Pergunta

Tinha um Palio elx 00/00, que vendi hoje, tendo adquirido um Brava SX 01/01, com R$ 9.500 KM, completíssimo, inclusive com bancos de couro.

Gostaria de saber, aproveitando o já conhecido e recomendado atendimento dispensado por este elogiável site, se vocês consideram uma boa aquisição?

O que eu posso esperar deste meu novo carro?

Conforto, economia, etc.

Por fim, gostaria de saber se entre os modelos 2001 e 2002 houveram mudanças significativas.

Desde já grato,

Danilo Mansano Barioni

Resposta

Prezado Danilo,

Vamos iniciar nosso parecer, com que havíamos respondido em nossa outra consultoria:

=================================================================

BOM NEGÓCIO: Sim ou Não ????

Aqui é que a coisa vai pegar. Na Europa o Fiat Stilo foi lançado no lugar do Fiat Brava. É o veículo sucessor. Aqui no Brasil a Fiat “jura de pé junto” que irá manter Brava e Stilo convivendo juntamente. Aquelas versões mais completas do Brava (HGT e ELX) devem parar de serem produzidas, pois possuem valores muito próximos do Stilo de entrada (R$ 30.000,00). Ficaria em produção somente o Brava versão SX.

Na verdade o que vai definir ou não a permanência do modelo em produção será o seu volume de vendas.

Em 2000 foram vendidas 17.027 unidades Bravas em nosso mercado.

Em 2001 foram vendidas 12.207 unidades do modelo.

Em 2002, até junho o modelo já alcançou 3.785 unidades.

Nitidamente notamos que o modelo vem perdendo um espaço de mercado e parte desta perda é justificada pela chegada do novo Fiat Stilo supostamente seu sucessor. A Fiat espera produzir 35.000 Stilos por ano, considerando também o mercado de exportação.

O número é bastante agressivo se comparado com o volume de vendas da Brava mais o novo carro possui atributos para isto. Já foi eleito o carro do ano na Europa e naquele mercado tirou uma grande fatia do VW Golf e briga de perto com o recém lançado Peugeot 307. Tem tudo para dar certo aqui no Brasil.

Neste cenário é bem provável que o Brava esteja com seus dias contados. A Fiat não fala isto e nem poderia pois antes de tirar o seu veículo de linha o sucessor precisa ser aceito no mercado e começar o sucesso de vendas desejado. Ainda assim representaria dois veículos do mesmo segmento, disputando os mesmos clientes potenciais de um mesmo fabricante. Com certeza representa uma estratégia errada.

Deve sair de linha num curto espaço de tempo.

===============================================================

Não poderíamos mudar nossa posição, visto o que já havia sido reportado anteriormente.

Independente disso ou daquilo entendemos bem o que significa comprar um veículo e se a compra satisfez os seus anseios, com certeza é isto que é mais importante. Mais vale um gosto, do que o dinheiro no bolso.

O veículo é um excelente produto da industria automotiva nacional.

Pelo fato de estar ainda muito novo (apenas 9.500 km) você já ganhou a depreciação do veículo 0 km que é maior no primeiro ano e ainda possui um veículo considerado novo.

Foram poucas as mudanças ocorridas no modelo desde o seu lançamento. A maior delas refere-se a motorização que inicialmente foi lançado com um motor 1.6 de 99CV. Na verdade a Fiat diminuiu esta potência pois carros com potência até 100CV pagavam uma alíquota de IPI. A partir de um determinado momento a cobrança passou a ser diferencia para carros 1.0 e não 1.0. Neste momento a Fiat disponibilizou o máximo que era possível para esta motorização (106CV).

Em 2001 o veículo recebeu alguns ajustes em sua motorização, mantendo a mesma potência mais aumentando um pouco o torque que representava uma melhor dirigibilidade em perímetro urbano.

De lá para cá foram apenas mudanças estéticas, ou seja, o novo símbolo da Fiat foi introduzido na família 2002, a grade frontal recebeu alguns retoques e na versão 2003 a Fiat começou a oferecer o modelo com alguns opcionais que agora são considerados de série no veículo.

Devido a falta de lançamentos do fabricante, esta tem sido a estratégia adotada pelo mesmo. Oferecer mais sem cobrar por estes adicionais. Quando se coloca na balança o veículo acaba ganhando da concorrência frente a uma melhor relação custo / benefício.

Já fui proprietário de um Brava HGT e uma Marea Week HLX. Sem comentários. Ambos os veículos se mostraram excelentes produtos. Fiquei muito pouco com o Brava (seis meses apenas e rodei exatos 8.000 km). Nenhum problema registrado. Com a Marea fiquei 18 meses com o veículo e rodei 30.000 km. Só elogios. Ambos pertencem a mesma linha do seu novo veículo e o cenário é com certeza o melhor possível.

Vejamos agora alguns números do modelo:

Fiat Brava SX:

Motor: 1.6
Cilindrada: 1596 cc
Cilindros: 4 cilindros em linha
Combustível: gasolina
Potência: 106 CV a 5.500 rpm
Torque: 15,4 kgfm a 4.500
Peso: 1.140 kg
Porta malas: 370 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,7 seg
Velocidade máxima: 186 km/h
Consumo: não declarado

Fonte: Revista Carro Hoje – Anuário 2002

Agora outros números comparando os dois motores 1.6 de 106CV da família
Brava:

Como era:

Potência: 106 CV a 5.500 rpm
Torque: 15,1 a 4.400 rpm
Aceleração de 0 a 100km/h: 11 seg
Consumo cidade: 9,5 km/l
Consumo estrada: 11,5 km/l

Como é agora:

Potência: 106 CV a 5.500 rpm
Torque: 15,4 a 4.400 rpm
Aceleração de 0 a 100km/h: 10,8 seg
Consumo cidade: 9,7 km/l
Consumo estrada: 12,8 km/l

Segundo a Revista estas alterações são válidas apenas para os veículo modelo 2002, ou seja, o seu carro deve ser enquadrado no item “como era”.

Fonte: Revista Auto Esporte edição 434 julho de 2001.

Amigo Danilo,

Não se preocupe com uma futura retirada de seu veículo do mercado. Aproveite para curtir o mesmo, em relação ao veículo anterior você deu um grande “upgrade” de segmento e o estado geral do veículo (carro novo, com apenas 9.500 km) é o que mais importa no mercado de usados.

Desejamos a você sucesso com seu novo veículo. Parabéns…….

Um forte abraço,

Nelson LRC Bastos.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento