Pergunta

Pretendo trocar de carro e com isso gastar até R$ 16.000.

Busco um carro com um ano e pouco de uso, que seja econômico, mas que me dê pouca dor de cabeça com manutenção.

Gostaria de saber mais sobre o Renault Clio 1.0 e compara-lo com o Fiat Palio 1.0 Fire e o Fiat Uno 1.3?

Marcus Franco

Resposta

Prezado Marcus,

Com certeza todos os veículos disponíveis em nosso mercado, no segmento de entrada (motorização 1.0) atendem as premissas por você mencionadas (economia de combustível e baixa necessidade de manutenção). A economia de combustível é o grande apelo deste mercado e a menor necessidade de manutenção com custos bastante reduzidos é uma das estratégias dos fabricantes.

Vejamos as suas considerações:

Em 2001, no mercado dos veículos 1.0 sempre referenciamos o Peugeot 206 como o campeão em sua categoria. É um produto mundial, novo, de design moderno e bonito, ou seja, uma receita de sucesso.

O Renault Clio também é um dos meus favoritos, mas há que não goste muito de seu design.

Em 2002, mudamos um pouco o discurso em função dos últimos lançamentos da industria automotiva nacional (novo Corsa, novo Fiesta, novo Polo). A partir destes o Peugeot 206 e outros passaram a ter concorrentes de peso.

Suas escolhas e considerações:

Renault Clio 1.0:

Também gosto muito do veículo e se compararmos com as outras opções escolhidas leva uma grande vantagem. Existe uma ressalva que o modelo já sofreu uma reestilização no mercado Europeu. É bem verdade que a competitividade é maior sendo necessária estas mudanças num menor período de tempo. Com o lançamento do Citroen C3 a Renault precisou fazer algo. No Brasil a linha 2003 permanece inalterada, mas no ano 2003 o C3 será lançado. Os números de vendas é que irá determinar a mudança ou não do estilo.

Fiat Palio:

Em 2001 a Fiat bateu a VW em volumes de vendas. A família Palio é uma das grandes responsáveis por este feito. Esta mesma família também é exportada para a Europa e só isto já seria suficiente para justificar a qualidade do produto. Infelizmente esta mesma família já começa a sofrer um pouco com o tempo do projeto, ou seja, a Fiat precisaria estar tornando o seu produto mais competitivo. Enquanto isto não ocorre (mudança de design) o fabricante utiliza a estratégia de vender o veículo numa excelente relação custo / benefício. Pode ser uma boa opção se olhar neste cenário, mas o veículo já carece de uma mudança de visual.

Fiat Uno:

Eeste então é um dos casos que a venda só é obtida com uma oferta de preço muito atraente. Com as opções de nosso mercado, ainda que com preço competitivo, não compraria. Em 2001 foi o terceiro veículo mais vendido. Explicação: é o carro mais barato disponível no mercado e como 75% dos veículos novos possuem motorização 1.0, o Uno tem o seu espaço.

Antes dos dados técnicos, vejamos os volumes de vendas:

Ano 2000:

Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
Renault Clio Hatch: 24.814 unidades vendidas

Ano 2001:

Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
Renault Clio Hatch: 29.128 unidades vendidas

Ano 2002 (até junho):

Fiat Palio: 71.210 unidades vendidas
Fiat Uno: 56.797 unidades vendidas
Renault Clio Hatch: 14.756 unidades vendidas

Pelos números acima observamos que o Clio e o Uno devem repetir os resultados dos anos anteriores. Já o Palio mostra uma diminuição do mercado, que é justificada com a chegada dos novos concorrentes. Este mesmo cenário poderia ser aplicado ao Clio, mas nitidamente o mesmo estava numa ascendente de vendas. O Uno continua vivendo da fama de carros nacional mais barato.

Vejamos agora algumas especificações:

Palio EX 1.0 16V:

Potência: 70CV
Torque: 9,6 kgfm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 17,7 seg
Consumo urbano: 8,3 km/l
Consumo estrada: 14,7 km/l
Velocidade máxima: 160 km/h

Uno Mille 1.0 8V:

Potência: 55CV
Torque: 8,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 17,5 seg
Consumo urbano: 10 km/l
Consumo estrada: 17 km/l
Velocidade máxima: 152 km/h

Renault Clio RL 1.0 16V:

Potência: 68CV
Torque: 9,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 18,7 seg
Consumo urbano: 9,5 km/l
Consumo estrada: n/d
Velocidade máxima: 147 km/h

Fonte: Revista Quatro Rodas – Edição Carros 2003

Prezado amigo,

Pelas informações acima já da para se ter uma idéia do que comprar.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento