Pergunta

Adquiri um auto CHRYSLER STRATUS 96 , com 19.000 km , pergunto :

Considerando uma forma correta de dirigir e a manutenção adequada, qual seria a quilometragem para o motor ser considerado desgastado ?

Esse modelo não tem computador de bordo nem piloto automático, é possível a instalação ?

Gostaria de saber endereços de oficinas no RJ ,especializadas em carros importados , com prestígio no mercado, que não sejam as autorizadas .

Li recentemente , reportagem sobre nova forma de aquisição de peças importadas , que iria baratear o custo final cobrado pelas autorizaddas, há fundamento ?

Grato

Alcemyr de Freitas

Resposta

Prezado Alcemyr,

Será que seu veículo tem 16.000 km ou 16.000 milhas. Pergunto isto pois seu veículo é um carro americano e diversas marcas que trouxeram seus produtos em pouca quantidade não realizaram todo aquele trabalho de nacionalização dos veículos, ou seja, existe a marcação da velocidade em km e milhas, mas o hodômetro registra as milhas rodados. Ainda que seja um detalhe fale uma verificação,. Somente como informação uma milha corresponde a 1,6 quilometros ou seja se seu veículo estivar marcando em milhas esta quilometragem é um pouco maior.

Ainda assim seria muito pouco para o propósito de um motor.

Seu questionamento em relação à vida útil de um motor é muito relativo. Irá depender muito do correto plano de manutenção realizado pelo proprietário, seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante em relação às especificações dos lubrificantes, filtros,, periodicidade de trocas, etc,etc.

Um outro ponto importante para a vida de seu motor é a maneira de conduzir o seu veículo. Talvez isto represente ainda mais o tempo de vida de um motor. Um motor que está constantemente sob condições adversas terá menor vida útil. Se as trocas de marchas forem realizadas nos tempos corretos, o mesmo utilizado em boas condições representará um melhor cenário. Um trânsito intenso característico dos centros urbanos é com certeza mais prejudicial se comparado a uma estrada com trânsito livre. Os novos motores, as novas tecnologias, os novos lubrificantes representam cada vez mais uma maior vida do mesmo. Qualquer fabricante considera que um motor deva rodar, ou foi projetado para 200.000 km, no mínimo. Já tive uma Parati 86 que vendi com 160.000 e o motor ainda estava muito bom. Ainda não apresentava sinais de queima de óleo.

Computador de bordo e piloto automático:

Manter um carro importado já é difícil.

Manter um carro importado com poucos pontos de vendas e que foi trazido em baixos volumes é mais difícil ainda. Mexer na originalidade de seu veículo é quase que um crime.

Instalar este tipo de acessórios em seu veículo, no mercado americano já seria difícil.

Ainda que as peças estivessem disponíveis, muito seria questionado. Este tipo de serviço é muito pouco realizado naqueles mercados.

Pensar em alterar estas características em sue veículo seria sonho. Quem seria capaz de realizar tal serviço, quais as peças necessárias a esta transformação. Quando falamos de computador de bordo falamos de diversos sensores instalados pelo veículo, um novo módulo eletrônico, novos programas de software, etc,etc. A eletrônica embarcada neste tipo de veículos é muito grande e como os volumes de importação foram pequenos, não existe aquela competência necessária para se mexer nestes veículos. Se você tiver um problema em seu veículo entenderá o que estamos falando.

Até que o problema seja solucionado, vários diagnósticos são realizados. Nos veículos nacionais mais repletos de eletrônica este tipo de problema já é comum.

Imagine num veículo com menos incidência de problemas.

Sempre fomos contrários a mexer na originalidade dos veículos.

Com certeza se isto for realizado você terá perdido qualquer tipo de garantia de manutenção de seu veículo junto à revenda autorizada. Ainda que o período desta já tenha terminado, a revenda autorizada é supostamente obrigada a manter o seu veículo em funcionamento, bem como peças de reposição na prateleira.

Em relação às oficinas particulares no Rio de Janeiro não vamos poder te atender.

Nosso Projeto é baseado em São Paulo e nem neste perímetro temos condição de sugerir pontos de atendimento. Seria necessário um conhecimento muito grande do time de profissionais, qualificação técnica, treinamento, etc,etc,

Ainda que mais caro o seu tipo de veículo requer um serviço de mão de obra mais especializado. Isto faz parte do custo de ter um veículo importado. Existem bons profissionais no mercado paralelo, mas é difícil achar um que entenda da marca de seu veículo. Em caso de dúvida procure a revenda autorizada.

O que é barato pode sair caro e em serviços de carros importados é muito comum isto acontecer.

Adquirir peças importadas: com certeza as revendas autorizadas roubam seus Clientes na cobrança de peças de reposição. Este é um dos grandes erros das revendas, que poderiam ter o seu negócio também focado em serviços. Aí surge o mercado de peças paralelas que são facilmente compradas no exterior e enviadas via Courier pagando os custos normais. Se a peço custar menos de US$ 500 melhor ainda pois a liberação do item é mais fácil.

O maior problema é saber comprar. Um catálogo de um veículo é composto de milhares de itens e no caso de carros destinados a exportação, existem itens específicos para estes casos. Com certeza seu Stratus possui diversos itens diferentes do Stratus que roda nos EUA. O americano não possui algum documento que mostre que os itens que você precisa são estes ou aqueles. Perceba que não é tão simples assim. Uma vez comprei um protetor de lanternas traseiras para o meu Jeep Wrangler nos EUA.

Resultado: não consegui instalar no meu veículo aqui no Brasil. As lanternas traseiras do veículo americano são um pouco mais finas. Depois do fiasco percebi que a versão americana tem a chapa de identificação abaixo de uma das lanternas, enquanto que o veículo exportado para o Brasil tem a placa no meio do pára-choque traseiro. O sistema de iluminação das placas em ambos os veículos são diferentes. O meu veículo possui uma identificação na coluna da frente que informa: VEÍCULO PARA EXPORTAÇÃO SOMENTE. Não é o mesmo veículo que roda nos EUA a começar pela alteração da potência do motor em função de nossa baixa qualidade de combustível.

Se você conseguir identificar uma peça necessária junto à revenda autorizada e conseguir compra-la no mercado paralelo seria a melhor maneira. Na maioria das vezes as Revendas também não possuem estoques de peças e algumas delas inclusive são importadas dentro da necessidade de uso.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site wwwa.utomoveldicas.com.br

Agradecimento

Achei a resposta sensacional .

Superou a minha expectativa.

Essa prestação de serviço é primorosa .

Continuem com esse belo trabalho.

Com relação às respostas, tenho dúvidas :

Como posso identificar se a marcação da quilometragem é em km ou milha ?
Essa constatação é meramente visual ?

Na realidade eu estou em processo de aquisição deste auto, por isso as indagações .
Os períodos das revisões vem definidos no manual ?

Substituir as rodas por outro modelo de liga leve, resguardando as especificações originais, pode trazer algum problema à direção ?

Isso normalmente interfere na revenda, considerando que algo deixou de ser original ?

mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

Grato
Alcemyr

Tomei conhecimento do serviço através do CADÊ.
Não procurava esse tipo de atendimento, porém como acho útil, fiz o acesso .