Pergunta

Desconsiderem a pergunta anterior.

Solicito esclrecimentos/comparativo entre o VW GOLF e o FORD FOCUS.

Obrigado,

Argos Gumbowsky

Resposta

Prezado Argos,

Estaremos anexando uma tabela que mostra um comparativo em relação aos modelos solicitados.

Temos ainda a acrescentar:

VW Golf:

O veículo é com certeza um dos grandes ícones da industria automobilística mundial. Foi lançado há 25 anos na Europa para substituir o nosso velho e conhecido VW Fusca, Por vários anos é eleito o carro do ano na Europa em sua categoria. O modelo atual pertence à quarta geração da família Golf e já existem indícios do lançamento da próxima geração. Em outros mercados a concorrência é mais acirrada e a VW já começa a pagar o ônus de um produto um pouco desatualizado frente aos novos modelos recém lançados (Ex. Peugeot 307 e Fiat Stilo). Ainda assim não existem negativas para o veículo e com certeza reinará absoluto no segmento que se encontra.

Em 2001 o modelo ocupava a 10 posição em volumes de vendas e se considerarmos que todos os outros modelos na sua frente possuem opções de motores 1.0, com certeza pode ser considerado o campeão de vendas no segmentos dos motores “não 1.0”.

Ford Focus:

Sua comercialização começou meio tímida a fábrica até concedeu alguns subsídios para avalancar às vendas da família (venda com preço da nota fiscal de fábrica) mas recentemente o modelo tem atraído mais compradores. O modelo Sedan passou a ser mais visto nas ruas e o modelo Hatch começa a ter uma maior aceitação.

Particularmente sempre gostei do modelo Hatch e se forçarmos um pouco podemos até considerar a Ford como uma pioneira no segmento dos chamados monovolumes. Este tipo de veículo tem tido um maior sucesso e o modelo Hatch da linha Focus pode também ser enquadrado neste segmento. Nos EUA o modelo Hatch é vendido com grande sucesso, tanto na versão de 3 ou 5 portas. No Brasil só temos a versão de cinco portas disponível.

O veículo é importado da Argentina mas não deve ser considerado ou tratado como um produto importado. Na verdade a manufatura deste modelo no País vizinho, faz parte da estratégia do fabricante de produzir determinados modelos em determinadas regiões do mundo (produção globalizada).

Vejamos agora os volumes de vendas de cada modelos que passa a ser um bom argumento (facilitador) de decisão:

Ano 2000:

VW Golf: 32.547 unidades vendidas
Ford Focus: 886 unidades vendidas
Ford Focus Sedan: não disponível

Ano 2001:

VW Golf: 32.635 unidades vendidas
Ford Focus: 9.912 unidades vendidas
Ford Focus Sedan: 6.899 unidades vendidas

Ano 2002 (até junho):

VW Golf: 14.148 unidades vendidas
Ford Focus: 5.781 unidades vendidas
Ford Focus Sedan: 2.999 unidades vendidas

Pelos números acima verificamos que os veículos irão repetir a performance dos anos anteriores e se considerarmos que 2002 foi um ano repleto de lançamentos, este resultado representa inclusive um aumento de mercado.

As duas opções de compra representam excelentes produtos. Com certeza sua escolha será muito mais em função do gosto pessoal do que aspectos técnicos, comerciais, etc,etc,.

Talvez uma cotação de preços de seguros junto ao seu corretor de confiança trará uns pontos há mais para o modelo da Ford. Infelizmente o produto VW é receita de sucesso e muito visado junto ao mercado paralelo. Isto acaba representando um maior risco junto a seguradoras, aumentando o valor de seu prêmio.

Seria uma injustiça de nossa parte apontar um vencedor. A decisão final ainda é sua.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento