Pergunta

Fiquei tentado a comprar uma GM Blazer 96 em bom estado e de uma pessoa conhecida e de bom zelo com ela.

Gostaria de saber os prós e contras de tal mudança (de um carrinho, para um carrão…)

Grato,

Fabio de Paula Santos

Resposta

Prezado Fábio,

Realmente a troca representa um “upgrade”, não só em termos de veículo, como segmento de mercado.

A Blazer representa o Sport Utility mais vendido em nosso mercado, até porque dentre das opções dos veículos nacionais é a única existente e este é o segmento que mais cresce na industria automotiva mundial.

Nos EUA no ano de 2000 o mercado de Sport Utility até novembro era maior dos que os veículos de passeios. Com as mega promoções de final de ano os veículos acabaram vencendo por pouca diferença.

Todo mundo procura um Sport Utility, pois alia segurança, conforto, algumas opções de off road, etc,etc. O segundo carro de todo americano passou a ser um Sport Utility. Tanto é verdade que nos últimos tempos todos os fabricantes resolveram lançar seus produtos neste segmento (BMX, Volvo, VW, Porsche, Mercedes-Benz, etc,etc). Ninguém que ficar de fora deste promissor mercado.

Com certeza depois de você dirigir um desses veículos, jamais irá considerar o retorno para o mercado de automóveis.

Existem pequenas ressalvas:

O modelo da GM é ofertado com motorização 2.2 que supostamente não atende as premissas de desempenho para um carro tão pesado. A outra opção seria por uma motorização de 6 cilindros, mas o consumo acaba representando um gasto há mais em seu orçamento. Também não dá para esperar que um veículo com mais de 2 toneladas e um motor V6 (180CV) economize combustível.

Vejamos alguns dados de ambos modelos:

GM Blazer 2.2:

Motor: 4 cilindros / 2.2
Potência: 106 CV
Aceleração de 0 a 100 km: 17 seg
Velocidade máxima: 153 km/h
Consumo médio: 10 km/l

GM Blazer 4.3:

Motor: 6 cilindros / 4.3
Potência: 180 CV
Aceleração de 0 a 100 km: 10,5 seg
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo médio: 9,8 km/l

Fonte: Revista Motor Show- Edição 172 junho / 97.

Particularmente não acredito neste consumo médio da versão de 6 cilindros, mas como dependemos de informação de terceiros é esta informação que temos.

Se o estado geral do veículo pretendido é bom e você conhece a procedência do mesmo, já é um bom sinal. Comprar um utilitário, requer mais cuidado, pois normalmente são veículos utilizados em condições mais adversas que pode representar um maior desgaste e maiores problemas futuros.

Antes da decisão de compra seria prudente uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança. Pode haver surpresas neste sentido, pois uma apólice de um Sport Utility, é na proporção mais cara do que um veículo com mesmo valor de mercado.

Excetuando-se estas considerações, com certeza, a escolha representa uma boa opção de compra.

Existe um ditado que diz: “mais vale o gosto do que o dinheiro no bolso”. Se seu orçamento permite tal aquisição, considerando um custo de manutenção um pouco mais elevado, realize o seu desejo.

Vamos anexar uma outra consultoria que dá umas dicas de compra de veículos usados, bem como umas tabelas que mostram comparativos sobre versões de 4 e 6 cilindros. Lembramos que a motorização do modelo de 4 cilindros vem sofrendo aumentos de potência durante todos estes anos de vida do veículo..

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento