Pergunta

Gostaria de receber uma tabela de comparação de consumo de combustível entre veículos.

Se possível entre veículos de diversos portes.

Saudações, e obrigado.

É possivel outra pergunta?

Como está a adaptação de um Omega para álcool ou GNV?

Gracias, novamente.

Ênio J. B. de Leon

Resposta

Prezado Ênio,

Infelizmente não temos uma tabela comparando o consumo de diversos veículos como pretendido e sim alguns trabalhos já realizados comparando determinados veículos. Caso você queira alguma dica referente a alguns veículos em específico podemos pesquisar para você.

Vale lembrar que muitos fabricantes não informam o consumo de seus veículos, pois cria uma certa polêmica quando futuros proprietários não conseguem atingir as marcas apresentadas e aí começam as desculpas (qualidade do combustível, condições atmosféricas, nível do mar, maneira de dirigir, etc,etc). Conversão de seu veículo para gás ou álcool:

Inicialmente gostaríamos de dizer que somos completamente contrários a alterações de veículos, quando o assunto é a originalidade do mesmo.

Álcool:

Em relação ao álcool não acreditamos que as revendas e lojas que realizam este tipo de serviços executem todos as alterações necessárias tais como sistemas de alimentação, tanques, dutos, bomba elétrica, filtros e bicos injetores, os quais ficam em contato com o álcool.

Este tipo de transformação também só começa a fazer sentido se você roda muito com seu veículo que seria o caso de motoristas de táxi. Além disso a vida útil do motor de um carro a álcool é bem menor que quando comparado ao mesmo carro com motor a gasolina.

GNV:

Se você for à cidade de Rio de Janeiro, perceberá que 95% da frota de táxi roda com gás. Se considerarmos que o tradicionalmente o que a classe faz normalmente se justifica seria um cenário a favor. Normalmente motorista de táxi é mais entendido com automóvel pois está sempre arrumando um jeito de uma economia pois qualquer centavo a mais é multiplicado por diversas vezes, pois é o negócio deles.

Também fica a ressalva da homologação necessária para a utilização deste tipo de combustível.

Certa vez em um seminário da industria automotiva uma pessoa da platéia perguntou a um executivo da industria automotiva, o porque os fabricantes já não faziam seus veículos convertidos para gás diretamente nas fábricas:

Resposta:

1) Inicialmente a intenção de compra do consumidor neste tipo de solução ainda é pequena, ou seja, não justificaria alterar o chamado MIX de produção. Existem números mínimos que justifiquem o desenvolvimento de um projeto.

2) O governo precisaria justificar com um cenário mais favorável com produção e distribuição do combustível, ou seja de nada adiantaria uma produção de veículos se não existissem diversos locais em diversos pontos pelo País de abastecimento de gás

Não acredito nesta política do gás, até porque os países mais desenvolvidos buscam soluções de menor poluição ambiental e neste sentido o álcool atende mais as premissas de um programa.

Lembre-se também que produzir carros atualmente significa pensar em carros globalizados e com certeza a utilização dos mesmos combustíveis é fator fundamental.

Daí o fato das montadoras considerarem em liberar o diesel para carros de passeios. Na Europa este combustível é muito difundido, muita tecnologia já foi aplicada nestes motores, os mesmos mostram desempenho muito parecido com motores a gasolina e com baixos índices de poluição.

Em alguns países, França por exemplo, a utilização de motores a diesel em carros de passeio chega próximo a 60%. Imagine Renault, Peugeot e Citroen podendo vender seus veículos em nosso mercado.

Os primeiros Omegas que chegaram tinham motor importado de 3.0 (6 cilindros). Devido ao alto custo de importação a GM resolveu utilizar um outro motor em seu veículo e considerou o nosso velho e conhecido 6 cilindros utilizado nos antigos Opalas. Este motor recebeu um retrabalho, realizado inclusiva na Lótus, equipe especializada em motores que pertencia a GM para ser utilizado em nossos Omegas.

Com certeza dá para se imaginar o que foi este retrabalho, os testes de homologação, a adequação (tropicalização) do mesmo frente à qualidade de nosso combustível, etc,etc. Colocar um combustível alternativo seria um suicídio.

Nossa posição é bastante conservadora nestes aspectos e não poderia ser diferente. Existem ainda os aspectos de mercado, que com certeza desvalorizarão o seu veículo numa revenda futura. Tirar a originalidade dos veículos, no mercado de usados é um item que acaba representando uma desvalorização.

A decisão final ainda é sua. Nosso papel é de apenas orientação.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???
Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento