Pergunta

Quero saber se é um carro ruim de comércio, pois prentendo comprar um (Omega)

Alessandro dos Santos

Resposta

Prezado Alessandro,

Inicialmente precisamos saber de que veículos estão falando.

Poderia ser dos veículos Omega geração antiga, bem como os novos modelos GM importados da Austrália.

Existem cenários distintos em ambas as situações:

GM Omegas antigos:

Os primeiros veículos foram lançados com motor importado 3.0 e motor nacional 2.0. Em relação ao motor importado representou a melhor solução de motores a esta linha de produtos, mas infelizmente o motor importado encarecia demais o veículo. Posterior há alguns anos este motor 3.0 foi substituído pelo nosso e velho conhecido 4.1 dos antigos Opalas. É evidente que esta substituição representou um retrabalho de engenharia para instalar o mesmo no compartimento do Omega.

O motor 2.0 nunca chegou a atender as premissas de desempenho deste veículo (o mesmo era muito pesado para este tipo de motor) e logo na seqüência a GM disponibilizava o motor 2.2. Também não dava para comparar com os motores maiores, mas apresentava um desempenho razoável associado a um consumo de combustível bem mais em conta.

Estamos falando de veículos com suas produções já interrompidas, ou seja, os serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) sempre serão mais difíceis.

Além disso o carro foi muito utilizado como carro de praça e neste sentido já perdeu um pouco aquele apelo de um veículo que era considerado o top de linha da GM em nosso País.

Se considerarmos os preços pedidos por estes veículos, com certeza passa a ser uma das melhores relações de custo / benefício do mercado. Ainda assim o que justifica esta pedida é o fato do término da produção, serviços de pós-vendas e falta de uma maior apelo comercial.

Nova linha GM Omega:

A GM conseguiu o que pretendia. Com uma estratégia comercial bastante agressiva, iniciou as vendas de seu Sedan grande com valores bem abaixo de seus concorrentes de mercado. O modelo sempre foi oferecido por R$ 30.000,00 a menos quando comparado com os BMW série 3, Audi A4 e Mercedes-Benz série C. Ainda que a comparação não seja exatamente o mesmo segmento, o fato existia. Um comprador de uma BMW série 3 com certeza não é um comprador de um Omega.

São públicos distintos, ou seja, a GM pretendia com seu veículo atingir aqueles potencias compradores que procuram por um excelente veículo, sóbrio, topo de linha, que representasse status, etc,etc. Ate com o aumento de roubos e seqüestros o veículo GM passou a ter maiores atrativos, pois é um veículo que chama muita menos a atenção.

Com a recente alta do dólar e talvez uma mudança estratégica na oferta deste a GM passou vender o seu veículo com valores mais próximos dos veículos alemães. Ainda assim é uma das melhores ofertas do mercado, quando estamos no segmento dos Sedans grandes.

É oferecido com um motor 3.8 de 200CV. Com certeza o maior problema deste tipo de motorização é seu elevado consumo. Também quem compra um carro deste porte, que vai desembolsar mais de R$ 100.000,00 pelo veículo não pode pensar pequeno. Tudo tem o seu preço, até a exclusividade e o status deste veículo. “Fugir do Rebanho” significa botar a mão no bolso.

Se formos pensar em economia de combustível a opção seria por um carro com motor 1.0.

Vamos anexar umas outras consultorias que falava deste tipo de veículo ou motorização. É muito parecido com o que já foi informado, mas sempre existe alguma informação adicional importante.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento