder a referência para as revisões futuras (a cada 20.000 km).

Se você está pretendendo comprar um veículo usado e está preocupado com a originalidade ou não da km, esqueça. Neste mercado ou cenário o que vai valer é o estado geral do veículo. Se a mesma está apontando uma km muito baixa até seria possível de verificação, visto o estado geral do veículo. Veículos com 10.000 km são veículos muito pouco rodados, ou seja, não possuem aquela sujeira característica de um veículo mais antigo, ou mais rodado. Um veículo que já rodou 50.000 km não pode ter seu marcador alterado para 10.000, pois nitidamente você perceber um desgaste maior do mesmo.

Existe também uma atividade que acaba dificultando esta avaliação. Nos dias de hoje existem serviços chamados de rejuvenecedores de veículos, ou seja, além daquele polimento tradicional, o pessoal considera uma limpeza geral no veículo, motores, grades, borrachas, internos das portas e porta-malas, etc,etc. Um carro saído deste salão de beleza automotivo é quase um carro novo.

Talvez o mais prudente seria tentar uma loja especializada em velocímetros. Vamos indicar algumas lojas especializadas em velocímetros e você poderia consultar a sua dúvida. Se eles não puderem te atender o resto seria apenas especulação sobre o assunto.

VELOBAKAR (www.velobakar.com.br) fone (11) 3224-0571 ou 223-2990

Ficamos te devendo esta……….

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Estou interessado em adquirir um Brava, gostaria, se possível, que vocês me fizessem uma avaliação, enumerando os prós e os contras.

Aproveitando, e não querendo abusar da valiosa e elogiável prestatividade que vocês me dispensaram, gostaria também de saber as vantagens e desvantagens do GOL e Parati Turbo.

O preço que a VW pede neles é mesmo muito alto ou estou equivocado?

Agradecido, desde já, gostaria de dizer que a resposta da primeira pergunta que enviei, relativa à adulteração dos hodômetros digitais, foi satisfatoriamente respondida, pelo que parabenizo o serviço prestado por vocês.

Tomei conhecimento do site através do Cadê, e estejam certos de que indicarei para amigos.

Danilo.