Pergunta

Quero comprar um carro de até R$ 20 mil que possua o melhor custo benefício e bom desempenho de mecânica.

O que voces sugerem??

Jason Gabriel Sampaio

Resposta

Prezado Jason,

Não podemos ser diferentes:

Até antes das mudanças na forma de cobrar o IPI, 75% dos novos veículos possuem motorização 1.0.

Em setembro este número caiu para 68%.

Ainda assim é a melhor escolha frente ao seu orçamento previsto, pois em nossas consultorias sempre referenciamos que o melhor veículo é aquele mais novo, pois as probabilidades de problemas são muitas menores. Se o veículo for 0 km, melhor ainda, pois supostamente você está coberto pelo período da garantia e tem um ano há quem reclamar.

Em 2001 nossas consultorias no mercado de carros 1.0 sempre indicaram o Peugeot 206 como a melhor opção neste segmento.

Agora com os recém lançamentos da industria automobilística nacional e cenário mudou um pouco. Novo Corsa, Novo Fiesta e Novo Polo passam a ser consideradas excelentes opções e quando nos referirmos a melhor escolha, com certeza o gosto pessoal pelo veículo será fator decisivo.

Atualmente todos os veículos presentes em nosso marcado atendem as premissas de um bom produto, ou seja, possuem razoável desempenho, boa dirigibilidade, excelente economia de combustível, baixo índice de depreciação, boa revenda, baixa manutenção. Até podemos dizer que o fabricante que lançar um produto que não atenda estas premissas estará com os dias contados.

Vejamos algumas considerações para o mercado atual:

Novo VW Polo:

É a grande aposta do fabricante alemão para reconquistar o mercado. Em 2001 a Fiat superou a VW em volumes de vendas. A plataforma Polo será o grande carro para uma retomada de mercado. O veículo é um produto mundial e permitira a exportação a outros mercados. Inicialmente foi lançado como compact premium que representa um carro pequeno mas repleto de acessórios, não era da categoria dos populares. Na seqüência a VW lançou a versão 1.0 e com a maior redução do IPI para carros com motores entre 1.0 e 2.0 os veículos Pólos 1.0 e 1.6 tiveram seus preços igualados. Resultado: a VW tende a tirar o seu modelo Polo 1.0 do portifólio de produtos. Se isto não ocorrer terá que diferenciar os preços entre os modelos. Se seu orçamento permitir é uma boa opção de compra.

Novo Ford Fiesta:

É o nosso grande favorito. Representa o carro chefe da Ford, numa estratégia de retomada de mercado. É o primeiro produto da fábrica de Camaçari – BA e outros quatro veículos surgirão desta plataforma. É ofertado com três motorizações (1.0, 1.0 Supercharger e 1.6). O Supercharger foi a grande sacada da Ford, pois possuía um veículo 1.0 (pagava IPI = 10%) e oferecia uma potência (95CV) de carro 1.6, que deveria pagar IPI = 25%.

Com isto o produto Ford era muito competitivo no mercado. Por conta deste cenário a VW reduziu o valor de seu Gol Turbo em R$ 3.000,00 e divulgou um anúncio na televisão comparando um Supercharger com um compressor de geladeira.

Resultado: Fiasco total para o fabricante VW. A Ford respondeu que a solução Supercharger (compressor) é utilizada há tempos em marcas de renome tais como Mercedes-Benz, Jaguar e Aston Martin. Ainda que as duas últimas pertençam ao Grupo Ford não da para contestar a correta estratégia adotada pela Ford.

As mudanças nas regras de cobrança do IPI também colocaram o Supercharger bem próximo do modelo 1.6.

Acredito muito na retomada da Ford e o novo Fiesta é uma amostra deste cenário. Ainda que seu orçamento não permita, tente a versão mais em conta (1.0 Personalite)

Novo GM Corsa:

Na verdade de novo não tem nada e sim representa a terceira geração do modelo lançado aqui em 94. Achamos novo pois não tivemos a geração II, ou seja, pulamos da I para a III. Também representa o que há de mais moderno em nossa industria, mas se comparar com os modelos acima irá perceber uma diferença. Os números de vendas também mostram este cenário, o veículo ocupa a terceira posição quando analisamos apenas estes três modelos.

Peugeot 206:

Ainda possui muitos atributos a começar pelo belo design. A única ressalva é que os novos produtos são mais novos e na industria automotiva tudo que é mais novo deve ser melhor. É a regra da sobrevivência.

Renault Clio:

O veículo atual comercializado em nosso mercado já sofreu reestilização no mercado Europeu. Lá a concorrência é bem maior e os novos produtos (Citroen C3, Peugeot 206, etc,etc) justificam estas mudanças. Em nosso País existem admiradores do modelo e pessoas que detestam o mesmo. Particularmente gosto muito do design do veículo.

Linha Fiat Palio:

Representa o carro chefe do fabricante e parte do sucesso da Fiat em território local deve-se a família Palio. Com os novos lançamentos estes veículos começam a sofrer muito a concorrência e a estratégia da Fiat será ofertar o veículo numa melhor relação custo / benefício.

Linha Fiat Uno: se puder evitar seria a melhor estratégia.

Linha GM Celta:

A GM vem colhendo frutos com seu produto e a versão 2003 passou a oferecer um novo motor, bem como a opção de cinco portas. Já ocupa as primeiras posições de vendas em 2002, muito próximo do Fiat Uno.

VW Gol:

Apesar de campeão de vendas nos últimos 10 anos não representa a melhor opção do mercado. Tem tradição, confiabilidade, valor de revenda, etc,etc. Ainda assim com a chegada dos novos produtos começa a deixar a desejar, sem considerar nas especulações que irá sair de linha. Não acredito que no curto espaço de tempo isto ocorra, mas com certeza o modelo já não terá mais o sucesso dos anos anteriores.

Fiesta modelo antigo:

Pode parecer loucura, mas devido a sua motorização o veículo ainda é uma boa opção de mercado. Tem sido ofertado numa excelente relação de preços devido ao lançamento do novo Fiesta. Se você dispõe de pouco capital com certeza este modelo representa uma das melhores opções do mercado. A tecnologia da motorização Zetec RoCam é ainda utilizada nos novos veículos da linha Fiesta, atestando a qualidade deste importante componente.

Inicialmente lançamos algumas considerações sobre as possibilidades de mercado. Vamos anexar uma outra consultoria de 2001 que avaliava os cenário dos populares em 2001.São informações adicionais e importantes à sua pesquisa e mostram que o cenário era um pouco diferente.

Além disto segue uma tabela comparativa entre os modelos, que poderá também contribuir em sua decisão.

Posterior a leitura deste material, podermos evoluir um pouco mais, focando no modelo pretendido, considerando inclusive aspectos técnicos e comerciais da oportunidade encontrada.

Prezado Colega, Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento