Pergunta

Qual o melhor carro para comprar tendo condições para adquirir : O Corsa Super 4pts,Fiat Uno 4pts ou Fiesta 4pts.

Falo de uma relação Custo x Benefício.

Qual seria?

A opinião de vocês é muito importante.

Luis Gustavo

Resposta

Prezado Gustavo,

Inicialmente pelas opções de compra apontadas, percebemos que você pretende um veículo do segmento dos carros 1.0, e ainda no segmento de entrada deste. Dentro dos carros 1.0 existe um segmento de entrada, representado pelas opções mais em conta, passando para os chamados 1.0 médios (em termos de acessórios e estilos) e chegando ao chamado Compact Premium que representam carros com motorização 1.0 mas repletos de acessórios capazes de fazer com que seus valores cheguem muito próximos dos veículos de maior motorização (1.6 / 1.8).

Fiat Uno:

Jamais compraria este veículo, pois a Fiat ainda continua vendendo o mesmo com o apelo do carro mais em conta em nosso mercado. Ainda assim o mesmo já demonstra uma grande desatualização em termos de design. Se não me falha a memória o mesmo foi lançado na Europa em 1978, já deixou de ser produzido naquele continente, mas aqui no Brasil ainda possui potencias compradores em função de sua excelente relação custo / benefício. Ainda que muito barato, existem melhores opções de compra.

Corsa Super:

Se você pretende comprar o modelo Hatch esqueça, pois o mesmo foi descontinuado com a chegada da nova linha Corsa. Se estivermos falando do modelo Sedan, a GM conviverá com os dois modelos Sedans (versão antiga / versão nova) por mais algum tempo. Não podemos nos enganar. Como o Corsa Sedan era o veículo mais vendido em sua categoria, mesmo com a chegada do irmão mais novo ainda existem potenciais compradores para a linha antiga, até porque esta é ofertada numa melhor relação de custo / benefício. Este argumento comercial precisa existir, para fazer com que um comprador adquira um veículo supostamente desatuliazado. Se for o modelo Sedan pode ser uma boa opção.

Fiesta 4 portas:

O mesmo discurso acima descrito é válido para a linha Fiesta, até porque o novo Fiesta está mais para o segmento premium e a Ford precisa de um veículo para atender a demanda de entrada do mercado. A motorização (Zetec Rocan) deste modelo é sem dúvida uma das melhores do mercado e tanto que é verdade que a Ford continua utilizando o mesmo motor no seu novo Fiesta (modelo 1.0). O veículo possui uma das apólices de seguro mais baixas da categoria e em função da chagada do novo Fiesta a linha antiga também é ofertada ao mercado numa excelente relação de preço.

Particularmente das três opções acima ficaria com o modelo Ford, seguido pelo modelo GM e por último o modelo da Fiat.Todas as opções representam excelentes veículos, ou seja a decisão é mais voltada para um gosto pessoal e uma maior identidade com a marca ou estratégia futura do fabricante.

Ainda no segmento de entrada você não mencionou o Gol Special e o GM Celta. A opção Gol não deveria ser considerada, pois apesar do modelo ser o campeão de vendas da categoria, também deve estar com seus dias contados. Se pensássemos em Gol deveria ser o da Geração III e neste caso já entra em outro segmento, onde possuí pesamos competidores (ex. Peugeot 206).

O Celta vem conquistando o mercado e posterior ao lançamento da versão de 4 portas, com a nova motorização pode ser uma outra boa opção de compra. Em relação às opções acima apresentadas é o que tem menos chances de mudanças de design no curto espaço de tempo ou até mesmo uma descontinuidade da produção de um determinado modelo.

Lembre-se que o que mantem um produto em linha é o seu volume de vendas. Quanto mais antigo o projeto, menor será este volume para justificar o mesmo. Às vezes determinadas linhas de produção, são descontinuadas para garantir a chegada de novos produtos. Produzir carros é um quebra cabeça repleto de estratégias e como não participamos do “Board” de decisões destas Empresas vivemos de algumas especulações. Ainda assim tentamos se basear em fatos da industria, tendências, volumes de vendas, estudos.

São apenas considerações, que de alguma maneira podem contribuir para a vossa decisão.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Olá a todos,

Antes de mais nada, sou grato pelas dicas.

Atendendo ao meu Projeto de compra, gostaria de frizar, que já conhecia vocês a um bom tempo.

Inclusive já havia feito uma consultoria para um amigo ao qual encaminhei a contactar vocês.

Não tenho do que falar. E voltando ao assunto da minha dúvida na qual estou chegando a uma conclusão.

Confirmando a minha idéia percebida por vocês, quero um carro de motor 1.0, 4pts.

Cogito entre os três ressaltados, comprar um Corsa Super, pois estaria dentro das minhas condições financeiras.Acho que em torno de R$ 10.000 , levando em consideração o IPVA e seguro do carro, seria o mais indicado, não acha?

Fale mais sobre o Corsa Super, dentro do valor mencionado.

Sei que poderia comprar outros melhores talvez, mas o mesmo me agrada.

Até porque oferece um conforto maior em relação, por exemplo, o Gol , embora tendo muito mais motor.Dentro do valor , com o motor 1.0, 4pts, o Super não seria o melhor?

Ou ainda opinariam para outros dentro das condições referidas?

Abraços…

GUSTAVO – LAB.INFORMÁTICA