Pergunta

Ola. Estou querendo comprar um carro usado.

Pesquisando, achei uma boa oferta, um Palio City 99/00. mas tenho algumas dúvidas.

Esse Palio City é derivado de qual versão do Palio?

Quais os itens que vem de série neste modelo?

Há como saber quais itens vieram de série e quais foram colocados?

Gostaria tambem de deixar uma reclamação, pois procurrei informaçoes no site da fiat e não encontrei nem um e-mail para tirar dúvidas.

Obrigado,

Eduardo.

Resposta

Prezado Eduardo,

Verificando em nossos arquivos encontramos alguma informação referente ao modelo Palio chamado de Citymatic.

Na verdade a Fiat lançou este modelo que tem como grande diferencial à chamada embreagem semi-automática. Você precisa trocar as marchas, mas não existe o pedal da embreagem, ou seja, acaba representando um maior conforto no ato de dirigir. É um intermediário entre o veículo manual e o veículo automático.

A Mercedes-Benz foi à pioneira desta solução em nosso mercado, lançando a novidade em seu modelo Classe A. Depois veio a Fiat na linha Palio e agora a GM também oferece o acessório à nova linha Corsa.

Inicialmente a Fiat disponibilizou o recurso somente para a versão acabamento ELX, mas também iria lançar para a versão mais barata EX.

Parte do sucesso da Fiat no mercado de automóveis nacional sempre foi justificado pela ousadia e inovação. Com certeza este recurso em um segmento de veículos com motores 1.0 seria um grande atributo. Infelizmente a procura pelo equipamento não pegou, representava um custo adicional ao final do preço muito elevado e as vendas não foram como programadas. Em função deste cenário a Fiat paralisou rapidamente a produção do modelo, num segundo momento.

É neste cenário que você precisa se preocupar um pouco mais. Se a intenção de compra for para este modelo que estamos nos referindo, esteja certo que foi um veículo vendido em poucas unidades e pode representar um pós-venda mais difícil (serviços de manutenção corretiva, preventiva, peças de reposição e mão de obra qualificada). Veja que estamos nos referindo apenas aos itens exclusivo para o sistema da embreagem semi-automática, pois o resto do veículo é igual a toda família Palio.

O modelo era ofertado com motorização 1.0, 994 cc, e potência de 61CV.
Acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 16,3 segundos e alcançava a velocidade máxima de 151 km/h

Fonte: Revista Oficina Mecânica número 159

Vejamos mais algumas informações adicionais:

Fiat ELX 1.0 4 portas Citymatic:

Motor: 4 cilindros 1.0 61 CV
Tração dianteira, câmbio semi-automático,

Equipamentos de série:

# Acendedor de cigarros
# Barras laterais
# Calotas
# Frisos laterais
# Limpador e lavador do vidro traseiro
# Direção hidráulica
# Travas elétricas
# Minissaias laterais
# Para choques na cor do veículo
# Preparação para som
# Vidros verdes

Opcionais:

# Vidros dianteiros elétricos
# Air bag motorista e passageiro
# Alarme
# Anteparo motor e câmbio
# Ar-condicionado
# Vidro Solar Plus
# Desembaçador com ar quente
# Retrovisores dianteiros com controle interno
# Fiat Code
# Filtro de ar especial
# Toca fitas
# Rodas de liga
# Vidro traseiro térmico
# ABS

Fonte: Revista Carro edição 80 – junho 2000

Os itens instalados de série normalmente constam da nota fiscal original do veículo, ou seja, a fábrica informa todos os itens presentes em seu veículo no momento do faturamento. Esta é a única forma de se verificar a originalidade dos mesmos, considerando é claro aqueles que já fazem parte do modelo do veículo.

Em relação a Fiat, no site destes fabricantes normalmente existe a opção fale conosco. É através deste canal que a comunicação é realizada. Certa vez perguntei para a Fiat, utilizando este canal, sobre o significado de algumas siglas de seus modelos e fui prontamente atendido. Vale a pena uma tentativa.

Se o carro procurado, for realmente o carro semi-automático, talvez tenhamos contribuído um pouco em sua decisão. Se você não tem a necessidade deste tipo de recurso, nossa sugestão seria para evitar a compra do modelo. Com certeza o modelo possui uma desvalorização maior de mercado por conta deste recurso, sem considerar uma menor aceitação pelo mesmo motivo. Como é o seu primeiro veículo, procure escolher um modelo mais tradicional.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Olá! Escrevi sobre uma dúvida de compra e queria parabenizá-los pelo otimo atendimento, em menos de 12 horas já tive a resposta.

Com certeza indicarei para quem me perguntar.

Mas quanto a minha duvida, o modelo do carro é apenas palio City.

Ele não é a versão citymatic, tendo o sistema normal de cambio com embreagem. não achei nenhuma informação sobre esse modelo na internet, mas encontrei alguns modelos à venda.

De qualquer maneira, obrigado pelo atendimento,

Eduardo.