Pergunta

Gostaria de saber sobre consórcio o que acha, se por acaso vai mudar alguma coisa no mercado com a entrada de um novo presidente?

Pois estou querendo trocar o meu carro por um mais novo.

Tipo um 2000 pra frente, e no máximo R$16.500.

Qual vc aconselharia?

Vi hoje numa agência uma Corsa Wagon 1.0 16v – 2001, com VE, TE e alarme por R$16,500, o que você acha?

Rodrigo Munekata

Resposta

Prezado Rodrigo,

Sempre fomos muito contrários à opção de consórcio, pois as administradoras ainda teimam com taxas de administração muito elevadas, quando vivemos uma estabilidade econômica. Altas taxas de administração eram justificadas em períodos de alta inflação, coisa que já não existe mais.

Nos consórcios, posterior ao fechamento dos grupos, existem sempre aqueles que são inadimplentes. Isto caba gerando os chamados fundos de reservas, que ainda que seja revertido ao final do grupo o mesmo é mantido pelos bons pagadores. Se num grupo de 60 pessoas, cinco ficarem inadimplentes, os outros 55 terão que bancar esta diferença, pois o valor do veículo a ser sorteado é dividido por 60, ou seja, o bem precisa ser adquirido para ser entregue ou a carta de crédito precisa ser arrecadada para permitir a compra do bem.

Nos dias de hoje, com os pátios cheios de veículos é normal os fabricantes promoverem as mega promoções, quando normalmente estão disponibilizados financiamentos com juros subsidiados.

Nesta final de semana a Ford estava vendendo a sua linha de Ka e antigo Fiesta com 0,89 % de taxas de juros ao mês. A entrada representava 60% do valor do bem e o restante era quitado em 12 parcelas iguais.

A GM oferecia sua linha Celta com juros de 0,90% ao mês. A entrada representava 50% do valor do veículo e o pagamento restante em doze parcelas iguais.

Nestes dois exemplos acima seu carro daria para cobrir o valor da entrada. Ainda que a parcela da prestação esteja alta para o seu orçamento, os juros embutido na operação financeira são bem razoáveis. Comprar um bem durável (automóvel) pagando juros na casa de 1% ao mês é uma operação bem mais vantajosa que um grupo de consórcio.

Consórcio x mudança de presidente:

O consórcio é uma operação vinculada ao preço do bem. Se com o novo presidente os preços dos veículos aumentarem sua prestação crescerá na mesma proporção. Fora isto não vejo outra situação.

Não acredito que uma mudança de governo faça com que o valor do automóvel suba muito. Nossa capacidade de produção está bastante ociosa, ou seja, cada vez mais os fabricantes estarão brigando entre si, na busca de novos mercados e potenciais Clientes. Esta intensa competição é a melhor coisa para o usuário final.

GM Corsa Wagon:

Meu amigo, esqueça o veículo pretendido. O mercado das peruas pequenas é cada vez menor, atualmente representado por apenas dois modelos (Fiat Palio Week e VW Parati). A GM tirou seu modelo Corsa Wagon de linha, pois com a chagada dos novos tipos de veículos os Clientes migraram para estas opções, ou seja, você estaria comprando um veículo fora de linha, que representaria uma perda financeira muito grande na venda futura.

Vamos anexar uma outra consultoria que trata de veículos 1.0 realizada em 2001. Já seria algum material destinado a sua decisão futura. Em 2002 o cenário mudou um pouco, devido aos novos lançamentos da indústria (novo Corsa, novo Fiesta, novo Polo). Entretanto se considerarmos estas opções, você precisaria de um pouco mais de dinheiro em seu orçamento. Como são produtos muito novos e a procura ainda é muito grande, não existem grandes promoções para estes modelos.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Fiquei satisfeito com sua resposta muito obrigado pela atenção dispensada.

Em relação a divulgação, fiz uma procura no site de busca www.cade.com.br e acabei entrando para dar uma olhada.

Obrigado,

Rodrigo