Pergunta

Moro na alemanha ja a 4 anos e gostaria de importar um veículo brasileiro (Ford Mondeo).

O que preciso fazer?

Adraina Aparecdida de Oliveira

Resposta

Prezada Adriana,

Infelizmente não vamos poder te ajudar nos aspectos da burocracia alfandegária ou outras exigências de documentação, pois este não é o objetivo de nosso trabalho. Nossa recomendação seria que você procurasse o consulado brasileiro na Alemanha e verificasse se isto é possível.

Em relação aos aspectos técnicos temos a acrescentar:

O modelo Mondeo disponibilizado em nosso país é o fabricado na Bélgica e com a globalização dos mercados, talvez a mesma fábrica da Bélgica abasteça o mercado alemão.

Ainda assim existe o chamado processo de tropicalização (nacionalização) do mesmo, ou seja, o veículo é adaptado as condições locais do mercado. Por exemplo: nossa gasolina possui uma qualidade muito inferior à gasolina alemã. Os motores são adaptados a esta situação, tem suas potências diminuídas, etc,etc.

Outro ponto a ser observado: os países desenvolvidos possuem regras muito mais severas na questão da poluição ambiental. Com certeza o Mondeo exportado para a Alemanha é muito mais completo em sistemas de emissão de gases, quando comparados aos modelos enviados ao Brasil. Isto custa muito caro ao fabricante e só é instalado no veículo se o mercado faz a exigência.

Devem existir diversos outros itens diferentes no veículo Brasil para o veículo Alemanha. Seria um grave problema quando consideramos os serviços de pós-vendas, pois podem aparecer itens específicos ao mercado brasileiro não disponíveis em suas revendas autorizadas.

Acredito ainda que se considerarmos os custos da exportação, frete, desembaraço fiscal, etc,etc, mas os riscos nos serviços de pós-venda a opção pela compra local seja mais interessante.

O problema é que o dólar está muito alto e quando comparamos aos valores de nossos veículos em dólar, começamos a achar as pechinchas. Este tipo de veículo é encontrado em nosso mercado por R$ 20.000,00, que pela cotação de ontem chagava próximo aos US$ 6K.

Também acredito que você teria dificuldades de importação junto à alfândega alemã.

Vale lembrar que no Brasil é proibido importar carros usados, pois é uma maneira de proteger a manufatura local.

Esperamos ter contribuído um pouco na sua decisão.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento