Pergunta

Gostaria de saber qual carro seria melhor comprar, se um Renault Scenic 99 ou um MB Classe A 99, em referença a seguro, peças, valorização do carro, etc, etc.

Diana

Resposta

Prezada Diana,

Vamos ver se apresentamos algumas considerações e a partir destas você pode tomar a sua decisão:

Vejamos os volumes de vendas dos dois modelos nos últimos três exercícios:

Ano 2000:

Mercedes-Benz Classe A: 12.005 unidades vendidas
Renault Scenic: 15.438 unidades vendidas

Ano 2001:

Mercedes-Benz Classe A: 8.669 unidades vendidas
Renault Scenic: 17.333 unidades vendidas

Ano 2002 (até junho):

Mercedes-Benz Classe A: 4.546 unidades vendidas
Renault Scenic: 7.367 unidades vendidas

Pelos números acima já da para se perceber que ambos os veículos vem perdendo mercado. Até existem justificativas para este cenário, pois em 2001 dois grandes concorrentes de peso foram ofertados neste segmento. O Citroen Picasso, com um design muito novo e às vezes até de gosto duvidosos para alguns e a GM Zafira, que apesar de ser um tanto conservador em relação aos concorrentes tem o grande apelo da marca GM representado pelos Clientes fiéis e um maior número de revendas.

Mercedes-Benz Classe A:

Nitidamente o que atrapalhou um pouco a estratégia do fabricante em relação ao seu produto foi o atraso em seu lançamento por quase dois anos. A Mercedes-Benz inauguraria este segmento de veículos, este atraso acabou atrapalhando em muito. Aqui no Brasil quando o modelo foi lançado também já existia o Renault Scenic, com apelos de um veículo maior, maior conforto, maior espaço para cargas, etc,etc.

O mercado ainda vivia a síndrome do carro popular e em um determinado momento este esperava que o fabricante alemão fosse lançar o seu modelo neste segmento. Confundiram carro pequeno com carro popular e esperavam um valor bem abaixo de quando foi lançado. A Mercedes-Benz tratou de justificar o preço de seu veículo, considerando tratar-se de um veículo moderno, repleto de acessórios, tecnologia e segurança embarcada e a tradição da marca Mercedes-Benz.

Infelizmente tudo isto não foi suficiente para convencer os compradores e os volumes de vendas nunca chegaram ao patamar inicialmente projetado. A Fábrica de Juiz de Fora foi projetada para produzir 70.000 veículos / ano. Atualmente já existe a montagem de um outro produto Mercedes-Benz visando a diminuição desta capacidade ociosa. Ainda assim não é suficiente para depreciar os investimentos iniciais da fábrica e ainda considere-se a fabricação de mais um veículo da marca ou de alguma Empresa onde a Mercedes possui participação acionária.

Neste sentido comprar um MB Classe A sempre representou uma ressalva em relação ao futuro do modelo em nosso País.

Em termos de serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada) a Mercedes-Benz utiliza de sua excelente estrutura de serviços para fazer com que os proprietários destes veículos tenham um dos maiores índices de satisfação neste segmento. Ainda assim recentemente, foi publicada uma reportagem em um grande Jornal da capital paulista apontando as marcas de maior custo de peças de reposição. A Mercedes-Benz era um dos exemplos de preços mais caros.

Renault Scenic:

A Renault chegou ao Brasil e grande parte de seu sucesso no mercado deve-se ao modelo Scénic. Reinou sozinha por um determinado período e soube aproveitar esta estratégia.

Infelizmente quando o assunto é serviços de pós-vendas a Renault acaba perdendo seus Clientes para a concorrência. Em um Jornal de São Paulo onde apresenta o numero de reclamações por 10.000 veículos vendidos a Renault parece em primeira colocação. Na semana passada este número era de 19,1, contra 14,1 para Citroen, 12,2 Peugeot, 5,2 Ford, 3,9 Fiat, 3,7 GM e 3,5 VW.

Disponibilidade de peças de reposição foi sempre o grande problema da Renault mas nitidamente as Revendas Autorizadas vem trabalhando no sentido de melhorar este item.

Estamos falando de dois bons produtos, considerados inclusive lançamentos mundiais de seus fabricantes, ou seja, veículos muitos modernos. Particularmente sempre gostei do veículo Mercedes-Benz, mas se sua família for um pouco maior com certeza o modelo Renault atenderá melhor as premissas de espaço e conforto.

Em relação ao seguro, sabemos que ambos possuem custos de apólices bem razoáveis e o modelo Renault talvez leve uma vantagem. Não fizemos uma cotação pois o esquema de perfil de usuário (idade, local de moradia, estado civil, etc,etc) pode representar uma diferença de preços. Você pode faze-la em qualquer site de seguros. A Cia Marítima oferece este tipo de serviços.

Valorização dos veículos: o que acontece no mercado dos novos, costuma-se repetir no mercado de usados. Particularmente acredito que um Scénic usado seja de maior aceitação e procura frente ao modelo Classe A .

A decisão final. Nossa intenção é apontar considerações e fatos ainda não conhecidos que possam contribuir nesta decisão.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Oi, agradeço muito a ajuda que tem me dado na escolha do carro.

Hoje por fim negociei meu carrinho velho Lanos por um MB Classe A 2003.

Não é meu ideal de carro pelo tamanho, mais era o lugar que mais dava pelo meu carro usado e onde tinhan as melhores taxas de juros na prestação.

Eu acho que fiz um bom negocio, mais ainda com esta situação da alta do $$ e a inserteza do novo presidente. Pagarom 12mil no meu carro incluindo o kit gas que tinha nos outros lugares só me dabam 10mil mais os carros eram simples de mais e os juros altos.

Este novo só no vem com radio ,a Mercedes bobeou com isso, um carro completo de alta tecnologia e sem radio, pode?? Bom tambem não posso me queixar.

Obrigada, de novo, esta tem sido uma boa experiencia para mim, com certreza vcs me ajudaram muito, e com certeza voltarei a consulta-los no meu proximo carro, que debe ser para o proximo ano, ja que meu marido tambem precisa de um carro.

Disculpem meu portugués, mais acho que tem me entendido. Se um dia necessitam de alguma coisa relacionada com o espanhol, es só me consultar, eu sou professora de espanhol, e ja na minha escola divulguei seu site.

Gracias,

Diana