Pergunta

Minha pergunta é sobre a possibilidade de conversão do motor da S-10, de gasolina para álcool.

Como ficará a conservação do motor e a economia de combustível?

É verdade que para isso ser feito basta trocar um “chip” ?

Precisa ser feito em concessionária?

Alfredo Pereira da Costa

Resposta

Prezado Alfredo,

Muitas lojas especializadas tem referenciado que motores com o sistema de injeção eletrônica podem ser convertidos para o álcool com a simples modificação de um chip.

As montadoras são contrárias a este tipo de mudança ou alteração, pois uma adaptação bem feita exigira a troca de outros componentes e se tornaria inviável para o proprietário. Esta alteração dos chips não leva em conta a diferença entre taxas de compressão, especificações da central eletrônica e a proteção adicional para alguns componentes do sistema de alimentação tais como tanque, dutos, bomba elétrica, filtros, bicos injetores.

Um sistema de partida a frio também seria recomendado, apesar de que em veículos dotados de injeção eletrônica este tipo de solução até poderia ser suprido. Os componentes dos motores (pistões, anéis de cilindros, válvulas, comandos específicos, etc) também são dimensionados para a diferença de taxa de compressão entre os dois combustíveis.

Não recomendamos este tipo de transformação. É evidente que o que estamos falando será questionado pela loja que está te vendendo a solução, mas nossa avaliação é decorrente de revistas especializadas. Aspectos mecânicos não são o nosso principal objetivo.

Precisa ser feito em concessionária: uma vez que o fabricante não aprova tal transformação, não haverá uma revenda autorizada que execute tal serviço. Supostamente a revenda autorizada é o canal de serviço do fabricante. Dificilmente uma dessas revendas realizaria um serviço não homologado junto ao fabricante.

Nossa recomendação é que a transformação não seja realizada. Representará ainda uma desvalorização adicional ao seu veículo, pois o mercado não aceita muito este tipo de mudança.

O álcool ainda está sob suspeita, é bem provável que o programa volte a ser realizado, com maiores incentivos do governo, maiores produções dos fabricantes, considerando inclusive a oferta de novos modelos, uma melhor contribuição ao meio ambiente, pois o combustível é menos poluente, mas ainda existem incertezas que só serão tratadas no próximo governo.

A tendência futura é a existência de veículos que podem rodar com álcool e gasolina, independente das quantidades destes no tanque. A solução já existe, está disponível em alguns países da Europa e alguns estados nos EUA e com certeza estará disponível em nosso mercado em pouco tempo. A Ford em seu lançamento do novo Fiesta já apresentou três veículos capazes de rodar nesta configuração (Flex Fuel). O veículo é montado com uma série de alterações capazes de definir as quantidades específicas de combustíveis, e adaptar as condições do veículo para este tipo de mistura.

Não altere as características originais de seu veículo. Representa o pior cenário para a durabilidade, confiabilidade, segurança, valor de revenda de seu veículo.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento